conecte-se conosco


Várzea Grande

Mutirão Rural beneficiou moradores do assentamento São Miguel no Sadia III

Publicado

A comunidade rural do assentamento São Miguel, no Sadia III, em Várzea Grande, recebeu no último sábado a 6º edição do ‘Mutirão Rural’, evento que leva ações de cidadania e serviços à população concentrada na zona rural. A ação, a primeira desse ano no Município, abriu ontem o calendário comemorativo aos 152 anos da cidade, festejados no próximo dia 15.

Não eram sete da manhã e muitos moradores do Sadia III já faziam fila para garantir atendimentos, especialmente os disponibilizados na área da saúde e expedição de documentos. A mobilização, realizada na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB), ‘Bianka Lorena da Rocha Capilé’, ofertou cerca de 40 tipos diferentes de atendimento. A comunidade está localizada a cerca de 40 quilômetros do Centro de Várzea Grande.

O Mutirão Rural é coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável em parceria com o Senar e órgãos públicos do poder estadual e municipal.

Como explicou a secretária Helen Farias Ferreira, o mutirão tem como objetivo facilitar, ofertar comodidade e promover cidadania e a integração entre essa população rural e os órgãos públicos. “O Mutirão Rural é um evento que possibilita a presença efetiva do poder público na área rural, seja ofertando serviços, ações, capacitação, políticas sociais e o melhor de tudo, resgata a autoestima de quem está distante da cidade, trazendo cidadania”. Esse é o quarto ano de ações nesse modelo ofertadas pela prefeitura, Senar/MT e parceiros.

Um dos diferenciais desse modelo é a oferta de serviços específicos ao campo trazidos pelo SenarMT como a oficina de manutenção de tratores agrícolas e oficina de planejamento e aproveitamento de alimentos. O supervisor da Regional Cuiabá do Senar/MT, Natalino Márcio Viana, contou que para essas duas ações a procura é grande e por isso as vagas se esgotam rapidamente. “Cada edição do ‘Mutirão Rural’ costuma registrar cerca de 1,2 mil atendimentos pois todo o serviço trazido à população do campo é totalmente voltado às necessidades das comunidades rurais.

O Senar traz para o evento um caminhão que se transforma em consultórios médico e odontológico. Os atendimentos são prestados por meio de profissionais que atuam no Município. “Esse modelo de mutirão só é possível porque há a união de esforços, especialmente com os municípios que promovem, juntamente conosco, essa ação. Essa soma de esforços resulta em atendimentos que fazem a diferença para população rural”.

‘Seo’ Serventino dos Santos, morador da comunidade, foi um dos chegou cedinho para garantir uma senha para consulta médica. Se queixando de mal-estar em razão da hipertensão, ele foi o segundo a ser atendido e saiu do mutirão com uma receita médica. Como explicou, na idade dele – quase 80 anos – é difícil sair de casa e percorrer vários quilômetros até o Centro de Várzea Grande.

Também se aproveitando da oportunidade e da proximidade com a sua casa, o pequeno agricultor Feliciano Melo Lima também participou da ação para realizar uma consulta médica e então sair com um encaminhamento para um especialista.

Para a dona-de-casa Benedita Conceição, mas do que uma oportunidade para resolver pendências, o mutirão ajuda no orçamento doméstico. “Cada passagem até o Centro da cidade custa R$ 29, ou seja, quase R$ 60 para ir r voltar. Quando a gente sai daqui, raramente consegue resolver tudo em um dia, aqui vou fazer consulta com o dentista e atualizar o Bolsa Família”.

Rosivani Gonçalves trouxe os irmãos mais novos para fazer a carteira de identidade, pois a mãe estava trabalhando e ela veio aproveitar a oportunidade de fazer o documento de forma rápida e gratuita. “Minha avó, minha tia, amigas minhas, todas vieram hoje aqui, cada uma atrás de um serviço”.

O MUTIRÃO – Entre os serviços oferecidos estavam atividades esportivas com educador físico, atividades artísticas, palestras técnicas, emissão de carteira de trabalho e carteira do pescador, emissão de fotografia 3X4, emissão de Cadastro de Pessoa Física e carteira de  identidade (segunda via), atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, teste rápido de HIV, glicemia e Hepatites B e C, confecção do cartão do SUS, cadastro do Bolsa Família e Bolsa Idoso, orientações ao consumidor e orientações de trânsito, palestras, emissão de certidões (casamento e nascimento), plastificação de documentos, orientações jurídica da Defensoria Pública, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, dispensação de medicamentos, atendimento do Indea, emissão de Título de Eleitor e alistamento militar, palestras da Policia Ambiental, teatro de fantoches da Guarda Municipal, entre outros serviços. A edição contou ainda com a presença Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que pousou ao lado da escola um helicóptero, chamando à atenção de todos os presentes, especialmente das crianças e da Banda Municipal, que se apresentou à comunidade pela primeira vez.

O Sadia III é uma comunidade antiga e de tradição na produção de alimentos, especialmente de legumes, frutas e piscicultura.

Já foram realizadas, em Várzea Grande, outras edições do Mutirão Rural beneficiando o Sadia III, o Distrito de Bonsucesso, evento que contemplou também os moradores do Praia Grande, Pai André e do Capão Grande, Sadia I e novamente o Sadia III.

Por: Marianna Peres – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Várzea Grande

Várzea Grande recebe doação de colchões para auxílio no atendimento a pacientes do Covid-19

Publicado


.

16/07/2020    4

A Prefeitura de Várzea Grande recebeu doação de 50 colchões da empresa Ortobom. Os colchões hospitalares serão utilizados no Hospital e Pronto–Socorro Municipal para a substituição de colchões antigos e no incremento de novos leitos de UTIs. O vice-prefeito José Hazama, que articulou a doação junto à empresa instalada no Cristo Rei, em Várzea Grande, afirmou que a iniciativa vai contribuir com o Plano Municipal de Contingência para o Enfrentamento do Coronavírus no município.

“Neste momento de pandemia, agradecemos a todos os empresários que se solidarizam com a causa e se unem à Prefeitura de Várzea Grande no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Esses colchões trarão um pouco mais de conforto a quem está em tratamento e assegura a manutenção dos empregos de quem está produzindo”, afirmou o vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama.

De acordo com o gerente geral da Ortobom em Mato Grosso, Júlio Santos, os colchões doados foram fabricados na fabrica da empresa localizada em Várzea Grande. “São colchões especiais, próprios para unidades hospitalares, UTIs, pois possuem uma cobertura impermeável para facilitar a assepsia dos leitos. Os colchões são forrados com tecido lavável e higienizável e, já fazem parte da nossa linha de produção”, detalhou o gerente afirmando que as ações de doações pela empresa Ortobom estão ocorrendo em todo o país com o objetivo de ajudar o Poder Público e a sociedade em geral, fazendo a sua parte nesta época de pandemia.

“A empresa se solidariza com o momento vivido e contribui para tornar mais eficiente a ações contra o Coronavírus, se solidarizando com o Poder Público para que possam ofertar mais qualidade  e conforto no atendimento aos pacientes com sintomas da Covid-19.O Sistema Único de Saúde é de todos nós e precisamos dele”, ressalta Júlio Santos.

Para o diretor clinico do Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande, o médico Waldirson Coelho, a doação vem em boa hora. “Com certeza trará conforto aos pacientes. Vamos substituir alguns colchões antigos e teremos a abertura de novos leitos de UTI que precisarão desses colchões. Toda a ajuda e doação é bem vinda. Temos a nossa política de humanização do atendimento, e neste momento de pandemia é importante à sociedade se mobilizar e ajudar as instituições, o poder público para minimizar os impactos deste momento vivenciado não só no nosso Estado e município como também no mundo todo”, disse.

“Nesse momento tão difícil, é de suma importância recebermos auxílios como este da Ortobom e de outras empresas que atuam em outros segmentos. Esses colchões darão auxílio para acomodar os nossos pacientes. Esse é um momento de responsabilidade social, tanto do poder público como dos nossos empresários. Agradecemos à Ortobom por essa iniciativa. Estamos abertos para doações que venham ajudar os nossos hospitais e unidades de saúde a suportar este volume alto de pacientes hoje acometidos pelo coronavírus”, completou o vice-prefeito José Hazama.

Júlio Santos ressaltou que a doação é uma maneira de retribuir a acolhida do município para com a empresa, instalada em Várzea Grande e com produção para todo o Estado de Mato Grosso. “Estamos nos lares de muitas famílias mato-grossenses. Em Várzea Grande temos uma forte história e. assim, retribuímos de maneira singela o que a cidade já nos proporcionou. Contribuindo de maneira social e sempre apoiando no que for preciso. Estamos juntos para sairmos dessa dificuldade. É hora de nos unirmos”, afirmou.

Já a diretor Geral do Hospital e Pronto Socorro , Ney Provenzano agradeceu a todos que tem se sensibilizado e doado itens que atenderão os acolhimentos de pessoas acometidas pelo coronavírus.

“Toda doação é bem vinda, quer seja em alimentos para a Assistência Social, em equipamentos hospitalares e itens importantes como estes colchões especiais que seguem as orientações técnicas específicas para leitos de UTis. O poder público tem investido além as sua capacidade em saúde nesta época de pandemia. A União e solidariedade da sociedade e segmento empresarial ajuda e muito a manter a qualidade do atendimento. São itens caros e necessários e muito utilizados.A prefeita Lucimar Campos não tem medido esforços para manter a unidade no que ela precisa em equipamentos, medicamentos e insumo hospitalares. A demanda aumentou muito, e a Rede SUS e aberta a toda a população, nada mais que justo todos se unirem para o bem comum”, afiançou 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Várzea Grande realiza Audiência Pública online para discutir LDO e LOA para o exercício de 2021, no dia 28

Publicado


.

16/07/2020    1

A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Planejamento, realiza no dia 28 deste mês, uma Audiência Pública para apresentação e discussão da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2021. Excepcionalmente, neste momento de pandemia e de quarentena coletiva, o rito de apreciação dos orçamentos será realizado por meio uma Live, transmitida pelo canal da Prefeitura, no You Tube, a partir das 9h.

Como explica o secretário da Pasta, Edson Roberto Silva, ao contrário do que vinha sendo realizado até 2019, as audiências públicas itinerantes darão vez a um encontro online, via rede social, em cumprimento à orientação técnica nº 04/2020/ TCE-MT, decreto nº 35, de 18 de maio de 2020 da prefeitura de Várzea Grande, bem como cumprir orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê o distanciamento social e não aglomerações.

“Para coletar sugestões da população e da sociedade civil organizada, logo que a transmissão ocorrer, as propostas e sugestões estarão disponíveis no site institucional da prefeitura até o dia 14 de agosto para após dar os encaminhamentos necessários”, explica o secretário.

Apesar da mudança na forma de apresentar e debater as peças orçamentárias, o secretário destaca que os prazos finais seguem. A LDO deve ser enviada à Câmara Municipal de Vereadores até o dia 30 de agosto e a LOA até 30 de setembro. Os vereadores têm até a semana da última sessão do ano para aprovar as leis. “Nossa expectativa é a de encaminhar a LDO e a LOA juntas ao Legislativo entre 17 e 21 de agosto”.

O orçamento municipal está em fase de conclusão das propostas nesta semana, pelas secretarias, para compilação geral do Planejamento, que é o documento que será apresentado na audiência online do dia 28 e exposto para discussões.

 

Por: Marianna Peres – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana