conecte-se conosco


Cuiabá

Mulheres se destacam no curso de Pintor de Obras do projeto Qualifica Cuiabá 300

Publicado

As mulheres estão conquistando cada vez mais espaço em áreas que antes eram predominantemente masculinas. O curso de pintor de obras, oferecido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio do projeto Qualifica Cuiabá 300, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), teve metade das 60 inscrições feitas por mulheres.

As atividades são realizadas na Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro Tijucal. Com algumas desistências nas turmas, as mulheres ficaram em maior número no curso.

O principal diferencial da presença feminina no setor da Construção Civil é que elas são muito mais detalhistas e cuidadosas ao manusear um pincel, por exemplo. Quem garante isso é a aluna Sandra Martins, 56 anos. Segundo ela, quando soube do curso, correu para garantir a vaga por se identificar com a pintura. “A princípio, penso em realizar pequenas obras pessoais, alguns retoques em casa, mas se pintar um serviço estou pronta”, comentou.

Sem perder a feminilidade, com muito estilo, unhas pintadas de vermelho, dona Locila Benedita da Silva, 57 anos, conta que está sendo uma experiência fantástica. “Estou amando o curso, nós mulheres temos tudo para despontar no ramo profissional, pois somos muito mais dedicadas, persistentes, mas sem perder o estilo”, comentou.

Gilsevan Teixeira dos Santos, professor do Senai no curso de Pintor de Obras reforça a estatística de que a presença da mulher nesse ramo de trabalho está aumentando a cada dia. De acordo com o professor e especialista no assunto, as mulheres estão sendo cada vez mais requisitadas que os homens para as atividades que exigem mais paciência e precisão, como o acabamento das obras, revestimentos de partes externas e a finalização dos detalhes. “Quando a preocupação maior é a estética, a ajuda da força feminina faz a diferença. Hoje, elas ocupam cada vez mais espaços profissionais que antes eram considerados masculinos”, destacou.

Na oportunidade, o professor explicou que as aulas são 99% práticas, onde os alunos colocam a mão na massa literalmente. Além disso, conta Gilsevan, por mais que seja um curso de pintor de obras, os alunos aprendem técnicas inovadoras. “Ensino os meus alunos a não serem mais um na área. O segredo é a inovação, tem que ter um diferencial para se destacar no mercado de trabalho”, frisou ele.

O projeto que tem como idealizadora a primeira-dama Márcia Pinheiro, sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tem como principal objetivo oferecer qualificação a população de baixa renda e com risco de vulnerabilidade.

As atividades estão sendo ministradas nos três turnos (manhã, tarde e noite), com uma média de 20 a 30 participantes em cada turma. Nessa 1ª etapa, serão capacitadas 611 pessoas com término previsto para o dia 13 de setembro. A 2ª etapa do projeto já está com as inscrições abertas e podem ser feitas em uma das 14 unidades dos Cras.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cuiabá

Cultura divulga lista de projetos aprovados na Lei Aldir Blanc; veja

Publicado

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer publicou nesta terça-feira (7), o resultado dos projetos selecionados no edital ‘Ribuliço’ 02/2021 que serão contemplados com recursos  da Lei 14.017/2020 – Aldir Blanc. Serão 50 projetos selecionados no valor de R$ 5 mil e, 25 projetos no valor de R$ 2 mil. Todos os projetos foram analisados pela Comissão Especial da Lei Aldir Blanc Cuiabá.

Os projetos habilitados são referentes aos segmentos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Folclore, Literatura, Música, Patrimônio Histórico Cultural, Cultura Afro e Indígena Brasileira, podem ser conferidos no edital ao final do texto.
Segue em anexo a lista dos projetos aprovados: 
Continue lendo

Cuiabá

Pìnheiro encaminha projeto de PCCS de agentes de trânsito à Câmara de Cuiabá

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, enviou  à Câmara Municipal de Cuiabá, a mensagem com a proposta de Lei Complementar que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos  Agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Conforme o presidente do Legislativo Municipal, vereador Juca do Guaraná, o texto será apreciado em regime de urgência na próxima quinta-feira (9).
“Todas as categorias de servidores públicos são valorosas. Os agentes estão nas ruas e,  muitas vezes, são atacados por realizarem os seus trabalhos. Eles têm que ter o jogo de cintura para mostrar a importância do trabalho de orientação, regulação  de  respeito às leis de trânsito na capital.  Desde 2017,  fizemos  o compromisso de recompor e valorizar todas as categorias, e hoje, faltam menos de quatro categorias. Quero lembrar que sempre lutei pelo servidor, cada vez mais estimulados e valorizados. Sem eles, não é possível fazermos essa gestão de excelência, são eles que fazem funcionar a máquina.  Até então, são 13º categorias com o PCCS concedidos, quero contemplar 100%, mas temos que respeitar o impacto da folha e a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF”, comentou o gestor.
O vereador Paulo Henrique, que já foi presidente do Sindicato dos Agentes, parabenizou o prefeito por valorizar a categoria ao qual representa. “Prefeito, o momento é de alegria e queremos aqui agradecer o compromisso que o senhor tem com  os agentes. Quero agradecer o deputado Emanuelzinho, que sempre atendeu às nossas demandas. Nós, que somos sindicalistas, sabemos da valorização que o prefeito tem com os servidores públicos e os agentes são merecedores desse Plano de Carreira. Eu sei o que é ser agente de trânsito, batalhamos muito enquanto servidor público, e essa classe merece ser valorizada”, disse o vereador.
Emocionado,  o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito e Transporte da Capital, Ademir de Arruda e Silva,  disse que o prefeito cumpre o compromisso com à classe. “Quase uma década esperando esse momento e queremos agradecer o prefeito, o vice, o deputado federal Emanuelzinho e os vereadores Paulo Henrique e Adevair. Hoje somos uma nova categoria, mais madura, e bem próxima da gestão, que é humanizada”, comentou ele.
O secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, destaca que a classe é merecedora desse Plano de Carreira. “Há tempos , desde 2016 foi feito ganhos olhando para todas as categorias e essas categorias de uma forma ou de outra foram beneficiadas e hoje, é um trabalho que vem sendo feito pelo  prefeito. vocês merecem isso, porque lutam por isso, sei do trabalho que os agentes realizam hoje, não é fácil o agente que está na rua e agindo de forma correta para manter um trânsito de  qualidade.  O prefeito vai contemplar essa categoria com o PCCS. Falta pouquíssimas, em torno de 3 categorias para ser contemplada com  o PCCS”, comentou.
O vice-prefeito, José Roberto Stopa, que é servidor público de carreira, comentou a importância deste PCCS aos servidores.” É  um processo de valorização que começou desde o primeiro dia da gestão do prefeito Emanuel, e como sou servidor de carreira, tenho que tirar o chapéu , e até o final dessa gestão iremos contemplar todas as categoria , essa valorização quebra o mito de que atende o servidor ou faz obra não existe, porque provamos que dá para atender os servidores e fazer obras”, comentou.
Estiveram presentes na reunião, o presidente  do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cuiabá (Sispumc), o vereador Adevair Cabral e representantes da diretoria  da Pasta de Mobilidade Urbana.
Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana