conecte-se conosco


Cuiabá

‘Mulheres em Ação’ atende mais de 7,6 mil pessoas em apenas três edições

Publicado

O programa “Mulheres em Ação” que oferta serviços inéditos aos bairros da capital tem aproximado cada vez mais a administração municipal da comunidade. Em três edições, já foram atendidas, 7.647 pessoas em mais de 50 serviços distintos. A ação é coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher e foi projetada pela primeira-dama Márcia Pinheiro, via Núcleo de Apoio à Primeira-dama.

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, a primeira ação aconteceu no bairro Jardim Passaredo como projeto piloto e, a partir de então,  percebeu-se a importância de oferecer aos moradores dos bairros mais distantes serviços específicos. 

Ela relembra que inicialmente, a  primeira-dama apresentou a ideia do “Mulheres em Ação” enfocando a saúde da mulher, levando aos bairros, médicos especialistas, vacinas, encaminhamentos (via Central de Regulação) a exames. 

“Não imaginávamos que a ação piloto no bairro Jardim  Passaredo seria tão exitosa e começamos a elaborar algo maior, que atendesse as necessidades das pessoas, principalmente, dos bairros mais distantes do centro da cidade. Por isso, formulamos a 1ª edição no Santa Isabel. Na sequência.  fomos para a região do Cinturão Verde e, depois,  Jardim Florianópolis. Percebemos que estamos no caminho, que os moradores tinham essas necessidades”, explica.

Para a primeira-dama, Márcia Pinheiro, a pandemia de Covid-19 vem desafiando toda a sociedade, mas é inegável que as mulheres foram mais impactadas, com isso veio a preocupação em oferecer e apresentar para essas mulheres todos os serviços que o município disponibiliza. Ela relata que na maioria das vezes as pessoas que vivem em bairros mais distantes não possuem o dinheiro da condução para ir até o centrou ou a uma unidade básica.

“A aproximação da administração da prefeitura com a população é um dos pontos mais forte desta gestão humanizada, por isso foi desenvolvido este projeto oferta tantos serviços. Atualmente temos mais de 20 médicos que atuam em diferentes especialidades como por exemplo cirurgião plástico, dermatologista, entre outros. E pelos números percebemos que estamos no caminho certo que as pessoas precisavam desta atenção”, afirma.

Serviços

Secretaria Municipal da Mulher: Espaço de Acolhimento (Equipe multidisciplinar com psicólogas, assistente social e suporte jurídico); Acolhimento; Orientação a respeito da violência doméstica; Encaminhamento para o EAM (Espaço de Acolhimento da Mulher); Encaminhamentos pra Rede de proteção; Encaminhamentos pra Delegacia (que fica junto na sala então já ocorre o atendimento imediato da Delegacia); Agendamento para atendimento psicossocial no EAM (Espaço de Acolhimento da Mulher); Orientação sobre grupo terapêutico; Orientação e informação sobre as ações, programas e projetos da SMM;

Justiça da Mulher; Orientação, informação e encaminhamentos: Pensão Alimentícia; Separação; Direitos dos idosos; Filhos do Feminicídio; Assédio Moral e Sexual; Gestação de Menores (Abuso). Aconselhamento; Reconhecimento de Paternidade; Delegacia da Mulher.

Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos, e da Pessoa com Deficiência (SADHPD): Cad Único, CRAS e CREAS; Atendimento; Encaminhamento; Informação; Orientações dos serviços sócio assistenciais.

Procon Municipal: Reclamações; Conciliação; Fiscalização entre Empresas e Consumidores; Orientação e Informação;

Ouvidoria Municipal: Abertura de processos; Orientações; Informações; Denuncia; Reclamações.

Procuradoria Geral do Município: Mutirão Fiscal; Negociação ao contribuinte; Extrato de débito; Emissão de guia de IPTU; Emissão de guia de todos os débitos inscritos em dívida ativa inclusive débitos ajuizados; Emissão de guia de débito parcelado; Emissão de certidão negativa de débitos.

Secretaria Municipal de Fazenda: CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte: Emissão de guias do ITBI; IPTU; ISS; Dívida Ativa; Taxas de Alvará; Negociações.

Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB): Negociação em Geral; Orientação e Informação; Organização do trânsito no local das ações. 

Justiça Comunitária: Isenção das taxas do RG e Certidões em gerais; Isenção do casamento civil em cartório; Orientações e encaminhamentos para pensão alimentícia; Divórcio; Guarda compartilhada; Conflitos de vizinhos; Previdência social.

Secretaria Municipal de Saúde (Primaria e Secundaria): Atendimentos e serviços ofertados para ação: Atendimento com três (03) Clinico Geral; Exame preventivo do colo uterino (CCO); Orientação/planejamento familiar; Aferição de pressão arterial; Pesagem (IMC); Teste de glicemia (em jejum); Teste de covid-19; Teste rápido para sífilis, hepatite B e hepatite C; Vacinação de rotina (adulto – difteria e tétano, hepatite B, tríplice viral, febre amarela, influenza, covid-19); Vacinação (adolescentes 09 aos 12 anos – HPV – papilomavírus humanos).

Central de Regulação – SMS: Atualização de dados; Emissão do cartão do SUS; Encaminhamento de consulta, Exame e Cirurgia.

Cadastramento cursos: Cadastramento / Levantamento de cursos de interesse da comunidade; Qualifica Mulher; Curso de Salgadeira; Curso de Confeiteira; Curso de Panificação; Manicure; Design de Sobrancelhas.

Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (LIMPURB): 300 mudas de plantas frutíferas.

Coordenadoria Bucal/ Instituto Lions da Visão/ Psicólogo/ Energisa/Águas Cuiabá/MTU/ Espaço Kids/ Feira Gastronômica/Zoonoses/Bem Estar Animal.

Bairros atendidos pelo Mutirão:

1- Santa Isabel

2- Cinturão Verde

3- Jardim Florianópolis

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

UBS Parque Ohara funcionará até 18h nesta quinta-feira (18)

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde informa:

– A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Ohara será fechada às 18h nesta quinta-feira (18) devido à falta de energia elétrica no local, ocasionada pela forte chuva que caiu sob a Capital. 

– Mediante a situação, as vacinas serão encaminhadas para UBS Tijucal, onde o atendimento de imunização poderá ser feito até as 20h e os demais serviços até as 21h.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Cuiabá

Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 acontece neste sábado (20)

Publicado

Neste sábado (20),  acontece o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação 2022 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cuiabá, das 7h30 às 17h. Na oportunidade, serão atendidas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A Campanha já está em andamento desde o dia 15 de agosto, mas ganha um reforço no atendimento com o “Dia D” para garantir que os pais ou responsáveis que por algum motivo não puderam levar as crianças e adolescentes, consigam ir no sábado (20/08).

Quase todas as vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação para as crianças serão oferecidas durante a campanha na maioria das Unidades Básicas de Saúde. São elas:  Pentavalente, Poliomielite Oral e Inativada, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, Febre Amarela, Rotavírus, Hepatite B, Tríplice Bacteriana, Tríplice Viral, Hepatite A, Varicela e HPV Quadrivalente. Para adolescentes, estarão disponíveis as vacinas HPV, dT (Dupla Adulto), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, Meningocócica ACWY (conjugada) e dTpa (para adolescentes gestantes).

Na UBS Jardim Vitória 1 serão aplicadas apenas as vacinas Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP) e Covid pediátrica. E na UBS Umuarama/3 Barras, Polio Inativada (VIP), Polio Oral (VOP), Rotavírus, Influenza e Covid. Somente na UBS Ana Poupina não haverá vacinação, porque o local não possui sala de vacinação.

“A conscientização dos pais ou responsáveis, segundo o coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Assunção Ferreira, é necessária para que o objetivo da Campanha seja atingido”. No caso, a meta é alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95%  para a vacina poliomielite,  na faixa etária de 1 ano a menor de 5 anos, reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana