conecte-se conosco


Economia

Mercados da Europa ficam no azul: o PIB alemão subiu 0,2%

Publicado

source
Mercados da Europa ficam no azul: o PIB alemão subiu 0,2%
Ivonete Dainese

Mercados da Europa ficam no azul: o PIB alemão subiu 0,2%

Os mercados de ações europeus fecharam em campo positivo. Por lá, como nos demais, as expectativas estavam elevadas para as declarações de membros dos bancos centrais e também para a ata da última reunião do Comitê de Mercado Aberto – Fomc, do Federal Reserve. O resultado do PIB da Alemanha também ficou no radar.

O índice Stoxx Europe 600 ficou em alta de 0,63% aos 434.31. O FTSE-100, bolsa de Londres, ficou em alta de 0,51% aos 7.522. O FTSE MIB, bolsa de Milão, ficou em alta de 1,57% aos 24.250. O DAX-30, bolsa de Frankfurt, subiu 0,63% aos 14.007. O CAC-40, Paris, ficou em alta 0,73% aos 6.298. O Ibex 35, bolsa de Madri, ficou em alta 1,49% aos 8.760. O PSI-20, bolsa de Lisboa, ficou em alta de 0,88% aos 6.184.

Enquanto isso, na Alemanha, o PIB subiu 0,2% no 1T22 no comparativo trimestral. O que se viu foram ajustes de preços, variações sazonais e de calendário. Comparado com o 4T19, o início da crise da Covid-19, o PIB era de 0,9% menor.

O Destatis informou que isso corresponde aos resultados comunicados no dia 29 de abril de 2022. “A guerra na Ucrânia e a contínua pandemia de Covid-19 intensificaram as distorções existentes, incluindo interrupções nas cadeias de suprimentos e aumento dos preços”, disse o presidente do Destatis, Georg Thiel. “Apesar das difíceis condições de enquadramento na economia global, a economia alemã iniciou 2022 com um ligeiro crescimento”, continuou Thiel.

Para a Alemanha, ainda, a GfK está prevendo queda de 26,0 pontos no sentimento do consumidor para junho, alta de 0,6 ponto em relação a maio deste ano (revisado de -26,6 pontos).

Por fim, a presidente do Banco Central Europeu – BCE, Christine Lagarde, viu mais membros da instituição apoiando o plano de endurecer com a política monetária para trazer a inflação para a meta. Os juros estão pouco acima do território negativo e recentemente Lagarde estava mantendo o tom “dovish” sobre o assunto e que não queria cometer erros do passado. A chairman do BCE comandava o Fundo Monetário Internacional – FMI.

Se você gostou deste conteúdo e quer continuar por dentro do mundo dos investimentos, não se esqueça de clicar aqui

Entre no nosso grupo de trader

O post Mercados da Europa ficam no azul: o PIB alemão subiu 0,2% apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira .

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho

Publicado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês.

É o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado nesta semana pela Aneel <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-06/aneel-reajusta-bandeiras-tarifarias-em-ate-64>. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Bandeiras Tarifárias

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o SIN gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta não sofre qualquer acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos, que variam de R$ 2,989 (bandeira amarela) a R$ 9,795 (bandeira vermelha patamar 2) a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O Sistema Interligado Nacional é dividido em quatro subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte. Praticamente todo o país é coberto pelo SIN. A exceção são algumas partes de estados da Região Norte e de Mato Grosso, além de todo o estado de Roraima. Atualmente, há 212 localidades isoladas do SIN, nas quais o consumo é baixo e representa menos de 1% da carga total do país. A demanda por energia nessas regiões é suprida, principalmente, por térmicas a óleo diesel.

Edição: Claudia Felczak

Continue lendo

Economia

Comitê da Petrobras aprova nome de Caio Andrade para presidência

Publicado

O nome de Caio Mário Paes de Andrade foi aprovado, pelo Comitê de Elegibilidade da Petrobras, para a presidência da companhia. A informação foi divulgada em nota, na noite desta sexta-feira (24), após reunião do grupo.

“O Comitê de Elegibilidade se reuniu nesta data para analisar a indicação do Sr. Caio Mário Paes de Andrade para os cargos de conselheiro de administração e presidente da Petrobras com base nas regras de governança da companhia e legislação aplicável. Foi reconhecido pelo Comitê, funcionando como o Comitê de Elegibilidade previsto no artigo 21 do Decreto nº 8.945/16, por maioria, o preenchimento dos requisitos previstos na Lei nº 13.303/16, no Decreto nº 8.945/16 e na Política de Indicação de Membros da Alta Administração da Petrobras, bem como a não existência de vedações, para que a indicação do Sr. Caio Mário Paes de Andrade aos cargos de conselheiro de administração e presidente da companhia seja deliberada pelo Conselho de Administração”, informou a estatal.

Segundo a companhia, o detalhamento da manifestação do comitê poderá ser encontrado na íntegra da ata da reunião, que ficará disponível para consulta em até sete dias úteis no site do Relações com Investidores da Petrobras.

Edição: Claudia Felczak

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana