ONDA VERMELHA!

Na Capital do agronegócio, presidente Lula vira o jogo e bate todos os adversários, revela IDOC

· 2 minutos de leitura
Na Capital do agronegócio, presidente Lula vira o jogo e bate todos os adversários, revela IDOC
Após décadas de embates nas urnas, pela primeira vez, presidente Lula (PT), pode vencer eleição na Capital de Mato Grosso, revela Instituto IDOC

Da Editoria

Após décadas de baixo desempenho eleitoral nas Capitais do Centro-Oeste brasileiro, o presidente Lula (PT) pode virar a chave justamente em Cuiabá, considerada a cidade berço do agronegócio mato-grossense.

Pesquisa realizada pelo Instituto IDOC, ligado ao Portal O Documento e TV Cuiabá, mostra a liderança absoluta do atual chefe do Alvorada em todos os cenários apresentados aos entrevistados.

Na modalidade espontânea, quando não se “canta” nomes no ato da aplicação dos questionários, Lula lidera com 18,8% das intenções de voto, seguido pelo ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), que cravou 10,3%. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicano), tem 7%.

Já na sondagem estimulada, Lula vence todos os concorrentes. Ele alcançou 32,2% contra 24% de Tarcísio, 8,8% de Ciro Gomes (PSDB) e 3,8% de Ronaldo Caiado (União Brasil).

Quando é feita a simulação de eventual segundo turno, Lula novamente derrota seus adversários. Em duelo contra Ciro, o petista vence com 33,3% contra 18,5%. Se o oponente for o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), a frente aumenta, 33,5% contra 17%. Por fim, a disputa fica mais acirrada entre Lula e Tarcísio. Eles registraram empate técnico de 32,5% e 30,7%, respectivamente.

“Desde a última eleição, em 2024, quando o deputado estadual, Lúdio Cabral, disputou o segundo turno contra Abílio Brunini (prefeito eleito), os eleitores cuiabanos já se mostraram ativamente inclinados em votar em uma opção mais de centro-esquerda. Nas próximas eleições gerais, com Lula disputando à reeleição, as urnas podem dar vitória ao PT, em Cuiabá”, avaliou, Maksuês Leite, diretor do IDOC.

A pesquisa também mediu a rejeição dos presidenciáveis. Os números ficaram assim: Lula (34%), Tarcísio (7,8%), Ciro (5,8%) e Caiado (3,5%).

Metodologia

Instituto IDOC ouviu 600 pessoas de forma presencial entre os dias 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro nas cinco regiões da Capital. A pesquisa tem margem de erro de 4% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.