conecte-se conosco


Curiosidades

Microrganismos bizarros ajudam cientistas a decifrar origens da vida na Terra

Publicado

source

Planeta


Microrganismos encontrados podem explicar origem da vida na Terra arrow-options
undefined

Microrganismos encontrados podem explicar origem da vida na Terra


Microrganismos que respiram enxofre e se alimentam de pirita (chamada de “ouro de tolo”) em cavernas foram encontradas a milhares de metros abaixo da superfície da Terra. A descoberta, publicada recentemente na revista “ Geomicrobiology Journal ” e noticiada no site NBC News , tem, segundo cientistas, o potencial de desvendar os segredos de como a vida começou na Terra e como ela pode existir em outros planetas .

Preservada intacta por 2 bilhões de anos, a Mina Kidd, de zinco e cobre, está a mais de 560 km a noroeste de Toronto (Canadá) e atinge cerca de 2.400 metros de profundidade. É a área mais funda já explorada em terra por seres humanos e lar do mais antigo reservatório conhecido de água do planeta .

Leia também: Fim dos testes com animais? Laboratório de pele humana funciona no Rio

Embora a mina tenha ficado isolada do mundo , em permanente escuridão, a vida continuou a prosperar ali. Pesquisadores da Universidade de Toronto, liderados pela geóloga Barbara Sherwood Lollar, descobriram recentemente que organismos unicelulares conseguiram sobreviver nas águas da mina. Sua alimentação provém das substâncias químicas produzidas pela interação entre o reservatório e as rochas circundantes.

Leia Também:  Maior águia do mundo, harpia já perdeu mais de 40% da sua área de habitat

Uma das curiosidades da descoberta é que a pirita sustenta as formas de vida, as quais evoluíram sem necessidade de oxigênio ou luz solar.

Leia também: Ácaros prejudiciais à saúde são minoria

Leia também: Nasa encontra material orgânico em rochas de Marte, o que pode ser sinal de vida

“É um sistema fascinante, onde os organismos estão literalmente comendo ouro de tolo para sobreviver”, disse Sherwood Lollar à NBC News. “O que estamos descobrindo é tão emocionante – é como ‘ser criança de novo’.”

Biosfera das profundezas

A descoberta ajuda a desvendar o quebra-cabeça de como os organismos de águas profundas podem sobreviver enquanto os cientistas analisam cavernas escondidas e outras áreas para compreender a biosfera das profundezas da Terra – apelidada de “Galápagos subterrâneas”.

Por causa dos baixos níveis de energia disponíveis para os microrganismos , seu metabolismo diminuiu drasticamente, deixando-os sobreviver potencialmente por milhares de anos sem mudar. É uma janela para o mundo biológico antigo.

A equipe de Sherwood Lollar está agora procurando sequenciar os genes dos organismos , que serão comparados com outros no subsolo para ver se compartilham uma árvore genealógica e quão diferentes são uns dos outros. O estudo poderá ajudar a ciência a decifrar o segredo de onde e como a vida começou na Terra.

Leia Também:  ‘Casa mais assustadora do mundo’ paga R$ 77 mil para quem não pedir para sair

Charles Darwin imaginou que o início poderia ter ocorrido em um pequeno lago quente, mas “não há absolutamente nenhuma razão para que não possa ter sido uma fratura pequena e quente”, disse Sherwood Lollar. De várias maneiras, ela observou, micróbios que respiram enxofre, vivendo sob grossas camadas protetoras de rocha, seriam bem adequados às condições brutais do nosso planeta quando jovem.

Criaturas das profundezas também poderão ajudar os cientistas a entender como a vida alienígena poderia sobreviver em outros planetas onde o oxigênio não está facilmente acessível.

Fonte: IG Curiosidades
publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Curiosidades

Cobra de 20kg cai do teto após dez anos vivendo em spa

Publicado

source
cobra píton arrow-options
Divulgação / Visualhunt

Cobra píton encontrada no spa tem cerca de 4 metros e 20 kg

Uma cobra píton de cerca de quatro metros e 20 kg caiu do teto de um spa na China. O incidente aconteceu na última terça-feira (12) em um complexo de entretenimento na província de Guangdong, no sul do país. 

Leia também: Homem é morto por tigre em plantação de café

O dono do spa afirmou à estação de rádio e TV Guangdong que já tinha ouvido histórias sobre a presença de um réptil no prédio há cerca de 10 anos. Três anos atrás, quando o edifício passou por reformas, pedreiros que trabalhavam na obra também relataram terem visto uma serpente.

“Vi pessoas falando sobre [a cobra], mas nunca vi isso pessoalmente”, disse o dono do spa , que preferiu não se identificar. Ele também afirmou que havia contratado pessoas para capturar a píton, mas os esforços foram em vão. Acredita-se que a serpente sobreviveu todo este tempo se alimentando de ratos.

Leia Também:  Americana ganha R$ 300 mil na loteria após passeio de domingo com cachorros

Leia também: ETs estão desligando armas nucleares, afirma especialista

Na última semana o animal foi encontrado por um funcionário do spa e a polícia então foi acionada. Após capturada, a cobra píton foi levada para um zoológico.

Fonte: IG Curiosidades
Continue lendo

Curiosidades

ETs estão desligando armas nucleares, afirma especialista

Publicado

source
ETs arrow-options
Creative Commons

Para Stephen Basset, governo dos Estados Unidos está escondendo verdade sobre OVNIs

Extraterrestres têm desligado e ligado armas nucleares para provar que elas são inúteis. É o que afirmam conspiracionistas que tentam “revelar a verdade” sobre ETs e OVNIs (objetos voadores não identificados.

Leia também: Vacas que foram levadas por furacão Dorian são encontradas vivas

Stephen Bassett, físico e fundador e diretor-executivo do Grupo de Pesquisa Paradigma (PRG, na sigla em inglês), que há anos se dedica a pressionar o governo dos Estados Unidos a revelar verdades sobre o tema, afirmou ao jornal Daily Star que várias pessoas testemunharam os ETs controlando facilmente as armas nucleares construídas por humanos.

Bassett reforça, porém, que não é preciso se assustar. Para ele, o fato de os alienígenas serem capazes de ligar e desligar os equipamentos nucleares não significa uma ameaça e sim uma mensagem sobre a inutilidade sobre estas armas. A ação seria, segundo o conspiracionista, um indicativo de que eles apoiam o desarmamento nuclear. 

“Eles desligaram nossas armas nucleares repetidamente, isso significa que eles são ruins?”, questiona Basset. Ele, que usa a definição da Marinha norte-americana para se referir aos OVNIs , chamando-os de Fenômenos Aéreos Não Identificados (UAP, na sigla original em inglês), não é o primeiro a defender esta teoria.

Leia Também:  Urso mata músico que coletava sons da natureza no Canadá

Leia também: Imagem de arrepiar mostra menina fantasma espiando garçonete

Em 2008, o ex-tenente da Força Aérea dos Estados Unidos Bob Jacobs deu uma entrevista ao programa de Larry King, na CNN , na qual afirmou que um objeto não identificado disparou um raio de luz contra um míssil que estava sendo testado.

Fonte: IG Curiosidades
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana