conecte-se conosco


Geral

Ministério Público, Secretaria de Segurança e Polícia Civil fortalecem parceria no combate ao crime

Publicado

O acordo foi formalizado nesta segunda-feira durante reunião realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil vão compartilhar dados, informações e conhecimentos técnicos para garantir maior eficiência e efetividade nas ações de segurança pública, persecução penal e atividades de inteligência. O acordo foi formalizado nesta segunda-feira (15), durante reunião realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça.

A partir de agora, as soluções tecnológicas serão desenvolvidas ou aprimoradas com base em estruturas já existentes. No âmbito do Ministério Público, o trabalho será coordenado pelo Centro de Apoio Operacional – CAOP/CSI, que tem à frente o promotor de Justiça Rubens Alves de Paula.

“Ninguém faz inteligência de forma isolada, não adianta ser excepcional, mesmo assim não será possível combater o crime organizado. Temos que quebrar paradigmas com relação à necessidade de fazermos termos de cooperação para acessar dados e conhecimentos. Essa parceria é o primeiro passo rumo a essa conquista. Fazemos parte de um sistema de Justiça e o trabalho em conjunto é fundamental para combatermos a lavagem de dinheiro, a corrupção, evasão de divisas, entre outros crimes”, ressaltou o coordenador do CAOP/CSI.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a área de segurança não é uma questão de governo, mas de Estado. “As operações multiagências cada vez se tornam mais necessárias. A troca de procedimentos e de informações facilita o trabalho de todo mundo. O dia em que todos se sentirem confortáveis em ter um espaço adequado para cada um operar, a tendência é crescermos. Temos que ser altruístas no que diz respeito ao apadrinhamento de determinados serviços”, destacou o secretário.

O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, enfatizou a importância da retroalimentação de informações entre as instituições. “Nós temos que ter um sistema de inteligência funcionando e para isso é necessário o compartilhamento de informações de todos os órgãos. Está na hora de pararmos de pensar corporativamente, marcando espaços, quando o que mais a sociedade espera é por resultados”, disse.

O delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende enfatizou a confiança depositada no Ministério Público e lembrou que as duas instituições já trabalham em parceria em outras frentes. “Temos que fomentar o desenvolvimento da Justiça e buscar o que for melhor para a sociedade. Nós temos total convicção de que estamos no caminho certo e podem contar sempre com a Polícia Civil”, afirmou.

“A inteligência nada mais é do que você poder converter as informações e poder fazer uso dessas informações. A partir do momento em que a gente não compartilha, ou deixa de compartilhar, você não coopera. É nesse sentido que este termo vem coroar esse trabalho”, acrescentou Wylton Massao Ohara, secretário-adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Após longo período de seca, baixa umidade do ar e calor, Cuiabá registra chuva e queda de temperatura

Publicado

Chuvas devem continuar até quinta-feira com temperatura mínima de 14 graus [Foto -Internauta]

Cuiabá registrou chuva nesse domingo (7) após 49 dias de tempo seco e altas temperaturas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão desta semana é de tempo chuvoso na capital e em todo o estado.

No domingo (7), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), registrou cerca de 4,2 mm de chuva no Bairro Jardim Leblon, na capital. Já na manhã desta segunda-feira (8), alguns bairros de Cuiabá já registraram mais de 14 mm de chuva.

Interior

Durante a semana, a previsão aponta para probabilidade de chuva até a quinta-feira, com temperatura entre 12ºC e 34ºC. No município Salto do Céu, a 383 km de Cuiabá, foram registrados 20 mm de chuva no domingo. Já em Campo Novo do Parecis (MT) o acumulado foi de 5,0 mm.

A chuva chegou até 2,8 mm no município de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, e 2,8 mm em Pontes e Lacerda.

Temperatura

Mato Groso tem previsão de queda na temperatura a partir desta segunda-feira (8), com mínima de 22° C e máxima de 33° C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Cuiabá, na terça-feira (9), o Inmet indica mínima de 19 C° e máxima de 27 C°. Já na quinta-feira (11), os termômetros chegam a 14 C° e 27° C.

No município de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, na quarta-feira (10), a temperatura pode chegar a 11° C e máxima de 25° C. Em Rondonópolis os termômetros devem registrar mínima de 13° C e máxima de 27° C.

 

Continue lendo

Geral

Operação da Lei Seca termina com 16 pessoas presas por embriaguez ao volante

Publicado

Ao todo, 87 veículos foram fiscalizados na Avenida Tenente Coronel Duarte, em Cuiabá 

A Operação Lei Seca realizada na madrugada de sábado (6) resultou na prisão de 16 motoristas embriagados em Cuiabá e 87 veículos abordados. Além das autuações por consumo de álcool e direção, 22 pessoas vão responder por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 15 por dirigir sem ter CNH, duas por se recusarem a fazer o “bafômetro” e outras nove por razões diversas.

A polícia também comunicou que prendeu uma pessoa que estava com um mandado de prisão em aberto. Ainda foram recolhidas 12 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 49 veículos foram apreendidos e encaminhados ao Pátio Municipal.

A ação da Polícia Militar e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), entre outros órgãos, ocorreu na Avenida Tenente Coronel Duarte, no Bairro Dom Aquino.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana