conecte-se conosco


Internacional

MIke Pompeo: Irã é responsável por ataques na Arábia Saudita

Publicado

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que o Irã é responsável pelos ataques do dia 14 de setembro a instalações petrolíferas da Arábia Saudita. Ele fez o comentário durante visita ao Oriente Médio para investigar os ataques.

Em entrevista nos Emirados Árabes, após visita à Arábia Saudita, ele afirmou que os Estados Unidos (EUA) querem uma solução pacífica para a questão, mas que Washington deverá impor mais sanções contra o Irã.

Teerã tem repetidamente negado as alegações dos EUA. Os rebeldes houthi no Iêmen, que são contra o governo e apoiados pelo Irã, assumiram a responsabilidade pelos ataques.

O chanceler do Irã, Mohammad Javad Zarif, disse à CNN, nessa quinta-feira (19), que caso as Forças Armadas americanas ou sauditas ataquem o país, as consequências poderão ser “uma guerra em grande escala”.

As Nações Unidas planejam enviar uma equipe para investigar os ataques na Arábia Saudita e, por sua vez, o governo saudita disse que vai cooperar com essas investigações.

Leia Também:  Argentina busca renegociar prazos da dívida com o FMI

*Emissora pública de televisão do Japão

Edição:

Fonte: EBC Internacional
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Internacional

Ativista é esfaqueado em Hong Kong

Publicado

Em Hong Kong, um jovem de 19 anos que estava distribuindo folhetos sobre um protesto pró-democracia foi esfaqueado várias vezes no início da noite desse sábado (19).

Segundo a polícia e a imprensa locais, o jovem foi levado às pressas para um hospital, onde se encontra em estado grave.

O jovem distribuía panfletos pedindo a participação das pessoas numa grande passeata de protesto programada para hoje (20).

Segundo a polícia, um homem de 22 anos se entregou e foi preso como suspeito do ataque.

De acordo com uma testemunha, depois do ataque o homem com uma faca gritou: “Não mexa com Hong Kong. Ela é parte da China.”

Aumenta a ansiedade entre moradores de Hong Kong depois que ativistas pró-democracia se transformaram em alvos de ataques violentos.

Na última quarta-feira (16), um ativista havia sido atacado e seriamente ferido por vários homens.

*Emissora pública de televisão do Japão

 

Edição:

Fonte: EBC Internacional
Continue lendo

Internacional

Após protestos, Chile põe Exército nas ruas

Publicado

Três mortos, mais de 300 detidos e uma onda de incêndios e saques. Diante de protestos violentos, a capital do Chile, Santiago, amanheceu patrulhada por militares, o que não acontecia desde o final da ditadura do general Augusto Pinochet, em 1990.

Quase 10 mil membros das Forças Armadas estão nas ruas da capital. Após o presidente chileno, Sebastián Piñera, decretar estado de emergência, Santiago e outras regiões do país, como Valparaíso e Concepción, estão sob toque de recolher.

As primeiras manifestações começaram de forma pacífica no dia 14 contra o aumento de preço do metrô de Santiago, que passaria do equivalente a US$ 1,12 para US$ 1,16. Ontem (19), o governo anunciou a suspensão do reajuste.

Desde sexta-feira (18), entretanto, os protestos se intensificaram e os chilenos expressam insatisfação com as políticas do governo Piñera, com o sistema previdenciário chileno, administrado por empresas privadas, o custo da saúde, o deficiente sistema público de educação e os baixos salários em relação ao custo de vida.

 

Leia Também:  Mudança climática ameaça produção de alimentos, alerta ONU

*Com informações da RTP (televisão pública de Portugal).

Edição: Lílian Beraldo

Fonte: EBC Internacional
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana