conecte-se conosco


Política MT

Mauro Mendes garante regularização de repasses da saúde e anuncia construção de 200 pontes de grande porte

Publicado

Governador garante que rigor na gestão propiciou melhora nas contas do Estado [F- Mayke Toscano]

O governador Mauro Mendes (DEM) demonstrou na manhã desta segunda-feira (13), durante a inauguração da Avenida Parque do Barbado, em Cuiabá, que está animado com a situação que colocou Mato Grosso em apenas um ano de gestão. Conforme Mendes, até final de janeiro não haverá nenhum município com dívida em atraso da sua gestão e os fornecedores pagos em dia.

“Nenhum município vai ter uma dívida dos repasses obrigatórios da nossa administração em relação a saúde. Há um ano atrás eram onze meses em atraso e já pagamos uma boa parte do atrasado que tinha dos anos de 2016, 2017 e 2018”, disse o governador, que fez questão de destacar a forma de atuação do seu governo.

“O que mudou em Mato Grosso: foi pago o FEX em 2018, de 2019, não. Caiu dinheiro do céu, não. O que aconteceu foi num passe de mágica, não. É trabalho sério, é honestidade na aplicação do recurso público, é economizar o tempo todo. Porque economia é importante, pois não há dinheiro que dê quando você gasta mal. E aí você começa entregar os resultados para a população”, afirmou.

E essa postura, conforme o governador, será a tônica do seu governo. “É assim que nós vamos continuar em 2020. Temos um planejamento extremamente ousado na área de infraestrutura para os próximos anos. Mas planejamento com os pés no chão. Não vendemos sonhos nem ilusões”, disse, acrescentando que há poucos dias o seu governo autorizou a contratação de projeto básico para a construção de mais de 200 pontes de grande porte no Estado para os próximos anos. “Estamos preparando e vamos soltar várias licitações, serão vários chamamentos”, adiantou.

Segundo Mauro Mendes, o governo até agora está investindo com recursos da fonte 100. “Até agora estamos investindo cem por cento de dinheiro do Estado de Mato Grosso. Vamos fazer aquilo que consegui fazer em Cuiabá. Entregar uma gestão equilibrada, com fornecedores pagos em dia. Mudamos a forma de administrar no Estado e a forma de relacionar com os nossos prestadores de serviço. E as coisas estão saindo, estão acontecendo. E a coisa mais básica e simples, é você pagar em dia o serviço dos prestadores de serviço”, afirmou.

Conforme Mendes, “em 2019 isso mudou radicalmente. É um dever nosso, mas muitas vezes o Poder Público não cumpre com o seu dever. Hoje, se uma medição é entregue na Secretaria de Infraestrura no dia 30, no máximo no dia 15, no mais tardar dia 20 do mês subseqüente, o dinheiro está sendo depositado de acordo com a aprovação da medição”. O governador observou que “isso permite a esses empreendedores, trabalhar com segurança, comprar melhor, pagar melhor e fazer com que as obras aconteçam dentro do padrão de qualidade que nós esperamos, que desejamos no Estado de Mato Grosso”.

Mendes disse que o governo precisou, para atingir o equilíbrio, tomar uma série de medidas. “Conseguimos durante 2019 implementar uma série de medidas, muitas incompreendidas, questionadas, mas é necessário fazer as mudanças. O que não poderia acontecer era Mato Grosso continuar na mesma direção e com os mesmos resultados que vinha colecionando até 2018. Eu lembro que em janeiro do ano passado nós tínhamos onze meses de atraso na saúde”.

O mesmo fato ocorria com os fornecedores, segundo Mendes. “Tínhamos fornecedores com oito, dez meses de atraso no pagamento. Tínhamos uma inadimplência com onze mil fornecedores no Estado de Mato Grosso. O balanço oficial do Estado trazia 3 bilhões e 575 milhões de reais de restos a pagar. Uma situação próxima de um colapso financeiro, por isso decretamos calamidade financeira naquele momento”, completou.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Avança processo de reabertura do Incra em Vila Bela

Publicado


.

Foto: Raul Bradock

Cumprindo agenda em Brasília na terça-feira (4), o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) afirmou que o processo de reabertura da unidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no município de Vila Bela, está em passo avançado.

A visita à capital federal ocorre na companhia do deputado Neri Geller (PP), líder da bancada federal de Mato Grosso na Câmara.

Uma  videoconferência com o  diretor de gestão estratégica do Incra em Brasília,  dr. Udo Gabriel Vasconcelos Silva, foi realizada ara tratar do assunto. A reunião foi remota devido aos cuidados de prevenção da Covid-19. 

“Estamos pleiteando para que o Incra reabra a unidade de Vila Bela, pois milhares de pessoas estão dependendo disso. O dr. Udo garantiu que terá um posicionamento sobre a unidade até o final de agosto”, assegurou Moretto.

Outras reuniões também foram realizadas em Brasília com o objetivo de trazer melhorias para a região Oeste e todo estado de Mato Grosso.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Política MT

Serviço social da Polícia Militar recebe homenagem na ALMT

Publicado


.

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Thiago Silva (MDB) apresentou uma Moção de Aplausos na Assembleia Legislativa em homenagem ao serviço social realizado pela Polícia Militar de Mato Grosso, nestes 13 anos desde a sua criação.

A equipe social da PM realiza orientações e encaminhamentos de saúde, como regulações no SUS (Sistema Único de Saúde), encaminhamentos psicológicos, apoios funerais, entre outros atendimentos aos polícias militares e seus familiares. Os serviços prestados incluem a saúde mental do policial e o acompanhamento de casos jurídicos entre outros.

“Queremos homenagear todos que contribuíram nesses 13 anos com o serviço social da PM, tão importante para o funcionamento da corporação”, disse Silva.

De acordo com o major Diego Tocantins, o trabalho da CAS, dentre outras atribuições, é de assistência social, viabilizando atendimentos na área de saúde (física, mental e espiritual), aos policiais e seus familiares diretos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: ALMT

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana