conecte-se conosco


Cuiabá

No dia nacional do livro infantil, Bibliotecas ´Saber com Sabor´ deixam livros em locais públicos

Publicado

Gustavo Duarte

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e as Bibliotecas Comunitárias ‘Saber com Sabor’ preparam uma programação especial de incentivo à leitura nessa quinta-feira (18). A 5ª edição do Projeto “Livro Esquecido em Cuiabá” pretende espalhar pela Capital aproximadamente mil exemplares de livros de conteúdos variados.

A coordenadora das Bibliotecas ‘Saber com Sabor’, Edvair Pereira Alves explicou a ideia, inspirada no conceito de Bookcrossing, e criada nos Estados Unidos no começo dos anos 2000. A proposta combina leitura e urbanidade, convidando os leitores a deixarem livros em locais públicos para que outras pessoas encontrem, leiam e voltem a deixá-los, numa espécie de cadeia em favor do acesso à leitura. “Existem diferentes versões do Bookcrossing no Brasil e Projeto “Livro Esquecido em Cuiabá” é mais uma versão onde as Bibliotecas “Saber com Sabor” disponibilizarão livros doados pela sociedade cuiabana para serem “esquecidos” de propósito em toda cidade, em locais públicos e de grande circulação de pessoas. O objetivo é levar conhecimento, entretenimento, cultura, lazer e muito incentivo à leitura”, contou Edvair.

Leia Também:  SUGESTÃO DE PAUTA – Pinheiro lança obra do viaduto na Av. das Torres

Entre os locais escolhidos, estão praças, parques, pontos de ônibus e outros com bastante movimento. A Secretaria de Educação (SME) e as Bibliotecas “Saber com Sabor” participarão da dinâmica “adote um abrigo”, disponibilizando livros nos espaços de bibliotecas instalados nos contêineres (pontos de ônibus), criados pela Prefeitura de Cuiabá e as Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob) e a Extraordinária dos 300 anos.

Serão mais de 400 livros da literatura infanto-juvenil distribuídos em Cuiabá, além de literatura adulta, religioso, revistas, livros culinários, entre outros.

Para proporcionar mais acesso à leitura e informação, Cuiabá conta com seis Bibliotecas “Saber com Sabor”; dois pontos de leituras “Saber com Sabor” – Espaço Lounge da SME e Distrito de Aguaçu/Biblioteca Consciente; uma Biblioteca Municipal “Manoel Cavalcante”, localizada na Secretaria de Cultura; uma Biblioteca Estadual “Estevão de Mendonça”. Todos os municípios de Mato Grosso possuem pelo menos uma Biblioteca.

Dia Nacional do Livro Infantil

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril. O dia foi escolhido por ser a data de nascimento do Monteiro Lobato, um grande nome da literatura infantil. Essa data também é conhecida como Dia de Monteiro Lobato. Ele traduziu e adaptou para as crianças os clássicos da Literatura Mundial, entre eles As viagens de Guliver e Robson Crusoé. É criador do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, uma das obras mais famosas no Brasil e que tornou seus personagens Emília, Dona Benta, Narizinho Pedrinho, Tia Anastácia, Visconde de Sabugosa, entre outros, ícones da Literatura Nacional Brasileira.

Leia Também:  Prefeitura inicia debates para elaboração da LOA de 2020

Serviço

Dia Nacional do Livro Infantil – Adote um Livro

Data: 18 de abril

Local: Pontos de onibus e praças

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Cuiabá

Empresária do setor pede apoio dos vereadores para ampliar o debate sobre taxação

Publicado

Esteve na Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá, a advogada e representante da Empresa Projeta Ambiental e Solar Roberta Deon. A convite do vereador Abilio Junior, ela falou, nessa quinta-feira (28/11), sobre as questões acerca da taxação da energia solar, bem como a importância de os parlamentares promoverem audiências públicas para ampliar o debate sobre o assunto.
“A nossa maior preocupação é em relação ao impacto que o consumidor tem ano a ano com o aumento constante do valor da sua conta de energia. Além disso, a existência dessa possibilidade de Aneel taxar a energia solar, inviabilizando futuros investimentos no setor, que já criou milhares de novos empregos e novas empresas, sem falar nos investimentos de empresas internacionais no Brasil”, disse Roberta.
A advogada elencou alguns dos pontos considerados positivos por representantes do setor como: a possibilidade de o consumidor gerar a sua própria energia, economizando até 95% na sua conta de energia mensal geração de novas empresas e empregos na área da engenharia, bem como instalações de novos setores de empregos para projetos e instalação, venda e revenda de materiais elétricos.
“Por isso a importância de a Câmara de Cuiabá discutir o assunto, pois aqui os vereadores representam a opinião popular e empresarial. Além disso, penso que os parlamentares podem promover a ampla discussão”, falou a empresária.
Ao final da fala, o vereador Abilio reforçou o pedido de apoio junto aos demais parlamentares, e se comprometeu em buscar apoio junto as demais autoridades legislativas estaduais e federais. “É um assunto muito relevante, principalmente em razão da capacidade de geração de energia que nosso Estado possui, em especial Cuiabá. A gente vai estar buscando apoio junto à Assembleia do Estado e também com nossos aliados federais como Nelson Barbudo, Selma Arruda e Medeiros”, disse Abilio.
Nesse mesmo sentido, a empresária Roberta enfatizou que a Aneel vem realizando diversas audiências públicas, em vários estados brasileiros. “Por isso acho importante haver a realização de audiência pública da Aneel aqui em Cuiabá, para discutir com os cidadãos e profissionais da área, levando as suas colaborações técnicas e opiniões”, completou.

Dana Campos | Assessoria Vereador Abílioo Junior

Leia Também:  Câmara aprecia dois projetos do Executivo

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Cuiabá

Juca e Luís Cláudio participam da entrega da Avenida das Palmeiras

Publicado

Na última terça-feira (03), o Bairro Jd. Imperial recebeu a revitalização completa da Avenida das Palmeiras. Considerada uma das vias mais movimentadas da regional Leste, a avenida teve sua estrutura readequada e o visual completamente modificado a partir de um trabalho iniciado pelos vereadores Juca do Guaraná Filho (Avante) e Luis Cláudio (Progressista).
A obra abrange toda a extensão da Avenida das Palmeiras e resultou, ainda, na criação de mais de 300 vagas de estacionamento, beneficiando condutores e fomentando o comércio da região.
O vereador Juca do Guaraná lembrou que o representante do executivo, o prefeito Emanuel Pinheiro, por muitas vezes percorreu as ruas do Jardim Imperial e teve várias indicações atendidas na região. “Como vereador sinto-me representando, pois temos um prefeito que escuta e atende nossas reivindicações, a revitalização da Avenida trás benefícios para os moradores e para economia da região”, enfatizou o parlamentar.
Luís Cláudio também comemorou com a população a readequação da via. “São mais de 300 vagas de estacionamento para o comércio, essa requalificação da Avenida das Palmeiras vai beneficiar toda uma região, agradecemos o Prefeito Emanuel Pinheiro”, pondera o parlamentar.
Orivaldo da Farmácia (Progressita) também esteve presente. “Estamos acompanhando de perto as modificações que estão acontecendo na capital, todas somam para melhorar a qualidade de vida dos cuiabanos”.
A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, é semelhante à realizada nas principais vias da cidade como, por exemplo, a Avenidas Mato Grosso. Por meio dela, foram realizados os serviços de reconstrução das calçadas e meio-fio, jardinagem e paisagismo, instalação de bancos e lixeiras, pintura e colocação de iluminação de LED.

Assessoria Vereador Juca do Guaraná

Leia Também:  Câmara aprecia dois projetos do Executivo

Imprimir Voltar Compartilhar:  

</div

Fonte: Câmara de Cuiabá
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana