Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Economia

Nova diretoria do Cipem quer organizar e fortalecer setor de base florestal em Mato Grosso

Publicado

Conteúdo/ODOC – O setor da base florestal ocupou a 9º posição entre os segmentos industriais que mais arrecadaram impostos no ano de 2022. O desempenho contribuiu com R$ 66,2 milhões para os cofres do governo. Com a meta de fortalecer e organizar o setor, o novo presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, assume o comando da entidade.

O desafio é continuar com o discurso da Sustentabilidade, Desenvolvimento, Conservação e Equilíbrio, slogan da nova gestão, para desvincular a imagem do setor com o desmatamento das florestas. O Cipem congrega oito sindicatos de indústrias de base florestal

“Somos impulsionadores da geração de empregos e da prosperidade. Em 2021, empregamos 9.904 pessoas e pagamos uma massa salarial de R$ 196,3 milhões. Isso representa um aumento relevante de 18,1% em relação ao ano anterior”, disse o novo presidente da entidade, Ednei Blasius, que foi empossado no dia 1º de setembro para o biênio 2023/2025.

Para o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, o setor de base florestal é importante para o Estado não apenas pelo desenvolvimento das indústrias, geração de riquezas, mas pela sustentabilidade.

“É um setor com mais de 800 empresas, que promove mais de 9 mil empregos e leva riquezas em todas as regiões de Mato Grosso. Temos feito trabalhos na Federação em apoio ao setor, como o projeto Base Segura, recentemente lançado, uma ação que auxiliará indústrias na gestão em saúde e segurança no trabalho e será desenvolvida a curto e médio prazos”, explicou Rangel.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou a importância do Cipem como exemplo de organização no setor, enfatizando o compromisso com a preservação da floresta, o uso responsável da madeira e os benefícios do manejo florestal. Com a abordagem sustentável, contribui para fortalecer a economia estadual, promovendo oportunidades de trabalho e opções econômicas sustentáveis para a população.

“No dia a dia estamos conseguindo construir muita coisa no Governo Mauro Mendes com a participação dos segmentos econômicos de forma organizada e o Cipem é um exemplo dessa organização. O setor evoluiu, firmou a sua bandeira de preservação da floresta, o uso responsável da madeira e os benefícios do manejo florestal, além de contribuir para fortalecer a economia. O que vem ao encontro das políticas do Governo eficiente e sustentável voltada ao ser humano de promover oportunidades de trabalho e opções econômicas sustentáveis para a população. Mato Grosso é reconhecido como um exemplo no desenvolvimento de suas atividades econômicas nesse contexto”.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana