COMPROMISSO

Ministro garante a Jayme Campos cursos de medicina e enfermagem para Mato Grosso

· 2 minutos de leitura
Ministro garante a Jayme Campos cursos de medicina e enfermagem para Mato Grosso
Cursos de Medicina para Sinop e de Enfermagem para Várzea Grande deverão funcionar já a partir do próximo ano letivo, segundo o senador mato-grossense

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a implantação de mais dois cursos universitários em Mato Grosso: um para o município de Sinop, no Norte do Estado, onde será ampliada a oferta para aqueles que querem cursar Medicina; e outra para Várzea Grande, que passará a ter um curso para aqueles estudantes que desejam cursar Enfermagem. O comunicado foi feito ao senador Jayme Campos (União-MT), durante audiência no MEC, nesta terça-feira, 14.

O curso de Medicina em Sinop será implantado pela Faculdade de Ciências da Saúde ‘Dr. Osvaldo Fortini’ (Faciso), que já conta com o curso de Saúde Coletiva no município. O curso ofertará 60 vagas e deverá atender uma forte demanda de estudantes, que buscam essa formação acadêmica “em uma das regiões mais promissoras do Brasil”. O polo de Sinop é constituído por 40 municípios.

De acordo com o projeto aprovado pelo MEC, o curso deverá dispor de 37 docentes para os três primeiros anos, com 89% deles com titulação ‘stricto sensu’ obtidas em programas reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação. A infraestrutura física contará com espaços e insumos para operacionalização do curso em alto nível.

“Foram quase quatro anos de intenso trabalho para fazer com que Sinop e o norte de Mato Grosso como um todo, pudesse dispor desse curso de Medicina. Por isso, estamos celebrando essa vitória, que é muito importante para o desenvolvimento da região” – frisou o senador.

Já o curso superior de Enfermagem em Várzea Grande, será mantido pela União Centro Educacional Interdisciplinar do Brasil, a Uniceib. Segundo o professor José Olímpio dos Santos, o curso aserá fundamental para o atendimento da clientela estudantil da Baixada Cuiabana e será voltado a comunidades indígenas e quilombolas. Atualmente, o centro educacional atende apenas alunos interessados na formação de técnico em enfermagem.

Responsável pela criação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), que hoje oferece mais de 35 cursos de graduação em 13 campi, além de mestrado e doutorado, Jayme Campos fez questão de reafirmar seu compromisso com a educação “Em toda minha vida pública apoiei a pauta do ensino de qualidade para nossa população e esse é o caminho que o Brasil deve continuar trilhando” – afirmou.

“Hoje, ao ver novos cursos e novas instituições florescendo em nosso Estado, renovo minha convicção de que investir em educação é investir no futuro. É garantir oportunidades aos nossos jovens, é gerar desenvolvimento regional, é fortalecer a ciência e o conhecimento como motores de um Brasil mais competitivo e humano”.

Os cursos de Medicina, em Sinop, e de Enfermagem, em Várzea Grande, deverão funcionar já à partir do ano próximo ano.