'TREMORES INTRAPLACAS'

Mato Grosso teve o segundo maior terremoto do país em 2025; veja ranking

· 1 minuto de leitura
Mato Grosso teve o segundo maior terremoto do país em 2025; veja ranking

O município de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá), foi palco de um dos maiores eventos sísmicos do Brasil no último ano. De acordo com dados oficiais da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), a cidade registrou um tremor de magnitude 4.4 no dia 1º de março de 2025, posicionando Mato Grosso em destaque no monitoramento geológico nacional.

O abalo ocorrido no Pantanal mato-grossense figura como o segundo maior sismo registrado no país ao longo de 2025. O ranking é liderado por um tremor de magnitude 4.5 em Rorainópolis, em Roraima. Logo após o registro em solo mato-grossense, aparecem na lista 3 eventos ocorridos em Parauapebas, no Pará, com magnitudes que variaram entre 4.0 e 4.3.

Especialistas explicam que esses eventos são classificados como tremores intraplacas, que ocorrem no interior da placa tectônica Sul-Americana devido a falhas geológicas antigas ou acomodação de tensões. Embora a região Norte do país tenha registrado abalos com números superiores, esses são considerados eventos "andinos" por serem reflexos do choque entre placas na fronteira com o Peru, diferindo da natureza dos sismos tipicamente brasileiros.

O monitoramento dessas atividades é realizado pela Rede Sismográfica Brasileira, coordenada pelo Observatório Nacional. O trabalho conta com o suporte técnico de universidades como a USP, UnB e UFRN, além do Serviço Geológico do Brasil, utilizando quase 100 estações sismográficas para garantir a segurança e a precisão dos dados sobre a estrutura interna do território nacional.

Veja ranking

• Magnitude 4.5 – Rorainópolis (RR), em 29 de junho

• Magnitude 4.5 – Rorainópolis (RR), em 29 de junho

• Magnitude 4.4 – Poconé (MT), em 1º de março

• Magnitude 4.3 – Parauapebas (PA), em 3 de abril

• Magnitude 4.2 – Parauapebas (PA), em 9 de julho

• Magnitude 4.0 – Parauapebas (PA), em 10 de julho