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“Nosso sonho se realiza e vamos ouvir o apito do trem em breve em Mato Grosso”, diz Jayme Campos sobre ferrovia

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O projeto será realizado por meio de concessão após assinatura do Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo/SA com recursos 100% privados [Foto – Mayke Toscano]

O senador Jayme Campos (DEM) destacou que a construção da 1ª Ferrovia Estadual vai ampliar o corredor rodoferroviário no Estado, melhorando o transporte para o escoamento de grãos e gerando oportunidades efetivas de fortalecimento econômico. O projeto será realizado por meio de concessão após assinatura do Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo/SA com recursos 100% privados.

“Ter uma ferrovia estadual era um sonho meu e de muitos mato-grossenses, o sonho de um dia poder ouvir o apito do trem em breve em Mato Grosso. É um projeto ousado que beneficiará toda a população. Temos que celebrar esse momento, que é de transformação para o nosso Estado. Esses R$ 11,2 bilhões de investimento serão muito importantes, pois quantos mil empregos irão proporcionar? É a transformação da nossa produção e da agroindústria”, ressaltou o senador.

Jayme Campos considerou ainda o processo de negociação para a concessão da ferrovia, que foi possível através de uma força-tarefa e união entre o poder executivo e o legislativo, tanto estadual, como federal.

“O governador Mauro Mendes como sempre, bem preparado e bem instruído para conduzir esse Estado, conseguiu articular, através da Procuradoria Geral do Estado e da Secretaria de Infraestrutura, com o legislativo para que Mato Grosso não perdesse esta oportunidade”, concluiu.

A Ferrovia

A construção da ferrovia prevê 730 quilômetros de linha férrea que vão interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, conectando-se à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP). O projeto prevê investimento de R$ 11,2 bilhões, com recursos 100% privados.

O início da construção do modal está previsto para o segundo semestre de 2022.  O trecho entre Rondonópolis e Cuiabá deve ser concluído e entrar em funcionamento no ano de 2025; enquanto a operação no trecho Cuiabá a Lucas do Rio Verde deverá começar em 2028. Os estudos de impacto ambiental também foram essenciais para que projeto pudesse ser realizado.

Uma vez implantada a ferrovia, a Rumo S/A fica autorizada a explorar a ferrovia pelo prazo de 45 anos, sendo que a infraestrutura ferroviária poderá ser compartilhada pela empresa vencedora com outra empresa de transporte ferroviário que venha a prestar serviços no Estado.

Ao todo, 26 municípios serão impactos positivamente com os trilhos da ferrovia, são eles: Sinop, Vera, Nova Ubiratã, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, Paranatinga, Diamantino, Nobres, Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Jaciara, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Pedra Preta, São José do Povo, Poxoréo, Primavera do Leste, Campo Verde, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Rondonópolis.

 

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Deputados derrubam parecer contrário a PL que veta aumento de IPVA em Mato Grosso

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Projeto segue agora para 2ª votação em plenário e, se aprovado, pode entrar em vigor a partir de janeiro de 2022

Os deputados estaduais de Mato Grosso derrubaram durante a sessão ordinária de terça-feira (7), o parecer contrário da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Execução ao Projeto de Lei 1002/2021, que incluí novo dispositivo a Lei 7.301, de 17 de junho de 2000 e veta o aumento de Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA).

A tramitação da proposta recebeu apoio de 12 parlamentares para a derrubada do veto. O texto agora segue para a 2ª votação e, se aprovado, pode entrar em vigor a partir de janeiro de 2022.

Para o autor do Projeto de Lei, deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), “houve um equívoco da Comissão ao emitir parecer contrário à proposta. Isso porque, o texto original não prevê renúncia fiscal ou muito menos impacto orçamentário na receita do estado.

“Em 2019, Mato Grosso registrou um aumento significativo na arrecadação, em contrapartida, tivemos o encarecimento do custo de modo em geral. No caso do IPVA, queremos evitar que a supervalorização de automóveis, um fenômeno gerado com o desabastecimento de componentes eletrônicos, reflita no aumento do imposto o que pode resultar num prejuízo superior a 30% aos proprietários de veículos usados”, defendeu Dal Molin.

Endossaram o posicionamento, os deputados estaduais Faissal Calil (PV) e Ulisses Moraes (PSL) que se prontificou a assinar o Projeto de Lei como coautor.

“Todos os anos o governo edita um decreto para atualizar o valor do IPVA conforme a tabela FIP [Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas]. O que a gente tá fazendo agora é o inverso, vamos bloquear isso para que não haja o reajuste e que o contribuinte não sofra esse impacto (sic)”, assinala Moraes.

“Esse projeto não deveria ser somente para o IPVA, mas pra toda a cadeia. A base de cálculo que incide as alíquotas deveria ser congelada durante toda a pandemia”, completou Faissal Calil.

 Valorização – Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, em 2021 os veículos usados apresentaram uma valorização média de 33% se comparado com igual período do ano anterior.

O levantamento aponta, ainda, que entre os fatores que contribuíram com este fenômeno estão: a escassez de semicondutores – componente eletrônico utilizado na montagem de veículos novos – a desvalorização do real e alta demanda por automóveis usados.

 

 

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Famílias da zona rural de Rondonópolis e Poxoréu recebem qualificação

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Entrega de certificados na Cascata

Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA

O deputado estadual Thiago Silva (MDB) promoveu na última semana um curso gratuito de panificação por meio do projeto Flor de Cerrado, na Gleba Cascata, em Rondonópolis. Na oportunidade, dezenas de pessoas de comunidades rurais aprenderam no curso de panificação, com o intuito de fazer a revenda de salgados e pães.

Thiago Silva esteve na segund-feira (6) na gleba realizando a entrega de certificados para os formandos dos cursos. Ministrado pela professora Maura Silvério, o curso de panificação tem o objetivo de auxiliar famílias na geração de renda, tão afetada durante a pandemia.

Foram beneficiados moradores da Gleba Cascata (Rondonópolis), assentamento São Francisco, Banco da terra Esperança, Assentamento Primavera e o assentamento Carlos Mariguella (Pontal do Areia), que fica em Poxoréu. O curso foi realizado na Escola do Campo Padre Dionísio Kuduavizc e contou com o apoio da diretora Márcia Pereira, do coordenador Marionildo Marzochi, da professora Maura e do líder comunitário rural Carlos Bispo.

“É uma alegria grande poder atender a população da Gleba Cascata e região, que havia nos solicitado por meio do nosso assessor Carlos Bispo cursos que possam ser importantes na geração de renda de pessoas da comunidade rural. Temos relatos de pessoas que já fizeram este curso e agora já montaram suas bancas para vender pães e salgados, logo esta é uma oportunidade ímpar para pessoas conseguirem se qualificar para o mercado de trabalho”, disse o deputado Thiago Silva.

O líder rural Carlos Bispo afirmou que o curso tem sido bastante proveitoso e que foi aprovado pelas mulheres rurais da Cascata. “A zona rural tem uma grande necessidade de qualificação para as pessoas e o projeto Flor do Cerrado está realizando uma importante ação com foco na qualificação de mulheres que poderão em seguida vender pães na região da Cascata e localidades próximas”, disse Carlos.

“É uma oportunidade muito grande de renda e para alimentar as crianças que estão em casa. O deputado está investindo bem com o curso, pois aqui são famílias que não possuem condições de ir a Rondonópolis fazer o curso. Muito bom o aprendizado!”, disse, Lucineia Rodrigues.

Thiago Silva afirma que continuará trabalhando pela expansão de cursos com o foco no atendimento de pessoas que estão sem renda e emprego. “Precisamos qualificar pessoas, acreditar no potencial delas, que com certeza sairão novas salgadeiras de mão cheia que irão se inserir no mercado de trabalho”, disse.

Fonte: ALMT

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