A educação, enquanto elemento norteador de conhecimento cognitivo e de formação dos estudantes.
A mesma, é fundamental no contexto nacional, pois ela forma cidadãos críticos, promove o desenvolvimento pessoal e profissional.
A mudança de gestores públicos, nos comandos de ponta das secretarias com importância e relevância singular, à exemplo.
O comando de uma secretaria de magnitude e intensidade; igual a Secretaria Municipal de Educação, é extremamente salutar e de importância singular.
Infelizmente, quando um gestor público não consegue alcançar às metas e objetivos desejados, acaba, colocando todo o sistema educacional em xeque, pois, a pasta da Educação vive de resultados.
Quando o resultado final não alcança índices satisfatórios e desejados medidos pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ideb), que avalia o desempenho educacional, abrangendo todos os níveis escolares.
Na manhã desta quarta-feira (2), o Prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL), nomeou para a pasta da Educação Municipal, Amauri Monge Fernandes como novo secretário municipal de Educação; sua posse aconteceu após a demissão da Evanilda Solange Dias, que já era esperado.
Em coletiva à imprensa o prefeito Abílio Brunini (PL), fez ponderações com relação a gestão municipal anterior (leia-se Emanuel Pinheiro MDB), que acabou criou um verdadeiro hiato, entre a gestão municipal e gestão estadual, criando verdadeiros embates, dessa forma, prejudicando a educação como um todo.
Na visão do prefeito Abílio Brunini (PL), o novo secretário empossado Amauri Monge Fernandes, pelo seu amplo conhecimento em educação, por certo irá criar pontes, entre o governo municipal e o estadual, com a perspectiva de melhorias substanciais no processo de ensino-aprendizagem e melhoria nas práticas pedagógicas.
Em uma reunião na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Daniel Monteiro (Republicanos), presidente das Comissões de Educação e Defesa dos Direitos dos Animais, fazendo uso da palavra saúda os nobres pares assim como o prefeito Abílio Brunini (PL) e diz “Quero dizer prefeito como te elogiei na audiência pública na causa animal eu preciso fazer um elogio público ao senhor hoje, eu não gosto de falar de CPF, pois a minha conduta como vereador é sempre no sentido de falar de CNPJ de planejamento de andamento e de estruturação organizacional de secretarias”.
“Eu respeito demais a Secretária Solange eu tenho certeza que ela vai performar bem na escola do servidor, mas eu preciso dar um testemunho para o pessoal, que o senhor hoje está nomeando como Secretário de Educação e pessoal mais capaz com a qual já trabalhei”.
“Eu tenho, uma peculiaridade Murilo sabe da nossa amizade de que eu sou o único vereador da casa que teve a oportunidade de trabalhar lado a lado com esse secretário, eu preciso dizer que o município de Cuiabá vai ter o privilégio que eu tive durante três anos de trabalhar com o melhor gestor de educação do Estado de Mato Grosso, quiçá um dos melhores do Brasil a educação de Cuiabá agradece”.
Pequena mostra da formação acadêmica do novo secretário de Educação Municipal, Amauri Monge; graduado em Direito, com pós-graduação em Direito Administrativo, mestrado em Administração e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atualmente é doutorando em Gestão Pública pela Universidade de Lisboa.
Professor Licio Antonio Malheiros é Jornalista, Articulista e Geógrafo