Jurídico
Norma do AM que obriga notificação para vistoria no medidor de energia é constitucional
Publicado
13/01/2021 - 16:05
Norma do AM que obriga notificação para vistoria no medidor de energia é constitucional
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria dos votos, que é constitucional norma do Estado do Amazonas que obriga as concessionárias a notificar previamente o consumidor, por meio de carta com aviso de recebimento (AR), da realização de vistoria técnica no medidor de sua casa. Na sessão virtual encerrada em 18/12, o Plenário concluiu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4914, ajuizada pela Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), e concluiu pela sua improcedência.
A entidade alegava usurpação da competência exclusiva da União para legislar sobre os serviços de energia elétrica (artigo 22, inciso IV, da Constituição Federal), argumentando que somente lei nacional poderia dispor sobre regime de concessionárias e permissionárias de serviço público federal e sobre os direitos dos consumidores desses serviços. Os distribuidores também sustentavam que a exigência afeta diretamente os custos de prestação do serviço.
Integridade dos usuários
Cinco ministros acompanharam o voto do relator, ministro Marco Aurélio, pela improcedência da ação, por entender que a norma trata de direito do consumidor, que tem o direito de ser avisado previamente da vistoria. Para ele, nesse caso, os estados têm competência concorrente.
Segundo o relator, a lei estadual não instituiu obrigações e direitos relacionados à execução contratual da concessão de serviços públicos. A imposição de informar previamente os consumidores da vistoria, a seu ver, buscou reduzir riscos à integridade dos usuários – destinatários finais, nos termos do artigo 2º do Código de Defesa do Consumidor (CDC) –, em razão do “atual contexto de escalada da violência já não mais restrita aos grandes centros urbanos, mas pulverizada por todo o território nacional”.
Por fim, o ministro Marco Aurélio salientou que, na medida do possível, a autonomia dos entes federados deve ser homenageada e observou que, no caso, o legislador estadual atuou de modo proporcional, “dentro da margem de ação versada pela Constituição Federal para promover a defesa e a proteção dos consumidores locais”.
O voto do relator foi seguido pelos ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Nunes Marques.
Apertada maioria
Ficaram vencidos os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Para a corrente divergente, ao criar obrigações adicionais não previstas no contrato de concessão e impor ônus financeiros e sanções administrativas e pecuniárias em caso de descumprimento, a lei estadual interferiu indevidamente na relação contratual de terceiros, alterando ajustes cujas consequências econômicas e atuariais não podem prever, porque não conhecem a fundo a área afetada, e que não serão por eles suportadas. Essa corrente entendeu também que a matéria está inserida na competência legislativa privativa da União e concluiu pela inconstitucionalidade formal da lei do Amazonas na parte relativa à prestação do serviço de energia elétrica.
EC/CR//CF
Foto: MPGO
1/12/2019 – Suspenso julgamento de ação contra obrigação de avisar consumidor do AM sobre vistoria de medidor de energia


Jurídico
Suspensa reintegração de posse de terreno ocupado por famílias de baixa renda em Jacareí (SP)
Publicado
15/01/2021 - 19:54
Suspensa reintegração de posse de terreno ocupado por famílias de baixa renda em Jacareí (SP)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a execução de uma ordem de reintegração de posse contra a ocupação “Operação Quilombo Coração Valente”, em Jacareí (SP). A decisão, proferida em petição (PET 9382) da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPE-SP), suspende a ordem até o julgamento, pelo STF, do recurso extraordinário (RE) interposto contra decisão do Tribunal de Justiça estadual (TJ-SP) que manteve a reintegração.
Empreendimento imobiliário
A DPE-SP narra que, após a ocupação do terreno pelas famílias, em outubro de 2018, uma pessoa que se apresentou como proprietária ingressou com a ação de reintegração de posse, com o argumento de que pretendia construir um empreendimento imobiliário no local. O pedido foi deferido em primeira instância, e a sentença mantida pelo TJ-SP.
No recurso extraordinário ao STF, a Defensoria alegou cerceamento do direito de defesa, pelo indeferimento de pedido de produção de provas de que o autor da ação seria, de fato, proprietário do terreno, e violação do princípio de reserva de plenário, pois órgão fracionário do tribunal estadual não teria aplicado resolução do Conselho Nacional de Direitos Humanos relativa aos conflitos fundiários coletivos rurais e urbanos.
Reassentamento
A DPE-SP argumenta que, no início de 2021, o prefeito de Jacareí editou decreto demonstrando que a área deverá ser desapropriada para ser convertida em moradia de baixa renda. Assim, não haveria “qualquer lógica” na desocupação para que, futuramente, o local venha a ser ocupado por uma população com o mesmo perfil dos atuais moradores. Afirma, ainda, que a execução da ordem de reintegração de posse sem a apresentação de um planejamento concreto e a garantia de reassentamento das 800 pessoas que compõem a comunidade Quilombo Coração Valente teria altíssima probabilidade de causar lesão a diversos direitos humanos e sociais daqueles cidadãos, como o direito à vida, à integridade física, à propriedade e à moradia.
Segundo a defensoria, moram no local cerca de 70 crianças de até 12 anos, 14 idosos acima de 60 anos e diversas pessoas com deficiência mental, muitos deles pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19.
Situação de risco
Ao deferir o efeito suspensivo ao RE, o ministro Alexandre de Moraes destacou que o pedido da Defensoria traz questões jurídicas relevantes, tanto do ponto de vista processual (ofensa à reserva de Plenário e ao princípio do devido processo legal) quanto do material (discussão sobre a função social da propriedade e o direito fundamental à moradia). Ele destacou que, se efetivada neste momento, a remoção de centenas de famílias, de área ocupada há cerca de três anos, representa risco iminente de dano irreparável. “A realização deste ato no presente momento, em que se verifica recrudescimento dos casos de infecções e mortes pelo vírus da Covid-19, certamente elevaria a exposição das pessoas à grave doença”, afirmou, apontando o número exponencial de indivíduos em situação de risco (idosos e enfermos).
PR/AS//CF
Jurídico
Suspenso processo de aposentadoria voluntária de conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro
Publicado
15/01/2021 - 18:18
Suspenso processo de aposentadoria voluntária de conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, deferiu liminar na Suspensão de Segurança (SS) 5459 para paralisar o julgamento do processo que discute, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a aposentadoria voluntária do conselheiro do Tribunal de Contas do estado Aloysio Neves Guedes. Ele responde pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa em ação penal em trâmite no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em que teve o exercício de sua função pública suspenso.
Ao conceder o pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ), o ministro Luiz Fux registrou que, no julgamento do agravo regimental na Petição (PET) 7221, da qual é relator, o STF firmou entendimento no sentido da incompatibilidade do pedido de aposentadoria voluntária de réu afastado cautelarmente do cargo público em ação penal, sob pena de esvaziamento dos efeitos da medida cautelar e, no caso de eventual condenação, do efeito da perda do cargo e da função pública.
Segundo ele, o cotejo analítico entre a decisão do TJ-RJ e esse precedente revela, ao menos em exame preliminar, descompasso com a jurisprudência do STF sobre o tema. Na decisão, o ministro Fux defere o pedido de liminar para suspender o processo de aposentadoria voluntária até decisão na ação penal em curso no STJ.
RR/AS//CF
3/4/2018 – 1ª Turma mantém suspenso processo de aposentadoria de conselheiro do TCE-MT

Envie sua denúncia

Whindersson Nunes mostra respiradores chegando a Manaus: “Ninguém acima do povo”

Marcelo D2 é criticado por ir a churrasco quatro dias após anunciar Covid-19

MP: Governo do Amazonas sugeriu abrir valas no interior por falta de oxigênio

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai a 17 milhões para o próximo sorteio

Ministério da Saúde tem publicação no Twitter marcada como enganosa
Política MT


Emanuel cobra contribuição do agronegócio para o desenvolvimento dos municípios da Baixada Cuiabana
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), em discurso de posse como presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, na sexta-feira (15),...


TCE amplia teletrabalho e orienta servidores a adotarem quarentena antes do retorno às atividade presenciais
Diante do aumento preocupante dos casos do novo coronavírus (Covid-19) em Cuiabá e levando em consideração a projeção de colapso...


Kalil Baracat nomeia mais de 200 servidores comissionados em Várzea Grande; veja lista
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) nomeou mais 215 servidores comissionados em diversas Secretarias. A lista de nomes...
Policial


Homem com 13 passagens criminais é preso em flagrante por receptação de veículo e associação criminosa
Policiais da Delegacia Especializada de Roubo e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derrfva) prenderam em flagrante nesta sexta-feira (15) um...


Ação integrada prende grupo criminoso envolvido em roubo a fazenda em Brasnorte
Assessoria/Polícia Civil-MT Uma ação policial desencadeada pelas delegacias de Brasnorte e Tapurah e apoio da Polícia Militar de Tapurah foi...


Homem com 13 passagens criminais é preso em flagrante por receptação de veículo e associação criminosa
Assessoria/Polícia Civil-MT Policiais da Delegacia Especializada de Roubo e Furtos de Veículos de Cuiabá (Derrfva) prenderam em flagrante nesta sexta-feira...
Mato Grosso


Governo de MT lamenta falecimento de conselheiro aposentado do TCE
O Governo de Mato Grosso lamenta a morte do conselheiro aposentado do Tribunal de Contas do Estado, Teresino Alves Ferraz....


Sábado (16): Mato Grosso registra 198.444 casos e 4.782 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (16.01), 198.444 casos confirmados da Covid-19 em...


Estado garante distribuição de vacinas contra a Covid-19 em tempo recorde aos municípios
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES-MT), trabalha em uma força tarefa para que...
Esportes


Paraná é derrotado para o Sampaio e fica em situação complicada na tabela
Na noite de sexta-feira (15), o Paraná Clube foi até São Luís (MA) e foi derrotado para o Sampaio Correa...


Figueirense derrota Brasil de Pelotas por 3 a 0
O Figueirense venceu o Brasil-RS por 3×0, na tarde de sexta-feira (15), no Estádio Orlando Scarpelli, em duelo válido pela...


Fora de casa, Grêmio empata em 1 a 1 com o Palmeiras
O Grêmio entrou em campo na noite de sexta-feira, para enfrentar o Palmeiras, em partida válida pela 30ª rodada do...
Entretenimento


Whindersson Nunes mostra respiradores chegando a Manaus: “Ninguém acima do povo”
Reprodução/Instagram Whindersson Nunes Whindersson Nunes publicou um vídeo nas redes sociais, mostrando os respiradores que comprou para enviar à Manaus...


Marcelo D2 é criticado por ir a churrasco quatro dias após anunciar Covid-19
Redação Marcelo D2 e sua esposa, Luiza Machado, testaram positivo para o novo coronavírus Na última quarta-feira, 13, Marcelo D2...


Esposa de Luigi Baricelli é assaltada na Praça da Sé, em São Paulo
Reprodução/Instagram Andrea e Luigi Baricelli Andreia Baricelli, esposa do ator Luigi Baricelli, foi vítima de um assalto na Praça da...
Mais Lidas da Semana
-
Geral13/01/2021 - 19:05
Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica durante serviço em telhado de casa em Várzea Grande
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:07
Áudio original e sem edição promete esquentar briga entre primeira-dama e esposa do vice, em VG
-
Geral12/01/2021 - 14:25
Após aumento de casos de coronavírus, Estado fará enquete para definir modelo de retorno às aulas
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:00
Longe do “tiroteio” entre as poderosas da “cidade industrial”, casal Campos deve se mudar para Cuiabá
-
Cuiabá13/01/2021 - 09:20
Nota de Pesar | Alessandro Bello
-
Economia11/01/2021 - 14:30
MMA leiloa parques nacionais em Santa Catarina e Rio Grande do Sul
-
Mato Grosso12/01/2021 - 15:28
Cooperativa de Mineradores pede impugnação de licitação para exploração de áreas de garimpo aberta pelo Governo do Estado
-
Geral12/01/2021 - 15:00
Emanuel aposta em nova avenida como fator para desenvolvimento de região em Cuiabá