conecte-se conosco


Mulher

Medicina do Estilo de Vida: mudar hábitos pode curar e prevenir doenças

Publicado


source

Alto Astral

Medicina do Estilo de Vida: mudar hábitos pode curar e prevenir doenças
Reprodução: Alto Astral

Medicina do Estilo de Vida: mudar hábitos pode curar e prevenir doenças

Estilo de vida é um tema que vem sendo amplamente discutido nos últimos tempos, pois, cada vez mais, as pessoas saem em busca de alternativas para levar uma vida mais saudável e equilibrada, principalmente aqueles que vivem em correria constante.

E a importância de adquirir e manter hábitos melhores para a saúde física, mental e emocional é tanta que o “lifestyle” se tornou uma possível especialização dentro da medicina. Agora, quem se formar como médico poderá optar por trabalhar com a chamada Medicina do Estilo de Vida.

Mas, afinal de contas, o que essa área propõe? A ideia é olhar para doenças e condições que são desencadeadas ou agravadas por um estilo de vida pouco saudável. Assim, obesidade, diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer, que figuram entre as maiores causas de mortes no mundo, podem ter seus quadros revertidos ou estagnados com mudanças no dia a dia.

“Essa especialização tem como finalidade cuidar do paciente de forma global, mudando seus hábitos para prevenir e tratar doenças. É uma maneira de fornecer as ferramentas necessárias para tal mudança”, explica a cirurgiã plástica Beatriz Lassance.

A médica exemplifica ainda sobre a relação entre essa nova medicina e as cirurgias estéticas, contando que quando um paciente com sobrepeso, busca a lipoaspiração, por exemplo, mas existe outra alternativa ao procedimento: trabalhar questões como alimentação, exercícios e outros costumes. A ideia, portanto, é compreender a importância da saúde para o futuro.

Você viu?

“A Medicina do Estilo de Vida é baseada em seis pilares — alimentação, controle do estresse, prática de atividade física, cessação do tabagismo , qualidade de sono e relações interpessoais — e é destinada a todas as faixas etárias”, esclarece a cirurgiã vascular Aline Lamaita.

Segundo ela, é fundamental compreender que esse campo de estudo não atua apenas prevenindo condições, mas também evitando tais aparecimentos, dado que muitas doenças podem ser causadas exclusivamente por hábitos prejudiciais à saúde.

Com base nas seis vertentes trabalhadas, as especialistas deram dicas para começar a colocar em prática hoje mesmo essas medidas que, embora pareçam pequenas, trarão um forte impacto ao futuro. Confira!

  • Alimente-se corretamente: as dietas restritivas não são mantidas por muito tempo, justamente por isso a recomendação das médicas é preocupar-se com aquilo que você coloca no prato e não com o que retira dele. Aposte em alimentos com base vegetal, diminuindo o consumo animal e deixando de lado os industrializados.
  • Largue o cigarro: “além de 80% dos cânceres de pulmão ocorrerem em fumantes, o tabagismo também está associado a uma série de outros problemas, incluindo o envelhecimento precoce da pele e o tromboembolismo”, informa Beatriz.
  • Socialize, se possível: a pandemia e o isolamento social podem ter gerado um afastamento no grupo de amigos, mas manter em contato, mesmo que distante, é fundamental para a vida social. Ligue, converse, faça chamadas de vídeo. Esses momentos contribuem muito para a felicidade e bem-estar. E, claro, quando for seguro, deixe a amizade virtual de lado e prefira o encontro com abraços!
  • Gerencie o estresse: “a cada hora trabalho pare cinco minutos para respirar, tomar um café, olhar pela janela ou simplesmente fechar os olhos. Um tempo de descanso é extremamente importante para manejar o estresse “, destaca Aline. Ela indica ainda a meditação como uma forma de limpar a mente.
  • Durma bem: as médicas lembram que a quantidade de horas de sono é individual, mas, de modo geral, dormir em torno de 7h pode ser o suficiente. Além disso, o ideal é ficar longe dos aparelhos eletrônicos por, pelo menos, 1h antes de se deitar e avaliar sempre sua disposição diária.
  • Exercite-se: esteja sempre em movimento, independentemente de qual seja ele. Nessas horas, vale aumentar os passos e até mesmo subir escadas. “É comprovado que exercícios físicos previnem muitas doenças e até revertem casos de diabetes tipo II, hipertensão e depressão. Então, o ideal é realizar semanalmente 150 minutos de atividades físicas de intensidade moderada”, orienta a cirurgiã plástica.

Fontes: Aline Lamaita , cirurgiã vascular, membro da American College of Lifestyle Medicine com formação em Lifestyle Medicine pela Universidade de Harvard; Beatriz Lassance , cirurgiã plástica, é membro do American College of LifeStyle Medicine e do Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida.

Fonte: IG Mulher

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher

Mulher descobre traição de namorado ao pesquisar nome e achar filho dele

Publicado


source
'Pris' contou a história de como descobriu a traição
Reprodução/Tik Tok

‘Pris’ contou a história de como descobriu a traição

Uma usuária do Tik Tok contou uma história de traição diferente. Ela contou que descobriu que foi traída após pesquisar o nome do namorado no Google e descobrir que ele tinha um filho, que foi gerado durante o relacionamento. 

Identificada como ‘Pris’, a jovem parece ter aceitado o destino e contou de forma simples o que ocorreu. Ela conta que sem motivos prévios, decidiu jogar o nome completo do parceiro na web, “só por curiosidade”. 

A busca revelou que o agora ex-namorado registrou uma criança em janeiro de 2021 e que o bebê já tinha mais de seis meses de vida, morando em uma cidade próxima. 

Você viu?

“Somos completamente opostos, mas nunca achei ruim o fato de ele não ter redes sociais. Eu apenas tive uma súbita vontade de procurar o nome dele”, conta Pris, que estava esperando o então namorado chegar de uma viagem da qual ela também estava e precisou retornar antes.

Apesar de não ter certeza, ela pediu ajuda à melhor amiga para ter certeza. As duas localizaram informações e redes sociais da mãe do bebê, até que encontraram fotos da família paralela. 

“Nós duas o conhecemos na mesma época, ambos começamos a namorar com ele ao mesmo tempo e ela acabou engravidando alguns meses depois. E ele continuou namorando com as duas”, explica Pris, após encontrar a mãe do bebê do ex. 

Desde então, o infiel sumiu. Não atende ligações, não responde mensagens e, como era de se esperar, a jovem entendeu que o vínculo dos dois havia chegado ao fim. 

“Ele me fez muito feliz, mas nosso relacionamento não passava de uma mentira. Fiquei tão mal por isso”, conta a jovem.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Testamos a Base Sérum da Juliette, o mais novo lançamento da Avon

Publicado


source
Base Sérum da Avon é o mais novo lançamento
Avon

Base Sérum da Avon é o mais novo lançamento



A Avon acaba de lançar hoje (05) a  aguardada Base Sérum, também conhecida como a base da Juliette , desenvolvida no centro de inovação da empresa em Nova York. A base, que está disponível em 15 tons e custa R$ 34,99 e é um lançamento bastante aguardado, com lista de espera no site duas semanas antes do lançamento. 

Segundo a marca, o produto uniformiza o tom da pele com fórmula que contém ácido tiodipropiônico, auxilia no combate aos radicais livres com vitamina E,  promovendo três vezes mais hidratação imediatamente após o uso. O resultado é uma pele com aparência mais saudável, macia e sedosa instantaneamente com o uso contínuo, até mesmo após retirar a maquiagem.

O produto ainda promete controlar o brilho e a oleosidade da pele, isto porque sua fórmula contém microesferas de sílica e ajuda a absorver a oleosidade da pele. Além disso, promete acabamento natural radiante e cobertura leve a média, permitindo a construção de camadas. 

A repórter Mariana Quadros experimentou a novidade e conta a seguir o que achou do produto. 

Cobertura

A base deixou uma textura iluminada, hidratada e leve
Mariana Quadros

A base deixou uma textura iluminada, hidratada e leve


Como um sérum, esta nova base da Avon tem uma cobertura muito leve, sem pesar na pele e, ao mesmo tempo, cobrindo minhas manchas super bem. Portanto, ela não só cobriu como também deixou um ar de naturalidade e brilho. 


Você viu?

Notei também que cobriu todas minhas linhas de expressões.

Oleosidade

O controle da oleosidade também foi uma das promessas da Base Sérum.  Minha pele é oleosa, principalmente depois de um tempo de maquiagem em meu rosto. No entanto, notei que após passar a base ela seguiu deixando meu rosto e minha pele com aspecto de sequinha, sem craquelar ou ficar oleosa, bem de encontro com um sérum de maquiagem. 

Tons para de pele negra

Esta modalidade de base tem 15 tons, o tom 340 Q ficou perfeito para minha cor, sem deixar uma aparência cinzenta, amarelada ou alaranjada. Não ficou escura e nem clara demais para o meu tom de pele negra. 

Rendimento

A base vem com 30 ml e como ela tem uma cobertura leve e média, acabamos aplicando bastante. Portanto, o único ponto negativo que percebi é que o rendimento dela não é alto, durando cerca de 1 mês para quem gosta de estar maquiadinha diariamente.

Hidratação

A sensação ao utilizar a base é de uma extrema hidratação, cumprindo com o que o produto promete. Minha pele ficou sedosa e lisinha mesmo sem passar grandes hidratantes antes de aplicar a base. Aprovada.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana