Na noite desta quarta-feira (24), o deputado estadual Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), participou da abertura da VI Conferência Estadual de Direitos da Pessoa Idosa de Mato Grosso, realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Cuiabá.
“Felizmente, a expectativa de vida de todos nós está aumentando e os idosos precisam, e muito, da nossa atenção, do nosso carinho, do nosso respeito, da nossa valorização e de políticas públicas que os atendam de forma efetiva. Eu tenho orgulho de ser o deputado social dentro da Assembleia, de trabalhar as pautas sociais no parlamento e para a política para o idoso”, declarou Max Russi.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso, em 2048, deverá ter 833.251 pessoas idosas (com 60 anos ou mais), enquanto a população de crianças de 0 a 14 anos deve alcançar 624.595. Nesse cenário, o número de idosos será 25,04% superior ao de crianças.
Para Max, as políticas públicas devem ser construídas a partir da escuta da sociedade, onde surgem boas ideias e propostas. Um exemplo é a criação, em Jaciara, do projeto ‘Vila do Aconchego’, um condomínio público destinado a idosos, que oferece moradia gratuita em casas geminadas, além de estrutura com academia, salão de festas, piscina para hidroginástica e acompanhamento diário de profissionais.
Na oportunidade, o presidente da ALMT também aproveitou para ressaltar o trabalho que está sendo feito pelo presidente do Conselho Estadual de Defesa de Direitos da Pessoa Idosa (CEDEDIPI-MT), Isandir Rezende.
“Ele abraçou essa causa, é alguém que tem estado constantemente na Assembleia Legislativa, nos órgãos, visitando, trabalhando, defendendo. Preocupado com a questão da política para o idoso. Então, parabéns, Isandir, por esse trabalho justo que vem fazendo”, completou.
Segundo Isandir Rezende, o encontro é fundamental para aprofundar o debate sobre políticas públicas e garantir que Mato Grosso continue avançando na proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa. O primeiro dia superou nossas expectativas, com a presença de mais de 250 participantes de 78 municípios. Isso mostra que estamos avançando nas discussões sobre políticas públicas sociais.”, concluiu.
Com programação diversificada, o evento se estende até a próxima sexta-feira (26), com palestras, mesas de debates e atividades temáticas, reunindo gestores, especialistas e representantes da sociedade civil de todo o Estado.