conecte-se conosco


Mato Grosso

Mulheres da MTI são homenageadas em celebração especial

Publicado

Uma celebração especial marcou a manhã desta sexta-feira (10.05) para as mulheres da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI). Elas participaram de uma palestra sobre o Poder da Imagem e também foram homenageadas pelo Dia Das Mães, celebrado no próximo domingo (12), com a entrega de brindes e um delicioso café da manhã.

Na abertura do evento, o presidente-interino da MTI, Kleber Geraldino, destacou a importância das mulheres no ambiente de trabalho e especialmente na sua vida pessoal. Ele lembrou da sua própria história de vida com sua mãe e com sua avó, que não chegou a conhecer, mas que exerceu sobre ele grande influência.

“Todos gostavam dela [avó] e minha mãe colocou o sobrenome dela em mim. Tudo que minha mãe me ensinou foi porque minha avó ensinou minha mãe. Tenho minha avó no coração e também do meu lado. Minha mãe é meu espelho, vida e porto seguro e sempre cuidou de mim do mesmo jeito que minha avó cuidou dela. Devo tudo que sou a elas”, afirmou, muito emocionado.

Kleber destacou ainda o papel da sua mãe para a tomada da decisão de conduzir o trabalho da MTI, neste momento em que a empresa busca a viabilidade econômica. “Minha mãe disse: vai e tenta reverter a situação que foi colocada ali na MTI, lá tem seus amigos. E sempre falo para os meus amigos: nunca duvide de sua mãe, pois elas sempre têm razão. A mãe é aconchego, conselho, carinho e colo que você precisa para ter paz. Por isso, obrigada por todas vocês existirem e por fazerem parte da minha vida”, disse.

Leia Também:  Polícia Civil responsabilizará criminalmente envolvidos em ameaças a escolas

Presidente-interino da MTI, Kleber Geraldino

Durante o evento, as mulheres da empresa participaram de uma palestra sobre o Poder da Imagem, realizada pela consultora de imagem e estilo e coaching, Tatiane Salles. Ela explicou sobre como a imagem tem papel fundamental na comunicação não-verbal e como mudanças simples podem ajudar as pessoas a economizar tempo na escolha do que vestir, dinheiro na seleção do que comprar e aumentar a autoestima.

“O poder da imagem é um piscar de olhos em que você olha para a pessoa e tem o pré-julgamento de quem ela é e do que ela representa. Nesse piscar de olhos, que é o momento em que as pessoas também te julgam quando te olham, e a maneira com que você se veste, comunica quem você é. E você precisa saber quem você quer ser e o estilo que você tem”, disse.

Tatiane Salles explicou ainda como funciona a consultoria de imagem e estilo para orientar as pessoas na melhoria da imagem pessoal e profissional, através do autoconhecimento.  A consultoria, segundo Tatiane, consiste em trabalhar não apenas moda, mas a essência de cada um através da descoberta e análise de coloração pessoal, estilo e biótipo.

Depois disso, segundo Tatiane, é realizada uma triagem nas peças que as pessoas já têm e separadas aquelas que não combinam com o estilo delas. Na sequência, é realizado o personal shopper, que é a compra de roupas que são essenciais ter e, por fim, a montagem de looks.

“Cada pessoa tem as cores que valoriza e isso faz diferença na maneira com que vai se comunicar. E é isso que a consultoria de imagem vem trazer para as pessoas. É você ser para vestir. Não é vestir moda, mas vestir quem é você. Fazer da sua imagem seu cartão de visita”, disse. 

Leia Também:  Governo e AL quitam ainda em junho cerca de 70% dos salários atrasados da Santa Casa

Tatiane ainda deu dicas de peças consideradas “coringas” para todos os estilos e não apenas para o uso no dia-dia, como também para uso no ambiente profissional – e como elas podem realçar a beleza de cada pessoa, mesmo que no ambiente de trabalho.  

“Quem carrega a imagem da empresa são vocês. Quem entra na empresa, para uma reunião ou um serviço, ela vai fazer a análise sobre a empresa a partir dos funcionários. Por isso, os funcionários devem saber se comportar e se vestir de maneira adequada. E não estou falando de certo ou errado, mas do que é coerente e faz sentido para você”, afirmou.

Após a palestra, as mulheres puderam tirar dúvidas sobre como se vestir, de como realizar combinações e de quais os modelos de roupas indicados para cada biótipo. Além disso, Tatiane Salles sorteou um vale-consultoria de análise de coloração pessoal para uma das mulheres presentes no evento.

Também foram realizadas diversas dinâmicas com as mulheres e entregues vários brindes como reconhecimento não apenas pelo Dias da Mães, mas especialmente pelo papel que todas desempenham na empresa e na área de tecnologia.   O evento se encerrou com um delicioso café da manhã feito especialmente para as mulheres. 

Fonte: GOV MT
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Mato Grosso

Pesquisa da Unemat avalia efeito da variação de temperatura sobre a pressão arterial

Publicado

Considerada a epidemia do milênio, a doença renal crônica tem como principais causas a pressão arterial alta e a diabetes. É sabido que o descontrole da pressão arterial está presente em até 90% dos pacientes em hemodiálise, e muitos estudos apontam a influência dos fatores meteorológicos na pressão arterial. O perfil dos pacientes renais crônicos é composto, em sua maioria, por homens, idosos, hipertensos e que fazem uso de vários medicamentos para o controle da pressão alta.

Quando a enfermeira nefrologista Shaiana Vilella Hartwig fez a revisão bibliográfica para a sua tese de doutorado, “Fatores Meteorológicos e as alterações na pressão arterial e laboratorial dos pacientes em hemodiálise no Pantanal Mato-Grossense”, descobriu que não havia quantificação do efeito da temperatura sobre a pressão arterial dos pacientes em hemodiálise e, consequentemente, para pessoas em hemodiálise em clima tropical, como é o caso do Brasil.

A pesquisadora constatou que outras variáveis clínicas também influenciam na pressão arterial, e esses dados serviram de ajuste para descobrir o efeito da temperatura.

Shaiana é professora no curso de Enfermagem da Universidade de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres, e leciona disciplinas de Epidemiologia, Saúde do Trabalhador, Bioestatística e Evolução do Trabalho em Enfermagem e ainda é membro do projeto Mudanças Climáticas e Saúde Humana da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Leia Também:  PM recupera três veículos em Cuiabá e Várzea Grande

O efeito encontrado por ela aponta que “para o aumento de cada 1ºC na temperatura média externa, diminui em 0,73 mmHg (milímetro de mercúrio) a pressão arterial sistólica e 0,28 mmHg a pressão diastólica e o inverso também é verdadeiro. Se a temperatura diminuir 1ºC, aumentará 0,73 mmHg de pressão arterial sistólica e 0,28 mmHg na diastólica”.

Quer dizer, a cada 1 grau que a temperatura ambiente externa esquenta, a pressão arterial do indivíduo se torna mais baixa e a cada 1 grau que a temperatura esfria, a pressão arterial do indivíduo se torna mais alta.

Segundo a pesquisadora, a determinação do efeito da temperatura ambiente em graus sobre a pressão arterial dos pacientes em hemodiálise passa a oferecer aos profissionais de saúde referência para o controle da mudança da pressão arterial em função da temperatura.

E o quadro piora quando se leva em conta que a maior dificuldade no tratamento do paciente em hemodiálise é o controle da pressão arterial, e devido às mudanças climáticas a temperatura do ar está aumentando de uma maneira jamais vista. As variações de temperatura diárias são em média de 5 a 9 ºC em países de clima tropical.

Leia Também:  Mulheres indígenas são cadastradas como artesãs para fomentar o comércio

Em Cáceres e nos outros municípios do bioma Pantanal a amplitude térmica é ainda maior, variando na média de 9,7ºC em um único dia, podendo chegar à máxima de 17°C de variação.

De acordo com a pesquisadora, o perigo mora nessas oscilações de temperatura. “Para pacientes em hemodiálise as alterações de pressão, tanto para alta como para baixa, são prejudiciais, por conta da sobrecarga cardíaca, o que pode levar a internações e à morte”, explicou Shaiana, que também ressaltou a importância de que sejam tomadas medidas de controle climático.  

Ela aconselha atenção e cuidados junto aos pacientes renais crônicos em hemodiálise para mudanças na temperatura. “É importante controlar mudanças bruscas, manter o paciente aquecido nos dias frios e controlar a temperatura interna do ambiente nos dias de calor”, esclareceu Shaiana.

Hemodiálise

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

PM prende seis suspeitos e frustra roubo a motorista por aplicativo

Publicado

Policiais do Grupo de Apoio (Gap) do 4º Batalhão de Polícia Militar prenderam quatro adultos e apreenderam dois adolescentes de 17 anos por suspeita de envolvimento em um plano para assaltar um motorista de transporte de passageiros por meio de aplicativo. A ocorrência foi atendida na Avenida Ulisses Pompeu de Campos, uma das principais vias da área central de Várzea Grande, por volta de 14h deste sábado (07.12).

Os militares abordaram um VW Voyage preto que passava pela avenida. Dentro do veículo estava o motorista, de 45 anos, e três passageiros. Com um dos passageiros, os policiais encontraram um pedaço de cano PVC revestido com fita isolante.

Ao serem questionados, os três passageiros confessaram que iriam até uma localidade perto de uma escola, também na área central, e que lá renderiam o motorista para roubar o veículo, que seria levado para uma casa no bairro Nossa Senhora da Guia.

No endereço apontado a PM encontrou duas mulheres e um homem. Uma das mulheres, identificada como C.L.S. (23 anos), disse ter aceitado drogas para receber um carro roubado.

Leia Também:  Seduc entrega materiais esportivos para escolas estaduais

Um homem, com quem ela disse ter negociado, chegou a ligar várias vezes para o celular da suspeita, durante o andamento da ocorrência. Ele foi identificado, porém, ainda não foi preso.

Os outros presos e levados para a Central de Flagrantes de Várzea Grande foram A.G.S. (23), J.G.A.A. (19), W.B.C. (18). Também foram apreendidos C.O. e G.J.A., ambos de 17 anos.      

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana