conecte-se conosco


Política Nacional

No Dia da Ciência e do Pesquisador, senadores defendem investimentos no setor

Publicado


.

Nesta quarta-feira (8) os senadores se manifestaram nas redes sociais para destacar o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, comemorados em 8 de julho. Essa data foi escolhida porque foi o dia da criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), organização sem fins lucrativos fundada em 1948.

Ao fazer sua homenagem, o senador Jader Barbalho (MDB-PA) declarou que nesta data cabe a reflexão sobre a necessidade de mais investimentos em ciência no país e de maior valorização dos pesquisadores científicos. Para ele, a solução para vencer a pandemia de coronavírus está nas mãos desses profissionais.

“Meus sentimentos às famílias de mais de 66 mil brasileiros que partiram vitimados pela covid-19. E meu agradecimento aos profissionais de saúde e aos pesquisadores que, incansavelmente, estão salvando milhares de vidas”, publicou Jader.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) afirmou que a ciência está em toda parte: nos foguetes aeroespaciais, nas vacinas e inclusive nos texto da internet.

“Para pensarmos num futuro de desenvolvimento, temos que apostar na ciência e nos nossos pesquisadores. E podem contar comigo”, declarou Izalci.

Ao ressaltar que a data deve servir para incentivar a ciência e a pesquisa, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) disse que elas deveriam ser prioridade, em vez de serem tratadas com descaso pelo governo.

“Hoje se comemoram o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador, mas o que o Brasil pode celebrar sobre esse assunto? Infelizmente, nada. Estamos sem ministro da educação há quase três semanas. Como professor, sonho com o dia em que alunos, pesquisadores, cientistas e meus colegas professores serão reconhecidos como merecem. Valorizar a pesquisa e a ciência é defender a educação como um todo”, enfatizou Contarato.

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) aproveitou a data para protocolar uma indicação que sugere ao presidente da República a apresentação de um projeto de lei ordinária para vedar cortes nos recursos destinados a órgãos e agências voltados às pesquisas científicas. Segundo Mara, constitucionalmente, essa é uma matéria cuja iniciativa é de competência privativa do chefe do Poder Executivo. Por isso, um parlamentar estaria impedido de iniciar um projeto de lei sobre o tema.

Ao homenagear a SBPC, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) lembrou que o Centro de Medicina Tropical de Rondônia foi criado durante sua gestão como governador desse estado.

“Vocês, cientistas brasileiros, não estão sozinhos. Há muitos parlamentares aqui no Congresso que defendem a ciência com unhas e dentes. Podem contar conosco”, garantiu Confúcio Moura.

O Dia Nacional da Ciência foi criado em 2001, pela Lei 10.221. Em 2008 foi criado o Dia Nacional do Pesquisador, pela Lei 11.807.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política Nacional

Projeto torna obrigatório teste de Covid-19 em instituições de idosos

Publicado


.
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Tema: "Revisão quinquenal do contrato de concessão da BR-101/ES". Dep. Sergio Vidigal (PDT-ES)
Sergio Vidigal: idosos estão entre os grupos mais vulneráveis à doença

O Projeto de Lei 3662/20 obriga as instituições de longa permanência para idosos
públicas, filantrópicas ou privadas a realizar testes periódicos para diagnósticos da Covid-19 em seus residentes, funcionários e colaboradores. O objetivo é prevenir e reduzir a transmissão do novo coronavírus entre as pessoas de mais de 60 anos que vivem nesses locais.

A proposta é do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES) e tramita na Câmara dos Deputados. “Se olharmos a experiência de outros países, grande parte das mortes decorrentes do novo coronavírus aconteceu em asilos. Por viverem em um lar coletivo, os idosos estão ainda mais vulneráveis, razão pela qual se torna urgente a medida preventiva”, justifica o parlamentar.

Ainda segundo o projeto, os testes deverão ser realizados independentemente de os residentes ou funcionários apresentarem os sintomas da doença. Em caso de suspeita ou confirmação de contágio, deverão ser providas as condições de isolamento e tratamento.

Pelo texto, a obrigatoriedade de testagem valerá enquanto durarem os efeitos da emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

Continue lendo

Política Nacional

Deputados vão debater situação dos pacientes cardiopatas na pandemia de Covid-19

Publicado


.
Igor Sobral/Prefeitura de Pelotas-RS
Saúde - geral - exames preventivos cardiológicos check-up cardiologia coração eletrocardiograma atendimento médico (Unidade Básica de Saúde UBS Virgílio da Costa, Pelotas-RS)
Comissão externa de combate ao coronavírus vai ouvir cardiologistas em videoconferência

A comissão externa de enfrentamento à Covid-19 realiza na quarta-feira (19) reunião técnica, por videoconferência, para debater a situação dos pacientes cardiopatas na pandemia.

A reunião será realizada a partir das 14h30, no Plenário 3. O debate poderá ser acompanhado ao vivo por meio de sala interativa.

Foram convidados para o debate:
– o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Cartaxo Queiroga Lopes;
– a cardiologista, pediatra e radiologista Mirna de Sousa;
– o cirurgião cardiovascular Wilson Luiz da Silveira.

A comissão externa foi criada pela Câmara dos Deputados para acompanhar as ações de combate ao novo coronavírus. O colegiado é coordenado pelo deputado Dr. Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ). A relatora é a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

Da Redação
Edição – Pierre Triboli

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana