Saúde
Morre segundo tripulante de navio em quarentena no Porto de Santos
Publicado
22/04/2020 - 17:20
Um segundo tripulante do navio Costa Fascinosa, atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, morreu por covid-19, no domingo (19). De nacionalidade filipina, o homem de 42 anos morreu em um hospital da cidade de Santos. A informação foi confirmada pela empresa Costa Cruzeiros, responsável pelo navio, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ele havia desembarcado para atendimento de emergência e estava internado em estado grave. Segundo a Anvisa, o homem fazia parte do grupo de dez tripulantes que desembarcaram do Costa Fascinosa para receber atendimento hospitalar. Até o momento, quatro tripulantes do navio ainda estão internados, sendo um em estado grave.
A empresa informou que está em contato com a família da vítima para dar o apoio necessário neste momento. No dia 16, já havia sido confirmada a morte do primeiro tripulante no navio: um médico italiano de 70 anos, que também estava em um hospital da cidade.
Navio em quarentena
O Costa Fascinosa está atualmente em Santos, onde permanecerá em quarentena até 26 de abril com tripulantes ainda a bordo, de acordo com previsão atual da Anvisa. Caso haja identificação de novos casos suspeitos, a quarentena será prorrogada. Segundo a Costa Cruzeiros, no final deste processo, o programa de desembarque será decidido de acordo com as autoridades de saúde locais envolvidas.
De acordo com a Anvisa, 452 tripulantes ainda estão a bordo da embarcação. O navio de cruzeiros chegou a Santos com 764 tripulantes no dia 17 de março e dois dias depois a embarcação foi colocada em quarentena.
Os primeiros tripulantes com necessidade de atendimento médico desembarcaram do Costa Fascinosa no dia 25 de março e o último desembarque aconteceu no dia 4 de abril, ao todo dez pessoas deixaram a embarcação. Desde então ninguém do navio precisou ser removido para atendimento de emergência.
Em 5 de abril, 75 tripulantes brasileiros deixaram a embarcação e 227 tripulantes filipinos também deixaram a embarcação no dia 11 de abril para retorno ao seu país por voo fretado.
Edição: Denise Griesinger


Saúde
AM: restrição na circulação de pessoas será de 24h a partir de amanhã
Publicado
24/01/2021 - 17:20
O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou a ampliação de medidas restritivas para reduzir a taxa de infecção pelo novo coronavírus no estado. As novas restrições devem entrar em vigor a partir de amanhã (25) e vão até o dia 31 de janeiro. O anúncio foi feito após reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 e representantes do comércio e de órgãos de controle. Entre as mudanças está a ampliação para 24 horas do período de restrição de circulação de pessoas no estado por sete dias.
De acordo com decreto publicado pelo governo do estado, poderão funcionar, durante o período de restrição de circulação, apenas supermercados varejistas e atacadistas de pequeno, médio e grande porte e padarias, no período das 6h às 19h. Já os mercados e feiras deverão funcionar das 4h às 8h. As drogarias e farmácias poderão funcionar 24 horas, assim como os serviços essenciais das áreas de saúde e segurança.
O decreto estabelece que será permitida a circulação para aquisição de produtos essenciais à vida limitada a uma pessoa por núcleo familiar. Os serviços delivery só serão permitidos das 6h às 22h para serviços essenciais, como os de venda de alimentação (restaurantes e lanchonetes). Não serão permitidos serviços delivery ou drive-thru de comércio e serviços considerados não essenciais. Já os postos de combustíveis poderão funcionar sem a abertura das lojas de conveniência.
Contaminação
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), o índice de contaminação pelo coronavírus no estado tem taxa de transmissão de 1,3, a mais alta do país. Isso significa que cada grupo de 100 pessoas infectadas transmite o vírus para outras 130.
O governador disse que a restrição é necessária devido à mutação do vírus identificada no estado e que possui maior capacidade de transmissão. Ele disse ainda que, apesar das medidas restringirem bastante a circulação de pessoas, não se trata de um fechamento total, o chamado lockdown.
“Não há lockdown no estado do Amazonas. Há muita gente disseminando informações que não são verdadeiras, estão propagando fake news. Essa é uma medida para que a gente possa diminuir aglomerações e, consequentemente, quebrar essa cadeia de transmissão do vírus. Dessa vez, de acordo com especialistas, essa mutação nova tem uma capacidade muito grande de transmissão”, afirmou.
A FVS informou que foi constatado um aumento de 135% no número de casos de covid-19 detectados nos últimos 14 dias, saindo da média móvel diária abaixo de 500 casos detectados por dia, registrada na primeira quinzena de dezembro, para mais de 2 mil por dia em janeiro, batendo recorde este ano de mais de 5 mil casos registrados em um único dia.
Confira as medidas de restrição, válidas de 25 a 31 de janeiro:
O que pode funcionar
– supermercados varejistas e atacadistas de pequeno, médio e grande porte e padarias – das 6h às 19h, com venda restrita a produtos de higiene, limpeza e alimentação
– drogarias e farmácias – 24 horas, com venda restrita a produtos de higiene, medicamentos e outros produtos farmacêuticos
– mercados e feiras – das 4h às 8h
– delivery de serviços de alimentação – das 6h às 22h
– indústria – em turno de 12 horas (exceção para alimentos e produtos farmacêuticos e hospitalares)
– transporte de cargas – apenas de produtos essenciais, como alimentação, combustíveis e produtos da área da saúde e segurança
– postos de combustíveis
O que fica suspenso
– atividades não essenciais, incluindo lojas de conveniência de postos de combustíveis
– delivery e drive-thru de comércio e serviços não essenciais
Circulação de pessoas
– permitido deslocamento de uma pessoa do núcleo familiar para estabelecimentos do grupo de serviços essenciais
– permitida a circulação de trabalhadores de estabelecimentos considerados essenciais
– permitida circulação de pessoas para acesso a serviços de saúde de clínicas e laboratórios
– permitido o deslocamento de agentes públicos que trabalham na área de saúde ou em ações de enfrentamento, e de profissionais de imprensa
Edição: Paula Laboissière

O Ministério da Infraestrutura informou neste domingo (24) que seis caminhões que saíram de Porto Velho com carregamento de oxigênio para Manaus concluíram a viagem. A capital amazonense passa por uma crise de falta do produto em razão do aumento no número de casos de Covid-19 .
Segundo a pasta, cerca de 100 mil metros cúbicos (m³) de oxigênio foram transportados para Manaus. As carretas saíram na última quarta-feira (20) de Porto Velho e levaram mais de três dias para cruzar os quase 900 quilômetros do trecho da BR-319, única ligação rodoviária com a capital amazonense, mas que não é pavimentada e possui diversos trechos com atoleiros no período chuvoso.
Você viu?
A operação foi realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda de acordo com ministério, a expectativa é que uma última carreta chegue a Manaus no final do dia.
“Na primeira etapa da operação para transportar 160 mil m³ de oxigênio para Manaus, os comboios percorreram o trajeto de 877 quilômetros e contaram com o apoio das equipes de manutenção do Dnit para atravessar trechos não pavimentados da BR-319”, informou o comunicado.
A pasta destacou que a rota emergencial foi criada em alternativa às balsas da hidrovia do Rio Madeira e do Rio Amazonas, reduzindo em dias a chegada do material à capital amazonense. Ao todo, sete carretas com oxigênio passaram pela BR-319.

Envie sua denúncia

Aeroporto Internacional de BH recebe doses da vacina de Oxford

Jojo Todynho conta que já mandou nude no grupo da família sem querer

Marcela Mc Gowan e a cantora Luiza oficializam namoro

Covid-19: Justiça manda Manaus informar diariamente lista de vacinados

Música de término: descubra qual representa o seu signo
Política MT


Deputado condena quem critica Bolsonaro e anuncia saída do ‘PSL infiel’
O deputado estadual Sílvio Fávero (PSL), bolsonarista convicto, em conversa com jornalistas na sexta-feira (22), durante entrega de 250 viaturas...


Botelho diz que BRT é fato consumado e que é preciso união para resolver “aquele problemão”
FLÁVIO GARCIA/ Especial para ODOC O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (DEM), em fala com jornalistas...


Comissão de Segurança da ALMT garante reforma da Delegacia de Nortelândia
Deputado Delegado Claudinei garantiu a reforma do prédio da Delegacia de Nortelândia Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS O deputado estadual...
Policial


Polícias Civil e Militar frustam festa promovida por facção criminosa e fecham ponto de venda de drogas
Assessoria | Polícia Civil-MT A Polícia Civil e Polícia Militar de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá)...


Foragido da Justiça de Rondônia tem prisão cumprida em Comodoro
Assessoria | Polícia Civil-MT Um procurado da Justiça do Estado de Rondônia teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia...


Governador e primeira-dama discutem ações de enfrentamento à violência contra a mulher
Reunião ocorreu com a deputada federal Rosa Neide e diversas representantes de entidades e órgãos que atuam em defesa dos...
Mato Grosso


Domingo (24): Mato Grosso registra 208.088 casos e 4.968 óbitos por Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste domingo (24.01), 208.088 casos confirmados da Covid-19 em...


Remessa com 24 mil doses da vacina de Oxford será destinada aos trabalhadores da saúde
O Governo de Mato Grosso recebeu, neste domingo (24.01), 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O quantitativo foi encaminhado pelo...


(Atualizada) – Avião com as 24 mil doses da vacina de Oxford/ Índia aterrissa em Mato Grosso
REDAÇÃO O governo de Mato Grosso recebeu, neste domingo (2401), 24 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. O quantitativo foi encaminhado...
Esportes


Guarani luta, mas perde com gol no fim para o Avaí fora de casa
Jogando fora de casa, o Guarani perdeu para o Avaí na noite de sábado, por 2 a 1 na Ressacada,...


América não supera o Confiança e empata sem gols
O América empatou em 0 a 0 com o Confiança-SE, em Aracaju, mais uma vez sofrendo com erro da arbitragem...


Vasco derrota o Atlético-MG em São Januário
O Vasco venceu o Atlético Mineiro pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro por 3 a 2. Os gols vascaínos foram...
Entretenimento


Jojo Todynho conta que já mandou nude no grupo da família sem querer
Redação Jojo Todynho Na tarde deste domingo, a ganhadora da última A Fazenda, Jojo Todynho contou que já mandou uma...


Marcela Mc Gowan e a cantora Luiza oficializam namoro
Divulgação Marcela McGowan e a namorada, a cantora Luiza Era uma relação sem rótulos, mas agora a ex-BBB Marcela Mc...


Influenciadora ‘trolla’ Anitta e recebe resposta atravessada
Divulgação Morgana Santana e Anitta Com um milhão de seguidores no Instagram , Morgana Santana levou um susto ao receber...
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso20/01/2021 - 16:28
Valtenir Pereira consegue em Brasília garantia da ANM para nova licitação sobre PLGs e tranquiliza cooperativas de garimpeiros em MT
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:38
Por conta da família e de olho nas empresas, Frical não vai disputar eleição no ano que vem
-
Policial20/01/2021 - 16:25
Falsa médica é flagrada pela Polícia Civil fazendo botox e harmonização em clínica em Cuiabá
-
Esportes21/01/2021 - 16:27
Em Porto Alegre, América inicia preparação para jogo contra o Confiança
-
Jurídico18/01/2021 - 13:49
Intercâmbio no STF: inscrições são prorrogadas até 22/1
-
Geral18/01/2021 - 11:40
Novo decreto proíbe shows, festas e confraternizações em MT; bares terão que funcionar com 50% da capacidade
-
Registro Geral19/01/2021 - 12:55
Emanuelzinho pode recuar para deputado estadual e mirar presidência da AL, em 2022
-
Geral18/01/2021 - 18:20
Várzea Grande firma parceria com Estado para “construir uma casa por dia” em 4 anos