conecte-se conosco


Mulher

Mude o mundo como uma menina: “O voluntariado pode se se tornar uma profissão”

Publicado


source
Sabrina Cabral, fundadora do projeto
Reprodução/Instagram

Sabrina Cabral, fundadora do projeto “Vou de Ruma”

Divulgar conhecimento sobre desenvolvimento sustentável e humanizado a jovens vulneráveis do Nordeste do Brasil. O sonho da estudante Sabrina Cabral, de 23 anos, se tornou realidade com o desenvolvimento do aplicativo “Vou de Ruma”, que leva mais informações sobre sustentabilidade e liderança nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática para regiões em que já pouco acesso.  

Com o projeto, a estudante de engenharia civil da Universidade Federal do Ceará foi  foi vencedora do prêmio “Mude o Mundo como Uma Menina”. A premiação de 2021 acontece no sábado, 23 de outubro, é realizada pela organização Força Meninas e será transmitida pelo Youtube e Facebook. A ideia é premiar jovens de 13 a 22 anos que tenham projetos de impacto social, fomentando a discussão de igualdade de gêneros. Pelo Ruma, Cabral também foi aprovada em um programa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que tem parceria com a organização Força Meninas.

Em entrevista ao Delas, a estudante contou que o nome Ruma é uma expressão do Ceará para designar um grupo de objetos, pessoas ou características. “A Ruma é isso, para a gente agrupar uma comunidade forte que desenvolva cidades sustentáveis a partir do ativismo, liderança e protagonismo de jovens para ocupar esses espaços”, diz Cabral. O projeto Ruma já ajudou cerca de 500 pessoas, a maioria meninas.

“O propósito da Ruma é emponderar líderes sustentáveis do Nordeste do Brasil. Eu sou de Fortaleza, no Ceará, estudei em escola pública, sou uma jovem periférica e passei por diversos programas para conseguir obter uma oportunidade na área sustentável. Falar sobre crise climática, problemas comunitários e liderança social é algo que não chega (as comunidades). Vi nisso uma necessidade de compartilhar o que aprendi”, diz.

Cabral explica que a vontade de fazer o projeto e transformar em um empreendedorismo foi devido à experiência como líder de voluntariado. “Eu aprendi que o voluntariado pode se profissionalizar, se tornar uma profissão, se tornar uma carreira”.

Leia Também

Leia Também

Com a bolsa conquistada na MIT, Cabral conseguiu investir em custos iniciais do projeto, equipamentos de produção de conteúdo, além de transporte e alimentação. Agora, ela pretende seguir expandindo o aplicativo para todo o Brasil e busca, no primeiro momento, voluntários para construir o time do projeto. 

Apoio e investimento na Educação

Por ter sido aluna do ensino público, Cabral conta que sempre teve interesse pela área da pesquisa, mas que era algo abstrato. O caminho até a Ruma foi feito voluntariamente na universidade, mas como jovem de baixa renda, encontrar uma forma de obter o sustento foi necessário. É o que ela segue fazendo.

“Eu sou bolsista em um programa da prefeitura da minha cidade que se chama ‘Bolsa Jovem’, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Ele provê um valor para mim, como jovem de baixa renda para poder investir nessa carreira, para poder tocar esses projetos. Se não fosse isso, talvez eu tivesse desistido. A Ruma veio com essa proposta de que outros jovens não desistam desse tipo de carreira, que eles possam tentar e continuar trilhando essa carreira”, diz. 

Participar de programas que incentivam a educação e pesquisas de jovens é uma forma que essas pesquisadoras encontram de receber suporte para seguir com seus projetos. “Eu encontrei no governo local da minha cidade, desde apoio psicológico a um centro de juventude presencial e online, no qual a gente podia fazer atividades e cursos, essa bolsa que eu recebo do governo municipal também, essas atividades me fizeram não desistir”, relembra. 

O apoio dos familiares também é importante. Cabral conta que ela é a primeira geração em casa a estudar integralmente e conseguir se dedicar mais a educação. Além da família, a estudante também tem contato com pessoas com os mesmos objetivos, então o apoio e suporte é muito grande. “Quando a minoria se junta para fazer essas pequenas e grandes revoluções a gente tem uma mudança social muito grande”, completa. 

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Atenção: o eclipse solar em Sagitário tem um recado para o seu signo

Publicado


source
Atenção: o eclipse solar em Sagitário tem um recado para o seu signo
Lúcia Agostinho

Atenção: o eclipse solar em Sagitário tem um recado para o seu signo

No próximo dia 4 de dezembro, de manhãzinha, temos o último Eclipse do ano! Um Eclipse Solar em Sagitário, às 04h42.

No Eclipse Solar, temos a oportunidade de obtermos maior clareza sobre as nossas emoções e fazermos desse entendimento emocional uma alavanca para nossos objetivos.

O Eclipse acontece em Sagitário , signo em que, além do Sol e da Lua que compõem o Eclipse, também está sendo morada de Mercúrio e Nodo Sul.

Esse é um Eclipse que nos convida a olharmos mais para os nossos ideais e as crenças que estamos mantendo, para que possamos perceber se são ideais que realmente correspondem à nossa verdade, àquilo que desejamos verdadeiramente.

Quanto mais conexão com os nossos ideais verdadeiros buscarmos, mais força teremos para comunicarmos a nossa verdade, se libertando de tudo aquilo que está impedindo a expansão e a consolidação dos objetivos .

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO  HORÓSCOPO DIÁRIO  NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Veja abaixo o seu signo para saber qual a reflexão que esse Eclipse traz a você!

Áries

É preciso que você busque coragem para expressar os seus ideais e as suas verdades, comunicando aquilo que é importante pra você.

Touro

É preciso se conectar com as suas crenças para entender se existem crenças que precisam de transformação a fim de que você se conecte aos ideais que realmente fazem sentido a você.

Gêmeos

É momento de se atentar às suas relações próximas para perceber se você está se sentindo confiante para expressar as suas verdades em sua relação.

Câncer

Perceba como você pode alinhar os seus ideais e crenças à sua rotina , de forma que as suas tarefas realmente correspondam ao que você acredita.

Leão

É momento de trazer para si mais autoconfiança e poder pessoal, através da consciência de suas verdades e ideais.

Virgem

Leia Também

É preciso que você olhe para os seus aprendizados passados para perceber se as crenças passadas ainda fazem sentido no presente.

Libra

É momento de usar a sua comunicação a seu favor para espalhar a sua mensagem e alcançar mais pessoas com o que acredita.

Escorpião

É preciso olhar para sua vida financeira com mais atenção, percebendo se está relacionando a sua forma de ganhar e gastar dinheiro com os seus verdadeiros ideais.

Sagitário

É o seu momento! Hora de olhar pra si e para seus projetos pessoais e perceber se você está sendo verdadeira na maneira de agir e se expressar. 

Capricórnio

Esse é um momento de superação emocional, em que você tem maior força para usar as experiências emocionais a favor de seus objetivos.

Aquário

Perceba como você pode usar os seus ideais e crenças a favor de mais pessoas, a favor de seus objetivos sociais e altruístas.

Peixes

É momento de você obter maior crescimento em sua carreira, através de unir a carreira com os seus verdadeiros ideais e crenças.

Texto: Lucia Agostinho ( @lucia_agostinho ), astróloga.

Quer saber mais sobre as energias astrais? Nas Previsões 2022 , você encontrará mais detalhes sobre as influências dos astros em cada signo do Zodíaco. Assim, você poderá se preparar para o próximo ano e aproveitar o que o futuro tem de melhor para você!

LEIA TAMBÉM

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Previsões do Orixás para dezembro: saiba as energias do mês

Publicado


source
Previsões do Orixás para dezembro: saiba as energias do mês
Pai Paulo de Oxalá

Previsões do Orixás para dezembro: saiba as energias do mês

Chegou dezembro, o mês da grande mãe Yemanjá, senhora das águas e protetora da família. E antes de saber as previsões dos Orixás para 2022, vamos ver a seguir a influência da força de Yemanjá para cada signo? Aproveite e confira também um banho especial de Yemanjá para melhorar o seu intelecto e aprenda a fazer uma oferenda para atrair boas vibrações! 

Áries

A grande mãe recomenda sintonia com a força interior para que você atinja seus objetivos. Esse é um período de sonhar alto e acreditar em seu potencial. O rendimento no trabalho dependerá do seu equilíbrio e organização. É hora de colaborar com a equipe. O amor passará por tranquilidade, então aproveite e mime bastante a pessoa amada.

Touro

Yemanjá sugere interatividade, então movimente a vida social com atividades em grupo e conquiste novas amizades em ambientes diferentes. No trabalho, o repasse de conhecimentos   fortalecerá a reputação e renderá positivamente em negociações futuras. A grande mãe ajudará em sua autoestima, portanto invista em um novo visual e mande ver no charme. 

Gêmeos

A senhora das águas equilibrará sua insegurança. Assumindo seu lado sagaz você abrirá novas portas para sua felicidade. O período ajudará em influência e popularidade. Invista em seus sonhos e alcance metas altíssimas. Sinta-se confortável para falar abertamente dos seus sentimentos, resolvendo assim assuntos do passado. Aproveitem para planejar aquela tão sonhada viagem do casal.

Câncer

O momento é para se ocupar em cuidar da saúde. A segurança e a harmonia familiar ajudarão em decisões profissionais. Férias serão bem-vindas. Yemanjá protege os casamentos, então prepare-se para muito carinho e paparicos e retribua de forma natural. Cuide da sua espiritualidade e dê atenção aos sinais do dia a dia. 

Leão

Yemanjá lhe dará poder, então demonstre suas habilidades e assuma poder no trabalho. Seus investimentos trarão conquistas e estabilidade financeira. Dê atenção a família e amigos. Mude sua estratégia no campo sentimental e verá que a pegada da pessoa ficará prazerosa. Saia do sedentarismo e pratique atividades físicas.  

Virgem

Yemanjá fala de transformação em sua vida. Período que indica um novo ciclo de vida. No trabalho imprima, garra e coragem, pois o momento é ótimo para realizar as suas metas. Amor, de boa! O Libere a imaginação, siga seus instintos e aproveite esse momento bem sexy. Fique atento com a sua alimentação e cuidado com alergias. 

Libra

Neste período, Yemanjá te ajudará na iniciativa, então não se acomode com que desagrada. No trabalho, a intuição que estará mais aguçada nesta fase. Sua capacidade de interlocução estará afiada, por isso manifeste sem temor seus pontos de vistas. No amor, para não errar tanto, recorra aos conselhos de pessoas experientes e valorize as palavras da pessoa amada. Não exagere com o sal em sua alimentação. 

Leia Também

Escorpião

Com as bênçãos de Yemanjá, esse é um mês ótimo para desenvolver ideias. Por esse motivo, no trabalho exponha suas opiniões e fortaleça a sua posição na equipe.  Com a sedução latente, as conversas com o par vão estimular gostosas fantasias. A dica é se entregar sem pudor e aproveitar bem. Com a cabeça a mil, você nem está percebendo que seu corpo está pedindo descanso. Atualize seu sono. 

Sagitário

Leia Também

Yemanjá recomenda sigilo com seus planos. Diz um velho ditado: ‘aquilo que ninguém sabe, ninguém estraga.’ No trabalho a regra da discrição lhe retornará como respeito. No amor, releve cenas de ciuminho por parte do seu par.  A paciência será fundamental para que você mantenha a harmonia do casal. Cuidado com excessos emocionais.  

Capricórnio

O momento é para solidificar parcerias e investir em seu futuro. Faça cursos que podem lhe abrir novos horizontes.  No trabalho, fique atento com assinaturas e não se descuide com detalhes contratuais. Yemanjá lhe encherá de emoção, por isso no amor as palavras terão peso na harmonia do casal. Na saúde, reavalie seus cuidados estéticos. 

Aquário

Yemanjá estará lhe abençoando financeiramente, então fique alerta, pois uma oportunidade financeira poderá chegar inesperadamente. No trabalho, respeite sua intuição e aproveite para articular ações que possam melhorar todo o grupo. No amor, use seu charme para seduzir seu par, e faça convites para passeios ou viagens. Para renovar suas energias, faça meditação. 

Peixes

A rainha do mar aguçara seu desejo de investir em emoções saudáveis, que melhorem sua autoestima. No trabalho, valorize e confie em seus colegas, para que todos alcancem resultados satisfatórios. No amor, não se feche por bobagens. Converse e valorize o carinho do seu par. O nervosismo e a ansiedade são péssimos para a saúde, portanto relaxe e faça exercícios ao ar livre.

Banho de Yemanjá para melhorar o intelecto:

Coloque água em uma panela e cozinhe: folhas de saião com nove gotas de essência de flor de laranjeira. Coe, tome esse banho da cabeça aos pés e vista-se com uma peça azul.

Oferenda para atrair boas vibrações

Coloque em um prato de papelão, uma maçã verde cortada em quatro partes. Ao lado coloque quatro moedas. Deixe esse prato por vinte quatro horas em cima de uma mesa. Depois, despache a maçã num jardim e guarde as moedas na bolsa ou carteira.

Axé!

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana