O Instituto IDOC foi às ruas de Cuiabá para saber quais são os políticos mais influentes da Capital, segundo avaliação popular. O governador, Mauro Mendes (União), é o homem público com maior poder de transferência de votos junto ao eleitorado cuiabano. Pelos dados do IDOC, 30,2% das pessoas entrevistadas disseram que votariam com certeza em um candidato apoiado por Mauro. 46,7% talvez votariam, e 7,5% não votariam de jeito nenhum.
Para surpresa geral, o presidente Lula (PT) é o segundo mais influente. 27,5% confiam plenamente na indicação do presidente, contra 18% que talvez votariam em um nome com apoio diretamente de Lula. 43% não votariam de jeito nenhum.
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), neste quesito, superou apenas o senador, Jayme Campos (União). Segundo o IDOC, 21,7% dos entrevistados votariam em um candidato indicado por Abílio. Já cravados 40%, talvez. 22% não votariam de jeito nenhum.
O senador, Jayme Campos (União), que está empatado tecnicamente com o também senador, Wellington Fagundes (PL), em eventual disputa ao Governo, é o quarto político mais influente da Capital. Ele tem 13,2% de influência positiva, contra 31,5% de recusa.
Metodologia
O Instituto IDOC ouviu 600 pessoas de forma presencial entre os dias 11, 12, 13, 14 e 15 de outubro nas cinco regiões da Capital. A pesquisa tem margem de erro de 4% para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
