Política MT
Ministro do TCU afirma que a AMM pode se tornar modelo de governança para outros estados
A convite do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Neurilan Fraga, o ministro do Tribunal de Contas da União – TCU, Augusto Nardes, visitou a sede da instituição na tarde desta segunda-feira (8), conheceu a equipe técnica e os serviços prestados pela Associação aos municípios. Nardes, que estava acompanhado pelo desembargador Marcos Machado, veio a Cuiabá para ministrar aula magna inaugural de capacitação sobre Política Públicas e Governança, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso.
O ministro, que ocupa o cargo desde 2005, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela AMM, cuja atuação poderá servir de modelo de governança para outros estados. “Eu, que proponho a implantação da governança na nação, vejo que Mato Grosso, através da AMM, pode ser um bom exemplo, uma boa modelagem e uma boa prática de governança, bem feita e executada por uma liderança que tem capacidade intelectual para passar essa boa prática para outros estados”, assinalou.
Nardes ressaltou o alcance institucional e técnico da Associação, que presta serviços aos municípios em várias áreas, como a elaboração de projetos para captação de recursos e execução de obras de infraestrutura. “Fiquei impressionado positivamente com a AMM, porque já conheço outras associações e acho que é a primeira que eu vejo que presta um serviço diretamente para os prefeitos, fazendo projetos e auxiliando os municípios”, destacou, apontando a carência técnica de muitas prefeituras.
“Temos muitos municípios que não têm estrutura suficiente com arquitetos, engenheiros e especialistas em todas as áreas para fazer projetos. Essa é uma carência na nação brasileira e eu, que percorro o Brasil todo fazendo esse trabalho de orientação para melhorar a governança, vejo que o presidente Neurilan Fraga tem uma liderança estadual e um trabalho de competência, de excelência e busca fazer isso de forma bastante disciplinada”, frisou Nardes.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, afirmou que a avaliação positiva do ministro é motivo de orgulho para toda a equipe da Associação. “A governança é um instrumento de fortalecimento da administração pública e é para isso que trabalhamos. Buscamos continuamente aprimorar nossa atuação técnica e institucional para melhorar a gestão dos municípios, possibilitando o aumento da eficiência, a melhoria dos indicadores locais e dos resultados para a população”, ressaltou.
Durante a visita na AMM, o ministro conheceu a equipe técnica de vários setores, como a coordenação geral, coordenação de projetos, coordenação jurídica, gerência de comunicação, apoio aos municípios, capacitação, consultoria contábil, entre outros. Com quase quatro décadas de existência, a Associação contribuiu de forma decisiva para melhorar a situação financeira e administrativa dos municípios, buscando fortalecer a autonomia e a independência dos entes municipais. Desde a sua fundação, em 1983, a instituição atua para fortalecer os entes locais, que passaram a contar com uma estrutura forte e comprometida com a defesa das bandeiras municipalistas.
-
Política MT05/12/2024 - 16:30
Mais votado, promotor Rodrigo Fonseca é nomeado pelo governador para o comando do Ministério Público
-
Política MT06/12/2024 - 20:50
Alvo de operação da Polícia Federal por suposto desvio de recursos, secretária adjunta pede exoneração
-
Opinião04/12/2024 - 13:10
BRUNA GHETTI – Hábitos saudáveis para mulheres 40+: desafios e ressignificações
-
Policial10/12/2024 - 09:10
Dona de farmácia em Cuiabá, irmão e cunhada de líder de facção são alvos da PC por tráfico e lavagem
-
Policial10/12/2024 - 10:50
Vídeo mostra execução de empresário dentro de Hilux em MT; esposa ficou ferida
-
Geral07/12/2024 - 08:02
Casal é flagrado fazendo sexo dentro de escola em Sinop; vídeo viraliza nas redes sociais
-
Política MT07/12/2024 - 18:00
Grupo de vereadores descarta apoio a Paula Calil na disputa pela presidência da Câmara de Cuiabá
-
Política MT10/12/2024 - 09:25
TCE quer reunião entre prefeitos, Abílio e Flávia para evitar colapso na saúde de Cuiabá e Várzea Grande