Conteúdo/Odoc
Se as eleições para o senado federal fossem hoje, o governador, Mauro Mendes (União Brasil), e a deputada estadual, Janaína Riva (MDB), derrotariam o atual senador, Jayme Campos (União Brasil), em plena Várzea Grande, base eleitoral da família Campos. É o que revela pesquisa da Percent, contratada pela TV Cuiabá e Portal O Documento, e publicada com exclusividade nesta terça-feira (25). A sondagem foi realizada com 400 entrevistados entre os dias 18 e 22 de fevereiro.
A Percent calculou a média do 1º e 2º voto, uma vez que teremos duas vagas em aberto ao senado, em 2026. Na consolidação, Mauro lidera com 21,7% das intenções de voto. Em segundo lugar, com 19,2% de preferencia popular, surgiu a deputada estadual, Janaína Riva (MDB). A parlamentar já disse em diversas entrevistas que não vai disputar uma nova reeleição no ano que vem, fato que a coloca diretamente na disputa ao senado ou deputada federal.
O atual senador, Jayme Campos, que já foi três vezes prefeito da “cidade industrial” é o terceiro colocado com exatos 17% das citações. Assim como ocorreu na pesquisa ao Governo, Jayme ainda carrega o desgaste da derrota de seu afilhado político, Kalil Baracat (MDB), que perdeu o comando do Paço Couto Magalhães para a atual prefeita, Flávia Moretti (PL).
Pelo levantamento da Percent, o deputado federal, José Medeiros (PL), é o quarto colocado com 15,3% das citações. Levando em consideração que a margem de erro da pesquisa é de 4,89% para mais ou para menos, Janaína, Jayme e Medeiros estão empatados tecnicamente na segunda colocação da somatória das duas opções de votos ao senado, em 2026.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), está muito distante do pelotão de elite, com magros 5,3% das intenções de voto. Ele é seguido pelos empresários do agronegócio, Antônio Galvan e Odílio Balbinotti, com 2,7% e 2,1%, respectivamente.

“O rescaldo negativo da última eleição, em Várzea Grande, tem sido uma espécie de âncora que puxa o nome do Jayme Campos para baixo. Detectamos tanto na pesquisa ao Governo como ao senado este vetor de rejeição. Como era de se esperar, o Mauro lidera a disputa. No entanto, a Janaína foi a grande surpresa que descobrimos em campo. Se ela se preparar para a disputa majoritária de 2026, poderá se consolidar como uma forte liderança em nível estadual”, asseverou, Ronye Steffan, sócio da Percent.
Metodologia
A Percent aplicou a técnica “survey”, que consiste em entrevistas individuais com intervalo de confiança de 95%. A coleta de dados, com 400 entrevistados, se deu entre os dias 18 e 22 de fevereiro. A margem de erro é de 4,89% para mais ou para menos.
