A Prefeitura de Barra do Garças decretou, nesta segunda-feira (8), estado de emergência, em razão do avanço do incêndio no Parque Estadual da Serra Azul. Nos últimos dias, bombeiros, militares do Exército Brasileiro e brigadistas têm trabalhado para controlar as chamas, com o apoio de aeronaves de combate a incêndio.
O decreto estabelece situação de emergência no período de 180 dias, autorizando medidas urgentes, como a aquisição de equipamentos, insumos e reforço de equipes, para o controle das chamas, a minimização do desastre ambiental e a remediação dos danos ocorridos.
A Prefeitura encaminhou o decreto para referendo na Câmara de Vereadores e também para o reconhecimento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A situação de emergência também será comunicada ao Governo Federal, visando o apoio nacional para garantir agilidade na resposta ao desastre.
Na semana passada, a pedido da Prefeitura, o Governo de Mato Grosso enviou três aeronaves de combate a incêndio para tentar controlar o fogo que se arrasta pelo área do parque. Duas aeronaves são da Defesa Civil e uma pertence ao Corpo de Bombeiro.
Em solo, militares dos Bombeiros, agentes do Exército Brasileiro e brigadistas tentam impedir que o incêndio se alastre.