Assessoria - A Academia Mato-grossense de Letras promove nesta quinta-feira (11) a 11ª edição do Casa Aberta-2025, evento que traz uma programação variada. O tema é "Somos Letras de Esperança". Idealizada pela AML, a iniciativa é apoiada pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer.
O evento ocorre na Casa Barão, onde está sediada a AML, no Centro Histórico de Cuiabá. A partir das 18h, com a abertura dos portões, prosseguindo até as 21h30. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.
Programação
A Sopa de Letrinhas, instalação artística, aberta à participação do público em geral, abre a programação e às 19h, tem Bate-papo com acadêmicos, com mediação da imortal Sueli Batista, atual secretária da Academia. Ela vai conversar com Fernando Tadeu de Miranda Borges e Amini Haddad, que ocupam, respectivamente, as cadeiras 33 e 39 da AML.
Às 19h50 o ator Romeu Benedicto encena trecho do romance "O Salário dos Poetas", de Ricardo Guilherme Dicke, a partir do qual, montou o monólogo "Serafim". Na sequência, às 20h20, Luciene Carvalho, atual presidente da AML, desenvolve uma oficina de escrita criativa.
Às 20h40 o artista Vinicius Brasilino leva à cena a montagem "O Auto dos corações ao mar". A programação será encerrada com um DJ e o microfone aberto para a livre participação das pessoas presentes.
Informações sobre participantes

Amini Haddad é professora e juíza, formada em direito pela UFMT. Tem doutorado e sua experiência profissional envolve diversas instituições. Autora de inúmeros livros e artigos jurídicos nacionais publicados em periódicos, revistas especializadas, sites e jornais. É palestrante e autora de vários projetos nacionais na temática de Direitos Humanos, Gênero e Sistemas de Justiça. Recebeu o Prêmio Nacional Carlota Queirós, por sua atuação à promoção da Equidade de Gênero, entre outras distinções e prêmios. Ela participa do Bate-papo com Acadêmicos, ao lado de Fernando Tadeu.
Fernando Tadeu de Miranda Borges é professor de economia na UFMT, desde 1981. Tem doutorado e já publicou vários livros e também artigos. Um de seus livros, "Esperando o Trem: Sonhos e Esperanças de Cuiabá", inspirou a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira no Carnaval de 2013, quando a homenagem do enredo era para Cuiabá. Além de integrar a AML, é membro Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Sociedade de Amigos de Rondon.
Monólogo teatral

Romeu Benedicto é um dos atores mais projetados de Mato Grosso, com mais de 35 anos de experiência. Sua expertise na arte de encenar abrange também o audiovisual. Tem participado de séries, filmes e novelas em Mato Grosso e no Rio de Janeiro. Esteve presente em inúmeras produções que foram exibidas na Netflix, na TV Record e, principalmente, na TV Globo. Está no elenco dos filmes mato-grossenses, em fase de produção, "Religare", de Maritê Azevedo, e "Coroa Branca", de Felipe Damian e Angela Coradini.
Escrita Criativa
Luciene Carvalho, escritora e poeta negra, atual presidente da AML, está em seu segundo mandato à frente da Casa. Autora de 15 livros, sua literatura já conquistou visibilidade nacional e internacional, sendo também referência para o ensino universitário em Mato Grosso. Na oficina de Escrita Criativa que vai ministrar, compartilha seus conhecimentos nos fazeres literários.

O Auto dos corações ao mar
Vinicius Brasilino é ator, artista visual, poeta e ativista social, reconhecido como uma das principais lideranças jovens de Mato Grosso. É estudante de Ciência e Tecnologia na UFMT e fundamenta sua trajetória na ancestralidade afro-brasileira como candomblecista do Ylè Okowo Asè Iyà Lonin’Osa.
Atua em produções teatrais e cinematográficas que dialogam com escrevivência e identidade negra, e preside o Conselho Estadual da Juventude e o Conselho de Ações Afirmativas da UFMT. Sua caminhada une arte, militância e gestão pública, com foco em juventude, cultura, ações afirmativas e combate ao racismo.