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Cuiabá

NOTA EM DEFESA DOS(AS) SECRETÁRIOS(AS) DE SAÚDE DE MATO GROSSO

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O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT) vem demonstrar total apoio aos Secretários(as) de Saúde dos municípios mato-grossenses e todas as equipes do Sistema Único de Saúde (SUS) que lutam diariamente para salvar vidas.

Em momentos de pandemia, estamos assistindo uma crescente desvalorização do SUS e dos(as) gestores(as) de saúde por pessoas, entidades políticas e mesmo veículos de imprensa em busca de um culpado em meio ao atual cenário em que o novo coronavírus tem atingido o pico em Mato Grosso.

O Cosems/MT se vê no direito de ser porta-voz dos(as) gestores(as) de saúde e não vamos admitir e nem compactuar com essas acusações às Secretarias Municipais de Saúde e as suas equipes. Nós vamos continuar defendendo os(as) gestores(as) e os municípios.

O Cosems/MT é testemunha do quanto os(as) gestores(as) de saúde trabalham incansavelmente, sem dia e nem hora, para garantir o melhor atendimento aos munícipes. Assistimos diariamente a angústia dos(as) gestores(as) por acesso, por leitos de UTI e o desespero nos grupos de whatsapp. Acompanhamos a busca por atualização, web reuniões, leituras das novas portarias e preocupação com os altos preços dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e mesmo medicamentos. Também vemos a alegria com que divulgam os vídeos dos pacientes curados.

Na busca de demonstrar o quanto os(as) gestores(as) de saúde e suas equipes fazem por Mato Grosso, nós do Cosems/MT divulgamos semanalmente um clipping, que reúne as principais ações de saúde promovidas nos municípios. Como não há de ser diferente, em meio à pandemia as ações não pararam, e vêm se multiplicando em uma busca constante de levar o melhor para as pessoas.

Somos testemunhas e admiradores dos(as) Secretários(as) de Saúde, que conhecem como ninguém as características e realidades de cada município e que trabalham de forma realmente efetiva para atender a cada uma dessas realidades. São choros, angústias e alegrias que não podem ser minimizados. Temos orgulho do SUS, temos orgulho dos(as) gestores(as) de saúde, temos orgulho das equipes.

Seguiremos em defesa do que sabemos ser verdade.

 

 

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2 Comentários

2 Comments

  1. Dejalma Macedo

    04/07/2020 - 23:57 a 23:57

    A grande verdade que sufoca é a demora das gestões em tomar providências necessárias para o povo. Muitas coisas erradas por falta de políticas públicas para atender toda a população. Falta de um protocolo para começar o tratamento imediatamente do infectado e dos familiares prevenção. Deixou de fazer o mínimo que são os leitos para os pacientes. A Santa Casa poderia abrigar mais umas 100 a 150 pessoas em enfermarias utilizando só os leitos que estão sujos com camas só faltando higienização para receber pacientes. As gestões são irresponsáveis e falham enganando o povo, quem entra nos hospitais públicos vê uma bagunça generalizada.
    Percebi que os funcionários prestam um atendimento de qualidade em todas as unidades de saúde. Nos PSFs, UPAs e no Hospital Sta Casa o atendimento dispensado a mim foi de muita surpresa pela qualidade no atendimento desde o porteiro, recepção, enfermeiras, médicos, auxiliares, motoristas das ambulâncias que me transportaram, operadores das máquinas de rx e tomografia. Esse pessoal da linha de frente se doam para salvar vidas.
    Mais os gestores estadual, municipal, governo e prefeito, deixaram a população morrer e vai morrer muito mais gente por falta de informações e atendimento. O SUS é bom faltou o dinheiro público ser usado na saúde pública, dando condições de atendimento médico de urgência e emergência para o povo.
    É preciso salvar vidas, chega de banalizar a vida e deixar a população morrer. O cidadão que vai para o respirador está condenado a morte foi banalizada pela medicina a morte, ficou comum morrer e dizer foi Covid-19.
    Onde está o dinheiro do povo brasileiro que veio para a saúde.

  2. IVONILSO MONTEIRO

    05/07/2020 - 09:52 a 09:52

    Estamos passando uns dos maiores sofrimentos, e nos vemos sem condição nenhuma de fazer nada pelas pessoas que estão sofrendo. O sus é a esperança de muitos que as vezes receberam orientações e não seguiram. Hj vemos o efeito da desobediência e ignorância a covid nos leitos de hospitais. Quando a maioria das pessoas não praticaram o isolamento social como se deveria, a saúde pública que já não suportava nem a necessidade da sociedade antes da Pandemia, se viu agora na situação de colapso. Mas que importa agora saber de quem é a culpa? Do cidadão que não se protegeu ou da saúde pública que não da conta? O importante agora não é saber de quem é a culpa , mas sim saber como ter a solução. Se todos fizessem o dever da casa, não estaríamos na situação que nos encontramos hj. Que Deus venha intervir no nosso meio, porque se continuar assim, a população cuiabano reduzirá pela metade.E hora de se unir e ajudar e não de acusar.

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Cuiabá

Secretaria recebe 425 inscrições no processo eleitoral do Conselho Municipal de Política Cultural; prazo de regularização documental vai até terça às 12h

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A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer finalizou na última sexta-feira (31), as inscrições para participação no processo eleitoral do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá. Foram 425 inscrições, dentre delegados e conselheiros, para as oito cadeiras representativas. Agora, os inscritos têm até esta terça-feira (04), às 12h para regularizar suas pendências documentais, confirmando suas inscrições no processo.

“Estamos positivamente surpresos com o engajamento da classe artística nesse processo eleitoral do novo biênio do Conselho. A equipe da Secretaria tem trabalhando dia e noite na análise das inscrições, de forma transparente para garantir a lisura no processo eleitoral. Agradecemos a participação de todos até aqui e pedimos para que, aqueles que foram contatados para regularizar sua documentação, que entrem em contato conosco para finalizarmos esta etapa dentro do prazo”, pontuou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Francisco Vuolo.

A lista oficial de habilitados como delegados e candidatos a conselheiros será divulgada, conforme o regimento, no dia 05 de agosto, nos canais oficiais da Pasta: facebook.com/smcelcba, no Instagram @smcelcba e pelo site da Prefeitura de Cuiabá www.cuiaba.mt.gov.br.

Aqueles que necessitarem regularizar seus documentos, podem entrar em contato pelo telefone (65) 98445-2871 ou pelo email [email protected].

Confira lista de inscritos por segmento:

Artes Cênicas – Delegados 60 / Conselheiros 4

Artes Visuais e Digitais – Delegados 14 / Conselheiros 2

Audiovisual – Delegados 23 / Conselheiros 2

Cultura Afro e Indígena – Delegados 36 / Conselheiros 3

Cultura Popular e Folclórica – Delegados 149 / Conselheiros 2

Livro, Leitura e Literatura – Delegados 10 / Conselheiros 1

Música – Delegados 89 / Conselheiros 5

Patrimônio Histórico – Delegados 23/ Conselheiros 2

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Cuiabá

Nova área de lazer é entregue aos moradores do bairro Jardim Tropical

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O prefeito Emanuel Pinheiro entregou neste domingo (02) uma nova praça pública aos moradores do bairro Jardim Tropical, localizada na região Leste de Cuiabá. O ato faz parte de um compromisso assumido pelo gestor em 2019 quando, após uma visita na comunidade, assegurou a execução da revitalização completa da área situada entre as avenidas Europa e Itália. 

A Associação de Moradores transmitiu a entrega do espaço para toda a comunidade, via redes sociais. Além disso, o prefeito Emanuel Pinheiro, juntamento com o casal de moradores tradicionais Carmindo Espósito e Lizete Maria Pinheiro Esósito, foi homenageado pela Associação Amo Tropical.

Com o trabalho realizado no local, a população passa a contar com uma estrutura que dispõe de equipamentos voltados para a recreação e prática de atividades esportivas. Antes considerado um grande foco de insegurança, o espaço foi limpo e recebeu iluminação de LED, pintura, além dos serviços de jardinagem e paisagismo. 

A área, que era totalmente tomada pelo mato, agora também oferece aos moradores uma extensa pista de caminhada, uma quadra poliesportiva, academia ao ar livre, playground, bancos e lixeiras. Outra novidade à disposição da comunidade é o “ParCão” que, com uma série de aparelhos, garante ainda a diversão para os pets. 

“Parabenizamos o trabalho muito presente e importante feito pela Associação de Moradores, que nos ajudou a chegar nesse momento de reconstrução e entrega de uma verdadeira área de lazer. Temos a certeza de que é um espaço que será muito bem utilizado e cuidado pela comunidade que há muitos anos tem lutado por esse sonho”, comentou Pinheiro. 

Celeste, que mora há 42 anos no Jardim Tropical, destacou a emoção, alegria e gratidão por ver um sonho sendo concretizado. “É um momento indescritível para todos nós moradores. Tivemos nesses 42 anos algumas melhorias pequenas, mas hoje temos uma intervenção espetacular e grandiosa”, disse.  

 

 

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