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Não é só a medida correta: o que considerar na escolha de um pneu

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As letrinhas no pneu não estão lá à toa. Cada uma indica uma especificação, como tamanho, perfil, largura e quanto pesa aguenta.


Além da escolha da medida correta estabelecida pelo fabricante, a seleção de um novo conjunto de pneus para o seu carro exige também atenção a outras características, que podem influenciar negativamente no conforto de rodagem e até no consumo de combustível do veículo, aponta a fabricante de pneus Dunlop.


Por suportar a carga do veículo, amortecer impactos, atuar nas frenagens e transmitir a tração do conjunto motriz para o solo, os pneus estão entre os componentes mais exigidos em um veículo. Por esse motivo, é fundamental avaliar o perfil de uso do pneu , principalmente no caso dos SUVs.

Carros que rodam somente por pisos pavimentados não precisam ser equipados com pneus do tipo misto — que são projetados para rodar em determinadas situações de off-road — ou aqueles off-road “puros”, previstos para ter o melhor desempenho de rodagem apenas em pisos não-pavimentados.

Outros dados que devem ser considerados como fatores de compra são a resistência do conjunto a carga e a velocidade máxima tolerada, que são indicados na etiqueta do Inmetro no produto por um código alfanumérico, geralmente informado após os dados de tamanho.

Identificado por uma sequencia de dois ou três números, o índice de carga do pneu aponta o peso máxima que o produto pode suportar em rodagem. Quanto maior o número, maior essa tolerância. Já o símbolo de velocidade, que é identificado por uma letra, aponta a velocidade máxima em que o produto pode rodar de maneira segura. As tabelas podem ser consultadas nos sites dos fabricantes .

Fonte: IG CARROS

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Veja 5 seminovos mais vendidos em site. VW Fox lidera

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O VW Fox aparece como o seminovo mais vendido pela plataforma Instacarro no terceiro trimestre do ano. O modelo da fabricante alemã conseguiu 4,3% do total de negociações e também foi o mais negociado no mês de setembro, com 5,3%. O Citroën C3 ocupa a segunda posição no trimestre, com 4% das negociações no período, e foi o segundo também no levantamento mensal.

Na terceira posição ficou o Renault Sandero , com 3,6%. O Honda Fit e o Hyundai HB20, ambos com 3,4% das vendas, aparecem na quarta e na quinta posições do levantamento no terceiro trimestre de 2020. Na sequência aparecem Ford Fiesta (6º), Fiat Palio (7º), Ford EcoSport (8º e líder entre as SUVs), Ford Ka (9º) e Chevrolet Onix (10º).

1 – VW Fox

VW Fox
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VW Fox : ainda tem boa procura entre os modelos seminovos com bom espaço interno e mecânica confiável

Além de ter sido o seminovo mais vendido do terceiro trimestre, o compacto também ficou no topo da lista dos mais vendidos em setembro, com 5,3%, seguido pelo Citroën C3 , com 5,1%. O Ford Fiesta, contudo, foi o terceiro colocado com 3,6%, seguido pelo Honda Fit, quarto com 3,4%, e Fiat Palio, quinto com 3,1%.

Hoje em dia o hatch é vendido apenas com motor 1.6 na linha 2021,mas o carro foi o primeiro da marca a receber o 1.0, de três cilindros, na versão Bluemotion. Além disso, destaca-se pelo espaço interno com encosto do banco traseiro rebatível e boa altura do teto, o facilita levar objetos como vasos de plantas e até bicicletas. Só fuja das versões I-Motion, com câmbio automatizado.

2 – Citroën C3 

C3
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Citroën C3 também aparece entre os modelos mais vendidos no ranking dos seminovos do Instacarro

O hatch manteve o bom desempenho nas vendas na web a partir de julho. Depois de nem figurar entre os dez primeiros no segundo trimestre, assumiu a vice-liderança em agosto e manteve a segunda colocação do ranking com 4% das vendas no terceiro trimestre.

No Brasil, está prestes a ser substituído pela nova geração, que deverá ser fabricada em Porto Real (RJ) a partir de 2021. Patentes do carro já foram registradas no Brasil, onde o modelo terá pequenas diferenças em relação ao europeu. O visual seguirá o estilo adotado no C4 Cactus, do qual também deverá herdar o motor 1.6 Flex Start, o mesmo do Peugeot 208 feito na Argentina.

3- Renault Sandero

Sandero
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Renault Sandero tem bom espaço interno e relação custo-benefício interessante, mas prefira as versões com motores SCe, a partir de 2017

O modelo da marca francesa supera os rivais Honda Fit e Hyundai HB20 por pouco. Destaca-se tanto pela relação entre custo e benefício quanto pelo espaço interno um pouco acima da média da categoria de hatches compactos. Mas acaba de mudar na Europa, onde passou a ficar bem mais sofisticado.

No Brasil, o modelo também precisa de mudanças para continuar com apelo no mercado e pode adotar pelo menos alguns detalhes adotados no Velho Continente. Por enquanto a dica importante é que vale a pena optar pelas versões equipadas com os novos motores Sce, disponíveis a partir da linha 2017, lançada no final do ano anterior.

4 – Honda Fit

Fit
Divulgação/Honda

Honda Fit já mudou no exterior e espera novidades no Brasil, onde ainda conta com motor 1.5 flex

Ficou empatado com o HB20 no ranking dos seminovos mais vendidos pela Instacarro. É outro modelo que já mudou no exterior e ainda continua uma geração atrás da atual no Brasil. Assim como o VW Fox tem a versatilidade e o espaço interno entre os principais atrativos. Mas continua com o bem conhecido motor 1.5 flex acomplado ao câmbio CVT, que fica devendo mais eficiência.

No Japão, onde a nova geração do Fit já está sendo vendida, o modelo conta com versão híbrida e motores bem mais modernos, como o 1.0, de três cilindros, turbo e direção semiautônoma, capaz de fazer até 23,8 km/l. No Brasil, nos resta aguardar por novidades.

5 – Hyundai HB20

Hb20
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OHyundai HB20 da geração anterior à atual tem bom porta-malas e estilo até mais harmônico do que da nova geração

Dos cinco modelos da lista é o que mais recebeu mudanças recentemente. Mas é a geração anterior que está relacionada ao ranking de seminovos. Há quem preferira o estilo do Hyundai HB20 antes de receber as mudanças, principalmente no que se refere à traseira. De qualquer forma, o carro vem com motor 1.0, de três cilindros, que garante bom nível de eficiência.

Nas versões mais equipadas, o sistema multimídia vem até com TV digital. E o porta-malas é um dos maiores da categoria, com 300 litros. Prefira as versões com motores aspirados da antiga geração, já que o turbo não é tão eficiente quanto o da nova.

Fonte: IG CARROS

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Lando Norris se diverte com o McLaren Elva na pista de Silverstone

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McLaren Elva na versão com pintura de competição e com uma das cores mais tradicionais da marca inglesa famosa pela equipe de Fórmula 1

Para mostrar o que os 815 cv do McLaren Elva são capazes de fazer nas mãos de um profissional, a marca colocou o piloto de Fórmula 1 Lando Norris para conduzir o superesportivo na pista de Silverstone (Inglaterra).


No vídeo, o piloto recebe a tarefa de memorizar uma série de informações técnicas do modelo para repeti-las ao longo das gravações. É claro que ele se esquece das falas e fica bem evidente a intenção da McLaren de confundi-lo ao volante para tornar a experiência mais divertida.

Um dos destaques do Elva é o sistema Active Air Management System, que em poucas palavras é composto por uma série de defletores ativos na parte frontal da carroceria, que canalizam o ar para evitar a turbulência e melhorar o conforto dos dois ocupantes mesmo com a ausência do para-brisa.


No final das contas, Norris desiste do script e se concentra em tirar o máximo do Elva. Pela sua tranquilidade enquanto faz as manobras com o supercarro, fica até parecendo uma tarefa fácil segurar toda a cavalaria do 4.0 V8 biturbo que equipa o modelo, que é capaz de fazer com que a máquina atinja os 200 km/h em apenas 6,7 segundos.

Em fase final de desenvolvimento, o roadster Elva é o mais novo representante dos Ultimate Series da marca britânica e será exclusivíssimo, com uma produção de apenas 149 unidades, que começam a ser entregues aos compradores ainda este ano.

Voltado para os motoristas que gostam de levar o carro para os autódromos, o McLaren Elva não conta com um sistema de som de série. Item que pode ser encomendando como um opcional junto ao fabricante, numa lista de personalização que inclui desde detalhes feitos à mão na pintura de rodas e carroceria até materiais e cores exclusivos de acabamento, passando por pneus Pirelli P Zero Corsa para uso exclusivo em pista.

Fonte: IG CARROS

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