Geral
Ministério Público ganha nova sede no Centro Político de Várzea Grande

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, destacou que a nova sede possibilitará aos promotores de Justiça e servidores um atendimento mais eficiente à população
Os quase 300 mil habitantes que residem em Várzea Grande, segunda maior cidade do estado, contam com uma nova sede das Promotorias de Justiça, bem mais ampla, moderna e acessível. A inauguração foi realizada no final da manhã desta segunda-feira (30), com a participação de representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, Senado Federal, Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, entre outras instituições.
O novo prédio está localizado na região do Chapéu do Sol, próximo ao Fórum. O local deve se transformar no Centro Político Administrativo do município. O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior, destacou que a nova sede possibilitará aos promotores de Justiça e servidores um atendimento mais eficiente à população.
“Estamos aqui para atender ao cidadão. A nossa razão de existir é o cidadão que bate às nossas portas, que ele não saia daqui sem ser atendido, sem falar com o promotor ou promotora de Justiça”, enfatizou.
O coordenador das Promotorias de Justiça de Várzea Grande, promotor de Justiça Marcelo Malvezi, lembrou que a construção de uma nova sede era uma reivindicação antiga e que o propósito sempre foi o de servir melhor a população. “A nossa missão é buscar assegurar a aplicação da legislação para correção das injustiças. Com esta nova sede, teremos melhores condições para cumprirmos a nossa missão”, afirmou.
A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides Kneip, disse ter certeza que a sede das Promotorias de Justiça de Várzea Grande se transformará em um espaço de acolhimento e da Justiça. “Que essa casa seja esse local de luz. Que a nova sede não ocupe apenas a primeira posição no ranking de beleza e estrutura, mas que continue sendo a melhor na verdadeira aplicação da justiça”, ressaltou.
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, lembrou que o novo prédio é moderno, amplo e dotado de acessibilidade para atender com mais conforto a população do município. “Parabenizamos a todos os atores que contribuíram para a viabilização desta obra”, disse.
O senador Jayme Veríssimo de Campos também enalteceu a qualidade da obra, destacando que o espaço proporciona condições adequadas para que os integrantes do Ministério Público prestem um serviço de qualidade à população. “As instalações são importantes, mas os serviços que serão prestados aqui são fundamentais”, observou.
A promotora de Justiça auxiliar da Corregedoria-Geral do MPMT, Regilaine Magali Bernardi Crepaldi, que na solenidade representou o corregedor-geral João Augusto Veras Gadelha, destacou que as novas instalações serão um motivo a mais para continuar levando à sociedade o que ela espera.
Retrospectiva – O presidente da Associação Mato-Grossense do Ministério Público (AMMP) e promotor do Júri em Várzea Grande, Mauro Benedito Pouso Curvo, fez um resgate histórico sobre as tratativas realizadas para viabilização da construção da nova sede.
Lembrou que em 2009, logo após a inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá, o então procurador-geral de Justiça, Marcelo Ferra de Carvalho, o chamou e repassou a missão de viabilizar a construção das novas sedes das promotorias de Várzea Grande e de Rondonópolis.
“Na ocasião, eu era secretário-geral do MP e procurei o prefeito, que na época era o Tião da Zaeli. Conversamos e surgiu a ideia de tentarmos levar todo o sistema de justiça para uma nova área, com muito mais espaço, no Chapéu do Sol. Procurei o proprietário da área, Juarez Ductievicz, e o presidente do TJ na ocasião, o desembargador Rubens de Oliveira, e iniciamos as discussões”, relembrou.
Segundo ele, a doação da área foi efetivada em 2011 e a única condição imposta pelo doador foi que se estabelecesse prazo para conclusão da obra. “Em 2019 conseguimos recursos para começar a sede, mas com a pandemia, tivemos que adiar o prazo para conclusão da obra. Hoje eu me sinto como alguém que construiu uma casa e reúne os amigos para inaugurar”, finalizou.
A construção da nova sede das Promotorias de Justiça é resultado do trabalho realizado nas gestões dos procuradores-gerais de Justiça Marcelo Ferra de Carvalho, Paulo Roberto Jorge do Prado, José Antônio Borges Pereira e Deosdete Cruz Júnior.
Mesa de honra – Também compuseram o dispositivo de honra da cerimônia o conselheiro do CNMP, Ângelo Fabiano Farias da Costa; o procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes; o deputado estadual Fabinho Tardin; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pedro Paulo Tolares; a defensora pública-geral de MT, Maria Luziane Ribeiro de Castro; o presidente da subseção da OAB em Várzea Grande, Rodrigo Geraldo Ribeiro Araújo; o secretário-geral do MPMT, Adriano Augusto Streicher de Souza; o presidente do Sindicato dos Servidores do MPMT, Eziel Campos; e o empresário doador do terreno onde a sede foi construída, Juarez Ductievicz.


-
NO COMANDO GERAL/ TV CUIABÁ22/11/2023 - 13:35
PC prende um dos autores de duplo homicídio de irmãos em festa após discussão por cadeira
-
Política MT21/11/2023 - 15:30
Governador cita armadilhas na Reforma Tributária e alerta que “MT vai perder boa parte da arrecadação”
-
Agro News21/11/2023 - 18:45
Cadeia de custódia da madeira de MT é apresentada ao mercado asiático em Fórum Global
-
Política MT23/11/2023 - 18:40
Justiça condena ex-governador e mais três por desvio de R$ 7 milhões; seis pessoas são absolvidas
-
Geral21/11/2023 - 18:50
Estado investe R$ 62 milhões e finaliza novo trecho de asfalto de rodovias que facilita escoamento de produção
-
Política MT19/11/2023 - 18:18
Vice-prefeito de Cuiabá detona secretário da Limpurb: fico triste ao andar pelas ruas
-
Mato Grosso25/11/2023 - 18:20
Moradores comemoram entrega de 50 casas pelo Estado através do SER Família Habitação
-
Política MT25/11/2023 - 18:40
Tensão para definir candidato em Cuiabá pode levar a debandada de deputados do União, diz Júlio Campos