Tribunal de Justiça MT
Nosso Judiciário visita Escola Estadual Salim Nadaf e leva palestra sobre o funcionamento da Justiça
Iniciativa do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Projeto Nosso Judiciário, levou, na sexta-feira (24 de maio) para cerca de 140 estudantes da Escola Estadual Salim Nadaf, em Várzea Grande, assuntos sobre justiça, direitos e cidadania aos jovens. O objetivo do projeto é aproximar o judiciário mato-grossense de alunos dos colegiais e ensino superior.
A palestra foi conduzida por Neif Feguri, servidor do TJMT, que ilustrou o funcionamento dos Juizados Especiais, da Defensoria Pública e as atribuições de juízes e desembargadores, com exemplos do dia a dia.
A estudante Emanuelly Clara, de 12 anos, conta que achou a apresentação bem educativa e se surpreendeu com várias informações sobre a justiça que não conhecia. “Eu não sabia que a justiça era de graça e gostei bastante, porque isso pode ajudar muitas pessoas que não tem condições.”
Para a coordenadora da escola, Cristina Almeida, esse projeto é bastante relevante para a educação. “Nós precisamos de parcerias com outras instituições, uma vez que só a escola com o conteúdo que precisa ser trabalhado, impossibilita abordar outros temas.” Ela conta ainda que a cartilha distribuída será trabalhada em sala de aula, em uma dinâmica de leitura e debate.
A cartilha informativa “Como funcionam os Juizados Especiais” conta com conteúdos sobre a Justiça Restaurativa, práticas de conciliação, marco civil da Internet, crimes cibernéticos (cyberbullying), direitos do consumidor, estrutura do Judiciário, Juizados Especiais e justiça gratuita.
O Judiciário possui parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), que indica quais unidades devem receber a palestra. Em 2023, foram visitadas 16 escolas, proporcionando conhecimento a 2.773 alunos e alunas de Cuiabá e Várzea Grande.
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagens. Fotografia 1: estudantes estão sentados em cadeiras, no pátio da escola. Eles estão segurando uma cartilha. Fotografia 2: coordenadora da escola exige um exemplar da cartilha. Fotografia 3: estudante sentada, segura a cartilha. Ao fundo demais estudantes também sentados.
Emanuelle Costa (estagiária)
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Política MT09/12/2024 - 12:15
“PT consegue quebrar uma empresa que não tem concorrência”, diz Medeiros sobre Correios
-
Jurídico06/12/2024 - 20:30
Ex-secretário alega dívidas, mas juiz mantém obrigação de devolver mais de R$ 700 mil
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida