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Várzea Grande

NOTA DE ESCLARECIMENTO – EDUCAÇÃO

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A Secretaria de Comunicação Social de Várzea Grande por meio de nota vem a público esclarecer os fatos ocorridos no início da tarde desta sexta-feira, dia 30, onde 45 crianças deram entrada em duas unidades de saúde de Pronto Atendimento de Várzea Grande, vítimas de possível intoxicação alimentar, por volta das 14h. Sendo 30 delas,  no Hospital e Pronto-socorro Municipal de Várzea Grande e 15 na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Ipase. A Vigilância Sanitária de Várzea Grande foi acionada, esteve na escola e fez a coleta de todos os possíveis alimentos que foram ingeridos pelos alunos, para que sejam feito análise em laboratório do material. Também foi colhida amostras de sangue dos alunos que passaram pelas unidades de saúde. Todos os 45 alunos foram prontamente recebidos, medicados e liberados já com os medicamentos prescritos pelos médicos.

Vale ressaltar que na escola estudam 800 crianças e menos de 5% desses alunos foram afetados.

Por: – Secom/VG

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Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
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Várzea Grande

‘Lixo Zero’ conscientiza alunos da rede pública de Várzea Grande sobre resíduos sólidos

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A ação de conscientização ambiental ‘Lixo Zero’, promovido pela Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está sendo realizada em 13 escolas da rede pública municipal de Várzea Grande. Os alunos das EMEBs Rita Auxiliadora de Campos; Maria Toledo Areias; Ary Leite de Campos; Irenice Godoy de Campos; Júlio Domingos de Campos; Mamed Untar; Honorato Pedroso de Barros; Eliza Maria da Silva; Paulo Freire; Lenine de Campos Póvoas; Juvenilia Monteiro de Oliveira; Vereador Zeno de Oliveira e Apolônio Frutuoso da Silva participam da ação.

A atividade consiste no trabalho das equipes de estudantes que realizam a coleta de resíduos no entorno das escolas, dentro do projeto ambiental, com ajuda da comunidade e instrutores. De acordo com o coordenador da Educação Ambiental, professor Vagner César Barros, essa ação faz parte de práticas simples que, internalizadas acabam criando nos alunos hábitos e comportamentos de respeito ao ambiente onde vivem , seja na escola ou em sua residência contribuindo assim para territórios mais saudáveis, proporcionando a redução do mosquito Aedes aegypti e consequentemente, menos casos de dengue, zika virus e chikungunya na comunidade.

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Barros explicou que a ação ‘Lixo Zero’ foi fomentada a partir das experiências exitosas apresentadas pela realização do Projeto ‘3Rs’ “ Reciclar é bom, reutilizar é melhor e reduzir é melhor ainda”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, com a participação de dez escolas da rede municipal, que ao longo do ano, desenvolveram atividades pedagógicas, de estudo, pesquisa em sala de aula, de campo e visitas a empresas, com a finalidade de refletir sobre a sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os projetos integradores têm como objetivo tornar a aprendizagem da educação ambiental dos alunos mais concreta possibilitando a ligação entre diferentes componentes curriculares e áreas de conhecimento e os conecta a situações vivenciadas pelos alunos em suas comunidades a fim de que o conhecimento faça sentido em sua vida.

Para o secretário Silvio Fidelis, as questões do resíduo (lixo que pode ser reciclado ou reutilizado) e rejeito (lixo que no momento não possui possibilidade de reuso) é uma preocupação na construção de territórios saudáveis e sustentáveis diante do resultado do levantamento em 2017 feito pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE ) em média 387 kg por ano habitante em nosso país.

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“A partir dos resultados positivos apresentados pelo Projeto 3 Rs,  que visa levar para dentro da sala de aula a reflexão a respeito da redução no consumo dos diferentes tipos de resíduos, reciclagem, reutilização e compostagem,  considerados cada vez mais urgente e importante para a comunidade escolar a diversificação das ações pró meio ambiente, pois o futuro da sociedade depende da relação harmoniosa entre a natureza, o homem e dos recursos naturais disponíveis” declarou Fidelis.

O Projeto LEVO – Local de Entrega Voluntária de Óleo, também está sendo promovido em 13 escolas em Várzea Grande em parceria com a empresa Teoria Verde  e tem como foco a correta destinação de óleo de cozinha usado que, se descartado de forma incorreta ou diretamente na natureza, pode contaminar o solo e a água, causando sérios problemas a população.

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Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
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Várzea Grande

Aluna da EMEB Abdala José vence concurso da Câmara Municipal ‘Aluno- Vereador’

Publicado

A aluna do 6° ano da Escola Municipal Educação Básica – EMEB “Abdala José de Almeida”, Safiri Barros de Souza, foi a vencedora da categoria ensino fundamental do Programa Estudantil Aluno-Vereador, promovido pela Câmara Municipal de Várzea Grande. Na categoria ensino médio, a proposta da estudante do 2° ano da Escola Estadual Júlio Muller, Linda Inara dos Santos, foi a vencedora.

Em sua proposta, a aluna da EMEB Abdala, Safiri de Souza, defendeu que cada vereador do município adote uma escola, para mostrar e debater com os alunos qual é o seu papel dentro da sociedade. A proposta apresentada se transformou no Projeto de Resolução nº 15/2019 de autoria da Mesa Diretora, criando o Programa 'Câmara na Escola' para aproximar mais o parlamento dos alunos várzea-grandenses. Aprovado por votação unanime, será promulgado pelo presidente da Casa. 

Já Linda Inara propôs que seja criado o Conselho Municipal da Juventude. Para isso, a Mesa Diretora em conjunto com a Procuradoria do Município propôs o Projeto de Lei nº 182/2019. Também aprovado por unanimidade, a proposta segue para sanção do Poder Executivo. 

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De acordo com o presidente do legislativo várzea-grandense e idealizador da ação, vereador Fabio José Tardin (DEM), o programa tem o objetivo de estimular professores e alunos na elaboração de propostas de leis que venham colaborar para a melhoria da vida das pessoas e do dia a dia da cidade de Várzea Grande. “Essas jovens podem ser as nossas representantes aqui na Câmara Municipal. O Programa Aluno-Vereador foi um sucesso, levando a Casa de Leis nas escolas, mobilizando estudantes, professores e gestores. Para o ano que vem temos a certeza que a participação será ainda melhor”, declarou Tardin.

O presidente do Sicoob Integração e parceiro do Programa Aluno-Vereador, Maurício Nantes, elogiou a iniciativa da Câmara Municipal e entregou a premiação aos vencedores. “Estou muito feliz de participar deste momento. O Sicoob tem apoiado a juventude, principalmente na área educacional. Atualmente estamos com um programa de educação financeira, que está sendo feito em universidades. Agora iremos expandir para as escolas e com isto, criar e estreitar laços que é fundamental no nosso trabalho”, disse. 

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A sub-secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Benedita Santana Ponce, destacou a importância dos projetos. “São propostas  importantes e mostram o interesse desses jovens na política local. Uma de participação da juventude nas políticas públicas por meio de um Conselho e outra que leva os vereadores  para a escola com a missão de mostrar seu trabalho, discutindo política e melhorias para a sua comunidade”, afirmou a sub- secretária.

Por: Fred Nogueira – Secom/VG

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande
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