conecte-se conosco


Política MT

Natal Cultural foi tema do último mutirão da Assembleia Social em 2019

Publicado

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

Foto: KAREN MALAGOLI / ALMT

O Natal está chegando e o clima é de solidariedade, afetividade e alegria! E, por este motivo, o último mutirão da Assembleia Social em 2019 foi todo especial: com o tema Natal Cultural levou atividades artísticas e lúdicas para os pequeninos da Creche Cisne Azul, na comunidade de ribeirinhos Lixá, em Santo Antônio do Leverger, na última sexta-feira (29).

A programação voltada para a creche da região periférica contou com músicas do Projeto Creonças (com Paulo Monarco e Henrique Santian), com leitura dramatizada de poesias, do Projeto Voz Pelo Cano (Coletivo Coma A Fronteira), cachorro quente, suco e brinquedos – que não podem faltar em nenhuma festinha para crianças de 2 a 5 anos, ainda mais com temática natalina!

O Projeto Creonças consiste em aproximar de forma lúdica as crianças dos animais, por meio da musicalização, de forma a despertar a consciência ambiental. O Projeto Voz Pelo Cano, por sua vez, apresenta poesia através de canos de PVC e “fones de ouvido” elaborados com desentupidor de pia, para inserir os pequenos no universo literário por meio da audição.

Leia Também:  Projeto para reduzir de 21 para 17 vereadores em Várzea Grande é reprovado em 1ª votação

“[Esta ação de hoje] foi um dengo [nas crianças]. Os dois projetos são muito sensíveis, literários, voltados para cultura local… E a gente queria crianças que, de fato, acolhessem os projetos. E quando a gente viu que essas crianças dançam siriri, fazem teatro, eu pensei: são estas! Justamente aquelas que talvez não consigam chegar à Cuiabá para ver trabalhos como esses”, comemorou a diretora da Assembleia Social e do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, Daniella Paula Oliveira.

O professor Rafael da Silva Melo enalteceu a atividade, pois avalia serem necessárias atividades lúdicas para o desenvolvimento dos alunos, mas que tal demanda é aplicada com grande dificuldade, por falta de estrutura na unidade escolar. “Como produzir encanto apenas com cadeira e quadro negro?”, questiona, prevendo o resultado do Natal Cultural: “veio propiciar às crianças viver o encanto, algo que não é comum na rotina delas”.

A diretora da escola, Adilza Arruda, agradeceu a parceria com a Assembleia Social, ressalvando ser uma grande oportunidade, já que não teriam condições de oferecer uma confraternização de fim de ano para os alunos, em função dos poucos recursos financeiros. “Mas que maravilha que a Assembleia teve este olhar para engrandecer a nossa comunidade escolar”, completou.

Leia Também:  STF mantém escalonamento de aposentadoria dos servidores estaduais

Essa foi a 11ª edição do Mutirão da Assembleia Social de 2019 – especial Natal Cultural – e última do ano. A proposta do braço social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso é aumentar a oferta de ações de cultura, de cidadania e de bem-estar em 2020.

Fonte: ALMT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Política MT

Contas de gestão de Mauro Curvo frente à Procuradoria Geral de Justiça são julgadas regulares pelo TCE

Publicado

Ex-procurador geral de Justiça, Mauro Curvo (foto), teve suas contas aprovadas pelo TCE

Julgadas regulares as contas anuais de gestão da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, referentes ao exercício de 2018, sob responsabilidade do procurador-geral Mauro Benedito Pouso Curvo. As contas (Processo nº 84417/2019) foram julgadas na sessão extraordinária do Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso, realizada na tarde de terça-feira (03/12).

Relator do processo, o conselheiro interino Moises Maciel afastou apontamento feito pela equipe técnica do TCE-MT, referente à divergência entre os registros contábeis das contas de bens permanentes e a existência física dos bens. O conselheiro considerou que as divergências não foram originadas na gestão de 2018, sendo em parte resultantes da migração de dados do sistema antigo para o atual. Também verificou que o então gestor da PGJ envidou esforços no sentido de corrigir as inconsistências encontradas, reduzindo consideravelmente o número dos bens não localizados, de 3.543 para 1.561.

Leia Também:  Processo de R$ 70 milhões contra Silval, ex-secretários e deputado estadual é encaminhado para juíza

Mesmo afastando a irregularidade, o conselheiro Moises Maciel recomendou à equipe técnica que realize a fiscalização das contas anuais de gestão do exercício 2019 da Procuradoria Geral de Justiça, para que analise os ajustes no Inventário 2018 e 2019, a fim de verificar se as falhas foram definitivamente sanadas.

Outra irregularidade apontada pela equipe técnica e afastada pelor relator tratou da nomeação de servidor para exercer o cargo de controlador interno, sem realização de concurso. O conselheiro afirmou ter sido comprovada a qualificação técnica do servidor nomeado, “sendo demonstrado que este é servidor estável, pertencente à carreira efetiva de contador do Ministério Público Estadual, com diversos cursos voltados para o Controle Interno, e que vem prestando serviço de grande valia para aquele Órgão”. O voto foi aprovado por unanimidade.

Continue lendo

Política MT

Ex-prefeito declara apoio a reeleição de Emanuel Pinheiro e garante surpresa nas eleições da Capital

Publicado

O ex-prefeito de Cuiabá Chico Galindo, que vem fortalecendo o PTB para 2020

“Vamos manter o apoio ao prefeito Emanuel Pinheiro, em 2020, na Capital, independente da decisão que ele tomar”, afirmou o ex-prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo (PTB), para a imprensa durante ato de filiação do vereador e presidente da Câmara, Mizael Galvão, na sexta-feira (06), em evento no Hotel Paiaguás.

“É uma meta do PTB trabalhar para 2020 a eleição de 20 prefeitos em Mato Grosso. É uma meta ambiciosa, 20 prefeitos e mais de 60 vereadores”, disse. Conforme Galindo, o PTB sempre teve claro a necessidade de participar de todas as eleições, para o Senado, para a Assembleia, para o governo, enfim, partido é isso”, argumentou.

“Não se constrói nada sozinho. Partido tem que construir, que discutir candidatura, apoio. E é isso que estamos fazendo no partido ao lado do deputado Emanuelzinho”, disse. “Nós estamos com um plano estratégico para as eleições daqui prá frente”, disse, não revelando as cidades que o partido vai buscar nas eleições de 2020.

Leia Também:  STF mantém escalonamento de aposentadoria dos servidores estaduais

“Vamos fazer um PTB mais grande ainda e a expectativa é muito boa neste sentido. Estamos recebendo filiações em vários municípios e fechando os arcos de aliança”, adiantou.

Sobre a vinda do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá para o partido, Galindo afirmou que é uma grande “honra para o partido receber o Mizael Galvão”. Segundo ele, mais vereadores da Capital estão aguardando apenas a janela partidária para se filiar no PTB. “Vamos ter surpresas em Cuiabá e no interior do Estado”, completou.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana