Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Geral

Médico e escritor cuiabano Ivens Scaff morre de câncer aos 72 anos; autoridades políticas lamentam

Publicado

O escritor, imortalizado pela Academia Mato-grossense de Letras, estava internado em um hospital de Brasília

O médico, poeta e escritor Ivens Cuiabano Scaff, morreu na madrugada desta quarta-feira (21). Ele tinha 72 anos e estava internado em um hospital de Brasília (DF). Ele faleceu em decorrência de complicações após uma cirurgia. Scaff lutava contra um câncer de fígado.

Ivens Scaff é cuiabano e se formou em Medicina na Universidade do Rio de Janeiro. Depois, fez pós-graduação na Universidade Federal de Mato Grosso. Médico do Sistema Único de Saúde (SUS), Ivens Scaff era um grande defensor da saúde pública e atuava ativamente no tratamento de infectados pelo HIV, sendo referência na área.

No Estado, também contribuiu significativamente com a literatura e poesia cuiabana, tendo sido imortalizado pela Academia Mato-grossense de Letras, onde era titular da cadeira 7 desde 2014. Entre suas obras estão títulos como “Kyvaverá”, “O amor são asas de Ícaro”, “Uma maneira simples de voar” e “Mil Maneiras”.

O Governo de Mato Grosso lamentou o ocorrido. “Foi com pesar que eu e minha esposa, Virginia, recebemos a notícia do falecimento do médico e escritor Ivens Scaff, uma personalidade importante do nosso Estado e que deixou sua marca na saúde e na literatura cuiabana. Pedimos que Deus console seus familiares e os amigos que sofrem com esta perda”, disse o governador Mauro Mendes.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), lamentou a morte de Scaff. “Minhas sinceras condolências aos familiares e amigos pela grande perda. Rogo a Deus para dar conforto à família enlutada!”, solidarizou.

Em nota, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), destacou o legado do médico e escritor. “Scaff foi uma figura marcante na nossa capital. Sempre muito atuante, ele contribuiu não apenas para a saúde pública como médico infectologista, mas também enriquecendo a cultura mato-grossense com sua poesia e literatura”, disse o prefeito.

“Neste momento de dor e consternação, prestamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de trabalho do Dr. Ivens Scaff. Que seu legado de dedicação à medicina, à literatura e à cultura de Cuiabá perdure como fonte de inspiração e orgulho para todos nós. Sua partida deixa um vazio imensurável em nossa cidade e em nossos corações. Para sempre será lembrado como uma pessoa sensível, acolhedora e carinhosa”, citou a primeira-dama Márcia Pinheiro.

Informações sobre o velório e o enterro serão divulgadas pela família em breve.

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana