conecte-se conosco


Cuiabá

Nota de Pesar| Cipriano Gomes da Silva

Publicado

O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Misael Galvão, em nome dos demais vereadores que compõem o legislativo e seus servidores, externa profundo pesar pelos falecimentos do Sr. Cipriano Gomes da Silva, servidor efetivo aposentado.
Cipriano trabalhou por 20 anos no legislativo, e aposentou em 2004.
O velório será nesta sexta-feira (22) às 17h na Capela Jardins (Cuiabá), o sepultamento acontece no sábado (23) às 8h30.

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Artesanato na Praça fortalece rede de mulheres e garante geração de renda

Publicado

Davi Valle

Variedade em tapetes, crochês, doces e pratos típicos levaram o colorido do artesanato à Praça Ipiranga, nesta sexta-feira (14). O encontro faz parte do calendário do projeto Artesanato na Praça, que vem acontecendo pelos principais pontos da Capital e reúne dezenas de artesãs.

A proposta conta com apoio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e traz visibilidade ao trabalho das profissionais, ampliando a saída de produtos, expostos em um local com alto fluxo de pessoas ao longo do dia.

De acordo com a titular da Pasta, Débora Marques, o projeto foi retomado em setembro de 2019, para intensificar as ações voltadas ao setor. “É muito importante tanto para os profissionais, quanto para os consumidores, que possamos fortalecer um trabalho da nossa terra, que represente nossa cultura.”

Ela reforça que a garantia do espaço contribui para a geração de emprego e renda, especialmente em períodos de crise econômica, quando os números do trabalho formal despencam e essa se torna a única fonte de recursos para muitos cidadãos.

Para a fundadora do grupo de artesãs, Jacy Proença, é importante destacar ainda a função social do trabalho, que confere autonomia às muitas mulheres, ao mesmo tempo que se apresenta como solução para complementar o orçamento familiar em diversos lares.

“Sabemos que no Brasil é alto o índice de mulheres presas a relacionamentos abusivos por falta de independência financeira. Então, por meio desta ação, nós conseguimos fortalecer o papel da mulher na sociedade, mostrar que ela é capaz”, finaliza.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Sine oferece computadores para emissão de Carteira de Trabalho Digital; confira passo a passo

Publicado

Gustavo Duarte

Para modernizar o acesso às informações sobre a vida laboral dos cidadãos o Ministério da Economia lançou no último ano a Carteira de Trabalho Digital. Disponível por meio de aplicativo para celular, ela substitui a versão em papel e deve reduzir em 80% as emissões mensais do documento no Sine Municipal de Cuiabá, que atende atualmente cerca de 2500 pedidos durante este período.

De acordo com secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, a novidade traz agilidade na solicitação e acesso ao histórico de qualificação civil e de contratos trabalhistas. Isso é possível graças à integração de diversos bancos de dados do governo federal.

Ela destaca que o processo também pode ser realizado no Sine, órgão subordinado à Pasta, onde os profissionais estão aptos a orientar os munícipes sobre a Carteira de Trabalho Digital. “Para facilitar o acesso, especialmente àqueles que não têm muita intimidade com tecnologia, destinamos computadores e profissionais exclusivamente para esta finalidade”, explica.

Os benefícios esperados com a modalidade também incluem maior aproveitamento das vagas disponíveis, uma vez que será reduzido o tempo médio de atendimento. “O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo”, reforça o diretor de Emprego da Secretaria, Rafael Butareli.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Ela comprova os vínculos empregatícios e o tempo de serviço prestado em cada um dos contratos, informações essenciais para assegurar os benefícios trabalhistas e previdenciários.

Para acessa-la, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (Apple Store ou Play Store) ou por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Quem já tem cadastro no sistema acesso.gov.br, pode usar o mesmo login e senha. Os interessados também podem buscar por atendimento nas unidades do Sine, na Rodovia Palmiro Paes de Barros, no bairro Coxipó e no Shopping Popular.

Confira passo a passo anexo:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana