ANDRÉIA CRUZ

Mulheres não esperam por oportunidades: criam!

· 1 minuto de leitura
Mulheres não esperam por oportunidades: criam!

Neste 19 de novembro, é celebrado o Dia do Empreendedorismo Feminino no Brasil. O empreendedorismo feminino é, hoje, uma das maiores forças de negócios do Brasil. São mulheres que geram emprego, renda e esperança - conciliando casa, família e trabalho com coragem, sensibilidade e propósito. 

Mais do que abrir empresas, as mulheres estão reposicionando o papel feminino na economia. Estão construindo narrativas que movem o país, com sensibilidade, visão estratégica e colaboração. Porque quando uma mulher cresce, todos à volta crescem junto. 

Na chamada “pequena economia”, muitas encontraram o caminho do empoderamento. Transformam talentos em negócios e ideias em soluções reais, tornando-se verdadeiros motores de desenvolvimento econômico e social de muitas regiões do país.

As mulheres assumiram cargos importantes em grandes empresas, estimulando o intraempreendedorismo, conquistando destaque em posições estratégicas e ocupando espaços em instituições cooperativas e de classe, antes dominadas pelo público masculino. 

Na CDL Cuiabá, pela primeira vez na história, a atual diretoria é composta por nove mulheres empresárias que estão à frente de seus negócios, representando a força, a competência e o protagonismo feminino no varejo cuiabano.

Mas o novo tempo do empreendedorismo feminino exige mais do que resultado financeiro. Requer sustentabilidade emocional, coragem para arriscar e abandonar o jogo do “tudo ou nada”.

É preciso lembrar que cada passo dado com propósito já é uma conquista a ser comemorada. Pois empreender é mais do que fazer negócio. É saber o porquê e para quem fazemos o que fazemos. É sobre propósito, intenção e impacto.

É hora também de falarmos menos sobre competição e mais sobre conexão, confiança e inspiração. De fortalecermos umas às outras, porque, juntas, somos ainda mais fortes. 

Neste 19 de Novembro, celebramos as mulheres que movem o Brasil, mas principalmente aquelas que sonham, agem e transformam Cuiabá no melhor lugar para viver e empreender! Parabéns, empreendedoras!.

Andréia Cruz, diretora comercial da CDL Cuiabá