Política Nacional
MEC: Pastor lobista se diz em ‘reflexão’ e com ‘coração quebrantado’

O pastor Gilmar Santos, um dos suspeitos de ter atuado como lobista no Ministério da Educação (MEC), escreveu em uma rede social nessa quinta-feira que, após da prisão, estava em “profunda reflexão e com o coração quebrantado”. Ele e outras quatro pessoas, incluindo o ex-ministro do MEC Milton Ribeiro, foram alvos de uma operação da Polícia Federal que apura suspeitas de corrupção e tráfico de influência.
O pastor negou ter praticado qualquer irregularidade, afirmou que o país está tomado pelo “ódio e fome de poder, com interesses políticos” e citou uma suposta manipulação da verdade e transparência dos fatos.
“Nosso País está tomado pelo ódio e fome de poder, com interesses políticos manipulando a verdade e a transparência dos fatos. Como sabemos, existe uma luta incansável para enfraquecer o governo eleito”, diz um trecho da publicação.
Nessa quinta-feira, um dia depois da prisão de Gilmar Santos e Milton Ribeiro, o desembargador federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), aceitou um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do ex-ministro e mandou libertá-lo. Os pastores também foram soltos. A decisão é liminar e vale até o julgamento do caso pela Terceira Turma do TRF-1. A defesa de Ribeiro nega as acusações e diz que não havia motivos para o ex-ministro ser preso.
No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “exagerou” ao dizer que colocaria a “cara no fogo” por Milton Ribeiro, mas disse que colocaria “a mão no fogo” por ele e por todos os seus ministros. Ele também disse que continua “acreditando” em seu ex-ministro do MEC que, segundo ele, “nem devia ter sido preso”.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.


Política Nacional
IFI projeta crescimento do PIB de 2% e superávit pela primeira vez

A Instituição Fiscal Independente (IFI) divulgou o Relatório de Acompanhamento Fiscal referente ao mês de agosto. As novas projeções apontam que o PIB pode crescer 2% este ano, mas em 2023 terá uma desaceleração. O diretor-executivo da IFI, Daniel Couri, explicou que os cálculos foram afetados por medidas que aumentam a renda disponível para o consumo das pessoas, como as previstas na PEC 15/22. No entanto, o desempenho positivo não será mantido em 2023.
Fonte: Agência Senado
Política Nacional
Datafolha: Lula lidera com 47%; Bolsonaro avança e tem 32%

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida pela Presidência com 47% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 32%.
O levantamento atual demonstra que Bolsonaro está diminuindo a diferença com Lula para 15 pontos. Em maio, a distância era de 21 pontos e, em julho, de 18.
Na pesquisa divulgada no dia 28 de julho , Lula também aparecia com 47% das intenções de voto, assim como no levantamento de 23 junho. Bolsonaro tinha 29%.
O terceiro colocado na disputa, Ciro Gomes (PDT), aparece com 7% dos votos, diminuindo em relação à última pesquisa. A senadora Simone Tebet (MDB) aparece com 2%.
O Datafolha ouviu 5.744 eleitores em 281 cidades. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09404/2022. A margem de erro do levantamento feito nesta terça (16) até esta quinta-feira (18), é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
-
Jurídico12/08/2022 - 14:05
Estabelecimentos de saúde questionam piso salarial de profissionais de enfermagem
-
Nacional15/08/2022 - 06:10
Pela primeira vez, vítima de anestesista relata como descobriu abuso
-
Geral15/08/2022 - 09:40
Estado publica nomeação de 111 aprovados no concurso público do Indea; lista com nomes e funções
-
Política Nacional16/08/2022 - 18:10
Saiba quem são os candidatos a governador do Piauí
-
Política MT12/08/2022 - 09:25
Mauro Mendes diz que questão do BRT está resolvida e culpa Emanuel Pinheiro pelo não início das obras
-
Policial12/08/2022 - 10:11
Dois homens com mandado de prisão em aberto são detidos na BR 364
-
Política MT12/08/2022 - 11:05
TRE libera lista de gestores em Mato Grosso que tiveram contas rejeitadas pelo TCE e pelo TCU; veja
-
Registro Geral15/08/2022 - 16:20
URGENTE: Por questão de legalidade, pesquisa será divulgada na quinta-feira