conecte-se conosco


Várzea Grande

Mutirão ‘Prati-Cidade’ será nesta sexta-feira no bairro Nova Fronteira

Publicado

Na noite desta segunda-feira (25), mais de 150 moradores do bairro Nova Fronteira e imediações foram ouvidos pelos secretários e representantes de todas as pastas da Prefeitura Municipal de Várzea Grande. Realizada nas instalações da Escola Estadual “Terezinha de Jesus Silva” a denominada Assembleia Cidadã levantou as demandas dos moradores desde infraestrutura, mobilidade urbana até questões sociais e de saúde, para a realização do projeto “Prati-Cidade”, um mutirão que leva até aos moradores do bairro escolhido e adjacências, todos os serviços públicos municipais oferecidos pela Administração.

A secretária municipal de Assistência Social, Flávia Omar, avaliou que a assembleia cidadã cumpriu nessa reunião, mais uma etapa dos preparativos para a realização da 14ª edição do mutirão social ‘Prati-Cidade’. “Reunimos gestores da administração municipal, lideranças comunitárias e moradores para discutir as principais necessidades da região e reforçar os atendimentos que serão prestados à população na próxima sexta-feira, dia 29. Também estamos prestando serviços que vem ao encontro dos anseios dos moradores, com as ações iniciadas nas áreas mais pleiteadas por eles de infraestrutura e serviço urbano, iluminação pública”.

Já o secretário municipal, Breno Gomes, enfatizou a importância desses encontros que levam a administração pública para perto da população. “Assim, in loco, conhecemos a realidade e as urgências de cada comunidade e podemos trazer soluções rápidas e de maneira eficaz, consolidando de fato as melhorias que são demandas pelos munícipes. As necessidades da população não se resumem somente em troca de lâmpadas e limpeza das vias públicas, porém a realização dos mutirões propicia avanços inestimáveis nas áreas sociais e de infraestrutura, e serviços. A  Administração contribui para uma Várzea Grande melhor para se viver”.

Os presidentes de bairros presentes declararam ser parceiros incondicionais nessa proposta de atender coletivamente à região e transformar seus bairros. A exemplo de Lucília Sebastiana da Costa, presidente do Nova Fronteira, que se fez presente na reunião e destacou pontos que avançaram e outros que precisam melhorar. “Representando os moradores do bairro posso afirmar que muita coisa mudou para melhor, a exemplo, a iluminação das vias também ajuda na segurança do nosso ir e vir, a educação está de parabéns, pois nossas crianças têm uniformes, alimentação saudável e um ambiente bom para estudar. Precisamos para um futuro próximo além de água e esgoto que já soubemos que será levado ao nosso bairro e era um sonho antigo, a reivindicação diária da comunidade e por asfalto no bairro, pois sofremos com a poeira na seca e na época da chuva ruas ficam intransitáveis.

O secretário municipal de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes disse que os moradores vão ser contemplados com asfalto novo, visto que na tarde de ontem a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura de Várzea Grande assinaram a liberação de empréstimo no valor de R$ 80 milhões, que irá permitir à licitação de obras de asfalto em todas as regiões da cidade.

Luiz Celso informou ainda que a prefeita Lucimar Sacre de Campos assinou também ordens de serviços autorizando abertura de licitação para contratação de empresa especializada para execução das obras nesta primeira etapa dos bairros que serão beneficiados sendo eles: Nova Fronteira, Portal da Amazônia, Costa Verde, Princesa do Sol / Maringá I.

“É muito importante este contato com os moradores, porque nós mapeamos a cidade e sabemos das necessidades de cada um na questão da infraestrutura. Gradativamente a prefeitura vai avançando nas ações de asfalto. Os recursos para estas comunidades já estão disponíveis, após as licitações as obras iniciam”, disse o secretário.

O secretário municipal de Governo, Kalil Baracat pontuou que todos os questionamentos levantados pela população durante a Assembleia Cidadã foram pertinentes e servirão de pauta para que as secretarias possam dar sequência aos preparativos pré-mutirão que é a de levar melhorias na área de infraestrutura antes da realização do “Prati-Cidade”, no dia 29. “Tenho certeza que a reunião foi produtiva para todas as áreas. Prova de maturidade e consciência cidadã. Isso sem falar nos benefícios que começam a chegar à população envolvida muito antes do dia do mutirão, com ações de limpeza, serviços públicos, ações da secretaria de obras, entre outras, pois, essa é a proposta da prefeita Lucimar Campos e que tem trazido excelentes resultados à população de Várzea Grande”, pontua.

Esta será a 14ª edição do projeto ‘Prati-Cidade’ e a primeira do ano de 2019. O mutirão de serviços mobiliza equipes de todas as secretarias municipais, desta vez para os bairros Nova Fronteira, Jardim Paula II e Cohab Canelas. O evento ocorre na próxima sexta-feira, 29 de março, das 8h às 16h, na Escola Estadual “Terezinha de Jesus Silva”, bairro Nova Fronteira.

O projeto social atenderá a população in loco com uma série de serviços socioassistenciais, fiscais, jurídicos, saúde, oficinas de artesanato e de beleza, entre outros. O mutirão social é uma otimização das ações municipais, sendo uma extensão da Prefeitura na comunidade, concentrando em uma única região de uma só vez, uma gama dinâmica dos serviços prestados pela Prefeitura Municipal.

Por: Cláudia Joséh – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Várzea Grande

Vacina contra gripe é liberada para toda a população a partir desta terça-feira

Publicado

Todas as Unidades Básicas de Saúde, localizadas nos bairros, terão a vacina e será aplicada nos horários das 8h às 11h e das 13h às 16h

A partir desta terça-feira (28), toda a população de Várzea Grande terá acesso à vacina contra a influenza (gripe). A vacinação está disponível a todos os públicos com mais de 6 meses de vida, das 8h às 11h e das 13h às 16h, em todas as unidades básicas de Saúde. A imunização contra a gripe protege contra os três sorotipos dos vírus da gripe H1N1 e H3N2 e Influenza B.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, as doses estarão disponíveis para todas as faixas etárias, enquanto durarem os estoques. “O Ministério da Saúde anunciou a decisão de liberar a vacina contra a gripe para toda a população, pela baixa cobertura vacinal. Porém a medida só vale para este ano e enquanto durarem os estoques”, alertou Gonçalo.

Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina de Moura, anteriormente, podiam se vacinar nos postos de saúde quem fazia parte do grupo de risco, como idosos, professores e gestantes, entre outros. Agora, todos com mais de 6 meses de vida podem. Lembrando que a vacina é segura e apenas pessoas que têm alergia ao ovo devem procurar o médico para orientações”.

A Prefeitura de Várzea Grande contabiliza que 26.710 doses foram aplicadas durante a Campanha de Vacinação contra a gripe dos grupos prioritários. Contudo, este número está inserido dentro de um universo de 64.240 pessoas que deveriam se vacinar, resultando em 44,7% do total. Trabalhadores da Saúde atingiu 73%, professores 60.4%, crianças 32%, idosos 48%, gestantes 29% e puérperas 19.24%.

O prefeito Kalil Baracat destaca a importância de a população manter-se em dia com todas as vacinas. “Neste período de inverno, é importante que nossa gente esteja protegida. Só para se ter uma ideia, a vacina demora em torno de 15 dias para fazer efeito no organismo. Portanto, quanto antes se vacinar, melhor. Não é necessário respeitar o intervalo entre a vacina da covid-19 e da gripe”, destacou.

Com o aumento do número de casos da covid-19, é importante, segundo Gonçalo de Barros, que todos procurem as unidades para se vacinarem tanto contra o coronavírus, quanto como a gripe ou outras enfermidades. “As campanhas de vacinação estão sendo feitas de forma simultânea em Várzea Grande. Quem for até o posto de vacinação para tomar a primeira, segunda ou dose de reforço contra a covid-19, pode também receber a vacina da gripe, que inclusive pode ser aplicada no mesmo dia”.

A Prefeitura orienta aos pais ou responsáveis pelas crianças é levar a carteirinha de vacinação e aproveitar a oportunidade para atualizar as doses contra as outras doenças. “Vamos vacinar e garantir que doenças já erradicadas não voltem, como a poliomielite por exemplo. Vacinar significa prevenir casos graves dessas doenças. Por isso, é tão importante manter a caderneta da criança sempre atualizada”, destaca Gonçalo de Barros.

Continue lendo

Várzea Grande

Programa de recapeamento e asfalto novo avança por toda cidade

Publicado

Investimento em pavimentação leva reorganização à cidade, nova rede de distribuição de água, possibilidade de novas rotas de ônibus, integração entre bairros e desenvolvimento econômico e social

Os programas de recapeamento e de asfalto novo em ruas e avenidas de Várzea Grande continuam, sem interrupção, apesar dos últimos dias de chuva. Nesta primeira quinzena de junho, estão sendo concluídos a revitalização de 22,2 km de pavimentos antigos, os chamados recapeamentos; oito frentes de trabalho estão abertas implantando asfalto novo na cidade e ao menos mais seis frentes aguardam ordens de serviço para serem executadas.

“Mesmo com dias de chuva é possível executar os serviços de recapeamento. Já o asfalto novo sofre algumas interrupções, mas nada que afete o cronograma de obras aprovado pelo prefeito Kalil Baracat, que vistoria semanalmente a qualidade dessas obras”, informou o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes.

De acordo com o secretário, para este ano de 2022, serão executados 95 km de asfalto novo e 80 km de recape, sendo que até 2024 a previsão é de 250 km de pavimentações novas em ruas que antes eram de terra e 180 km de recapeamento.

“De asfalto novo, o prefeito Kalil Baracat já inaugurou este ano três quilômetros no bairro Santa Terezinha, onde foram investidos R$ 3 milhões com recursos próprios; dois quilômetros e meio de novo pavimentos no Jardim Paula II com investimentos de R$ 2,2 milhões do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público, o Finisa, da Caixa Econômica Federal. E recentemente assinou contrato de R$ 36 milhões com o Governo do Estado para a execução de 30 quilômetros, também de asfalto novo”, informou Luiz Celso.

Quanto ao programa de recape, o gestor da pasta pontua que já foram inaugurados 22,2 km, sendo 13km em bairros do Grande Cristo Rei; 2,3km no bairro nossa Senhora da Guia, e, a previsão é que nesta segunda-feira, dia 13, inicie o recapeamento do bairro Jardim dos Estados.

“Para se ter uma idéia, do convênio que a Prefeitura de Várzea Grande firmou com o Governo de Mato Grosso e a Assembléia Legislativa de mais de R$ 33 milhões, já recapeamos quatro dos 20 bairros previstos. Sendo 1.6 km no bairro Embauval, 2,7 km no Jardim Aeroporto, 2,6 km no Jardim Imperador e 2,3 km no Nossa Senhora da Guia. Ao todo, serão 60 km de recapeamento só neste convênio”, detalhou Luiz Celso.

O secretário também explica que o investimento em pavimentação leva reorganização à cidade, a possibilidade de novas rotas de ônibus, integração entre bairros e desenvolvimento econômico e social. “A atual gestão trabalha com zelo na aplicação dos recursos públicos. Quando falamos em pavimentação, estamos falando de levar infraestrutura, bairros mais integrados, com novas ruas e avenidas que valorizaram os imóveis, oferecem mais qualidade de vida aos cidadãos, dignidade a quem paga seus impostos, atração de novos empreendimentos e também a realização de sonhos para muitos moradores”, afirmou.

Várzea Grande encerrou o ano 2021 com 75 km de novo asfalto e 75 km de recape em ruas e avenidas com asfalto desgastado pelo uso e pelo tempo. Todas as obras realizadas com recursos próprios. “O prefeito Kalil Baracat investiu R$ 100 milhões em recursos próprios nas obras de asfalto e recape do ano passado. Obras que valorizam a cidade e os imóveis dos moradores, sem contar que o pavimento asfáltico representa qualidade de vida”, acrescentou o gestor da pasta de Viação, Obras e Urbanismo.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana