Geral
MT registra mais de 15 mil casos e 38 mortes por covid em uma semana; ocupação de UTIs é de quase 80%

Há 71 internações em UTIs públicas e 63 em enfermarias públicas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (11), 786.857 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 15.055 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Em relação ao boletim da última segunda-feira (4), foram 15.399 casos e 38 mortes.
Dos 786.857 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 14.871 estão em isolamento domiciliar e 756.194 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 71 internações em UTIs públicas e 63 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 79,78% para UTIs adulto e em 13% para enfermaria adulto.
Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (137.409), Várzea Grande (54.080), Rondonópolis (44.356), Sinop (35.821), Tangará da Serra (25.772), Lucas do Rio Verde (25.005), Primavera do Leste (23.720), Sorriso (23.612), Cáceres (18.746) e Alta Floresta (17.571).
A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.
Cenário Nacional
No domingo (10), o Governo Federal confirmou o total de 32.896.464 casos da Covid-19 no Brasil e 673.610 óbitos oriundos da doença. Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta segunda-feira (11).
Recomendações
Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Geral
Cuiabá divulga lista dos 941 aprovados no processo seletivo da Secretaria de Saúde; confira os nomes

Contratos temporários terão vigência de até 2 anos
Foi publicada na edição suplementar da Gazeta Municipal nº 445 desta quinta-feira (18) a homologação do resultado do Processo Seletivo Simplificado para Contratos Temporários Imediatos e Formação de Cadastro Reserva nº 01/2022 – SMS. São 941 vagas para contratação imediata.
O processo seletivo foi realizado em etapa única, com Avaliação de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório. Os contratos temporários terão vigência máxima de 2 anos, podendo ser prorrogados por igual período para atender excepcional interesse público, certificado pela autoridade competente.
“Este foi o segundo processo seletivo que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou dentro de um período de 6 meses, com o objetivo de cumprir as determinações da Justiça, do Ministério Público e do Tribunal de Contas. Como o primeiro seletivo, realizado em janeiro, não teve aprovados suficientes para o número de vagas ofertadas, foi necessário a realização deste segundo processo, para conseguirmos completar o quadro de servidores. Nesta publicação estão os nomes de todas as pessoas que participaram do seletivo, tanto dos classificados, como os não classificados, com as notas e a ordem de classificação. Nosso objetivo é mostrar total transparência em relação ao certame, para evitar qualquer tipo de dúvidas, conforme as determinações do prefeito Emanuel Pinheiro”, disse a secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend.
Em breve a Prefeitura Municipal de Saúde publicará o edital de convocação dos aprovados.
Vagas
As vagas imediatas destinadas para pessoas com formação em Nível Médio são para as seguintes funções: Administrativo, Motorista de Ambulância, Vigilante, Maqueiro, Pedreiro, Pintor, Servente, Eletricista, Armador, Mestre de Obras. As vagas com exigência de formação de Nível Médio Técnico são: Gesseiro, Técnico de Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Saúde Bucal e Técnico em Segurança do Trabalho.
As funções para contratação imediata, com exigência de formação de Nível Superior são: Analista de Rede, Analista de Sistemas, Enfermeiro do Trabalho, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro do Trabalho, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Profissional de Nível Superior e Terapeuta Ocupacional. As vagas com exigência de formação de Nível Superior com Especialização são: Médico – Broncoscopista, Médico – Cardiologista, Médico – Cirurgião Geral, Médico – Cirurgião Vascular, Médico – Clinico Geral, Médico – Dermatologista, Médico – Endocrinologista, Médico – Gastroenterologista, Médico – Ginecologista, Médico – Hematologista, Médico – Hepatologista, Médico – Infectologista, Médico – Intensivista, Médico – Nefrologista, Médico – Neuropediatra, Médico – Oftalmologista, Médico – Ortopedista, Médico – Otorrinolaringologista, Médico – Pediatra, Médico – Pneumologista, Médico – Psiquiatra, Médico – Reumatologista, Médico – Ultrassonografista, Médico – Urologista, Médico do Trabalho, Médico Auditor e Médico Regulador. Para estas funções, além da comprovação de graduação da função a ser exercida, será exigida a comprovação de Certificado de Residência Médica na especialidade.
O processo seletivo será realizado em etapa única, com Avaliação de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos deverão enviar cópias dos seus títulos, conforme a função escolhida, somente via Upload, através do site www.selecon.org.br. A documentação será analisada e pontuada pela Banca de Avaliação de Títulos.
Os contratos temporários terão vigência máxima de 2 anos, podendo ser prorrogados por igual período para atender excepcional interesse público, certificado pela autoridade competente.
Confira os aprovados:
http://gazetamunicipal.cuiaba.mt.gov.br/api/api/editions/viewPdf/10152
Geral
Produtor rural é condenado em júri popular a 16 anos de prisão por matar engenheira em briga no trânsito

Preso desde 2019, Jackson Furlan não poderá recorrer em liberdade, conforme decisão da juíza Emanuelle Chiaradia Navarro [Foto -Reprodução]
Ele está preso desde 2019 e já conseguiu a remissão de 255 dias da pena, por estudar e trabalhar na prisão. Furlan ainda pode recorrer da sentença, conforme decisão da juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, da comarca do município.
O crime
Júlia Barbosa estava em Sorriso a passeio. Ela morava na cidade de Cornélio Procópio, no Paraná. De acordo com a polícia, a vítima estava com o namorada na casa de amigos se preparando para voltar ao Paraná. Ela pediu ao namorado um chocolate antes da viagem e os dois foram até uma conveniência para comprar. A engenheira estava em uma caminhonete, junto com o namorado, na noite de 9 de novembro de 2019.
Conforme a Polícia Civil, o casal teria sido perseguido depois de ultrapassar outra caminhonete. Quando foi ultrapassado, Jackson Furlan teria ficado irritado. Ele buzinou diversas vezes e queria que o casal parasse o veículo.
Eles foram perseguidos pelo motorista até que, em determinado momento, o suspeito sacou uma arma e disparou. O tiro atingiu a cabeça da vítima.
O namorado da jovem socorreu a vítima até um hospital e a polícia foi chamada. Ela não resistiu e morreu na unidade de saúde. Segundo a polícia, Jackson não tinha passagens pela polícia.
-
Jurídico12/08/2022 - 14:05
Estabelecimentos de saúde questionam piso salarial de profissionais de enfermagem
-
Política Nacional16/08/2022 - 18:10
Saiba quem são os candidatos a governador do Piauí
-
Geral15/08/2022 - 09:40
Estado publica nomeação de 111 aprovados no concurso público do Indea; lista com nomes e funções
-
Nacional15/08/2022 - 06:10
Pela primeira vez, vítima de anestesista relata como descobriu abuso
-
Registro Geral15/08/2022 - 16:20
URGENTE: Por questão de legalidade, pesquisa será divulgada na quinta-feira
-
Internacional17/08/2022 - 10:35
Guerra na Ucrânia: Rússia lança mísseis em universidade de Mykolaiv
-
Política MT16/08/2022 - 07:30
Márcia Pinheiro apresenta Plano de Governo aos eleitores de MT e fala em “futuro melhor”; veja
-
Esportes15/08/2022 - 07:10
São Paulo se impõe no Morumbi e vence Bragantino pelo Brasileiro