Geral
Ministério Público, Secretaria de Segurança e Polícia Civil fortalecem parceria no combate ao crime

O acordo foi formalizado nesta segunda-feira durante reunião realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Civil vão compartilhar dados, informações e conhecimentos técnicos para garantir maior eficiência e efetividade nas ações de segurança pública, persecução penal e atividades de inteligência. O acordo foi formalizado nesta segunda-feira (15), durante reunião realizada na sede da Procuradoria Geral de Justiça.
A partir de agora, as soluções tecnológicas serão desenvolvidas ou aprimoradas com base em estruturas já existentes. No âmbito do Ministério Público, o trabalho será coordenado pelo Centro de Apoio Operacional – CAOP/CSI, que tem à frente o promotor de Justiça Rubens Alves de Paula.
“Ninguém faz inteligência de forma isolada, não adianta ser excepcional, mesmo assim não será possível combater o crime organizado. Temos que quebrar paradigmas com relação à necessidade de fazermos termos de cooperação para acessar dados e conhecimentos. Essa parceria é o primeiro passo rumo a essa conquista. Fazemos parte de um sistema de Justiça e o trabalho em conjunto é fundamental para combatermos a lavagem de dinheiro, a corrupção, evasão de divisas, entre outros crimes”, ressaltou o coordenador do CAOP/CSI.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a área de segurança não é uma questão de governo, mas de Estado. “As operações multiagências cada vez se tornam mais necessárias. A troca de procedimentos e de informações facilita o trabalho de todo mundo. O dia em que todos se sentirem confortáveis em ter um espaço adequado para cada um operar, a tendência é crescermos. Temos que ser altruístas no que diz respeito ao apadrinhamento de determinados serviços”, destacou o secretário.
O procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira, enfatizou a importância da retroalimentação de informações entre as instituições. “Nós temos que ter um sistema de inteligência funcionando e para isso é necessário o compartilhamento de informações de todos os órgãos. Está na hora de pararmos de pensar corporativamente, marcando espaços, quando o que mais a sociedade espera é por resultados”, disse.
O delegado-geral da Polícia Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende enfatizou a confiança depositada no Ministério Público e lembrou que as duas instituições já trabalham em parceria em outras frentes. “Temos que fomentar o desenvolvimento da Justiça e buscar o que for melhor para a sociedade. Nós temos total convicção de que estamos no caminho certo e podem contar sempre com a Polícia Civil”, afirmou.
“A inteligência nada mais é do que você poder converter as informações e poder fazer uso dessas informações. A partir do momento em que a gente não compartilha, ou deixa de compartilhar, você não coopera. É nesse sentido que este termo vem coroar esse trabalho”, acrescentou Wylton Massao Ohara, secretário-adjunto de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública.


Geral
Após longo período de seca, baixa umidade do ar e calor, Cuiabá registra chuva e queda de temperatura

Chuvas devem continuar até quinta-feira com temperatura mínima de 14 graus [Foto -Internauta]
No domingo (7), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), registrou cerca de 4,2 mm de chuva no Bairro Jardim Leblon, na capital. Já na manhã desta segunda-feira (8), alguns bairros de Cuiabá já registraram mais de 14 mm de chuva.
Interior
Durante a semana, a previsão aponta para probabilidade de chuva até a quinta-feira, com temperatura entre 12ºC e 34ºC. No município Salto do Céu, a 383 km de Cuiabá, foram registrados 20 mm de chuva no domingo. Já em Campo Novo do Parecis (MT) o acumulado foi de 5,0 mm.
A chuva chegou até 2,8 mm no município de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, e 2,8 mm em Pontes e Lacerda.
Temperatura
Mato Groso tem previsão de queda na temperatura a partir desta segunda-feira (8), com mínima de 22° C e máxima de 33° C. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em Cuiabá, na terça-feira (9), o Inmet indica mínima de 19 C° e máxima de 27 C°. Já na quinta-feira (11), os termômetros chegam a 14 C° e 27° C.
No município de Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá, na quarta-feira (10), a temperatura pode chegar a 11° C e máxima de 25° C. Em Rondonópolis os termômetros devem registrar mínima de 13° C e máxima de 27° C.
Geral
Operação da Lei Seca termina com 16 pessoas presas por embriaguez ao volante

Ao todo, 87 veículos foram fiscalizados na Avenida Tenente Coronel Duarte, em Cuiabá
A Operação Lei Seca realizada na madrugada de sábado (6) resultou na prisão de 16 motoristas embriagados em Cuiabá e 87 veículos abordados. Além das autuações por consumo de álcool e direção, 22 pessoas vão responder por conduzir veículo sem registro ou não licenciado, 15 por dirigir sem ter CNH, duas por se recusarem a fazer o “bafômetro” e outras nove por razões diversas.
A polícia também comunicou que prendeu uma pessoa que estava com um mandado de prisão em aberto. Ainda foram recolhidas 12 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 49 veículos foram apreendidos e encaminhados ao Pátio Municipal.
A ação da Polícia Militar e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), entre outros órgãos, ocorreu na Avenida Tenente Coronel Duarte, no Bairro Dom Aquino.
-
Registro Geral01/08/2022 - 16:57
Por negar apoio ao irmão, Jayme pede a cabeça de secretário ao prefeito de VG
-
Policial03/08/2022 - 07:40
Quadrilha que aplica golpes pela internet em MT e outros estados é presa pela PC em Cuiabá e VG
-
Registro Geral01/08/2022 - 17:06
Riva joga pesado, Max abre o cofre e Botelho amplia base por disputa do 1º lugar
-
Policial01/08/2022 - 12:05
Enfermeira é morta a facadas durante discussão com filho de 18 anos em casa em Várzea Grande
-
Registro Geral01/08/2022 - 17:01
Emanuel se empolga com primo e pode lançar Lilo Pinheiro para enfrentar governador
-
Registro Geral01/08/2022 - 17:11
Ex-chefe da Casa Civil vai coordenar a campanha de reeleição de Mauro Mendes
-
Mato Grosso01/08/2022 - 16:10
Ministro da Educação visita MT e Wellington quer garantir curso de Medicina em Barra
-
Mato Grosso03/08/2022 - 08:35
Pacote de R$ 180 milhões lançado por Dorner em Sinop, tem escola tempo integral; Obras começam na próxima semana