conecte-se conosco


Geral

Mato Grosso segue regras da ONU e equilibra desenvolvimento econômico com sustentabilidade

Publicado

Em 131 metas da instituição mundial para 2030, 60 metas estaduais se alinham totalmente e 51 parcialmente [Foto – Marcos Vergueiro]

O Governo de Mato Grosso está alinhado à Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 85% das metas para o desenvolvimento estadual, inseridas Plano Plurianal (PPA) 2020-2023, atendem aos objetivos previstos pela instituição mundial para até 2030.

Os dados foram apresentados na manhã desta quarta-feira (8), durante o seminário de apresentação do Diagnóstico Situacional de Indicadores Alinhados aos Objetivos (mundiais) de Desenvolvimento Sustentável, reunindo representantes do Governo do Estado e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), realizado no auditório Governador Garcia Neto.

Para o secretário-adjunto de Estado de Planejamento e Gestão de Políticas Pública, Sandro Brandão, esta realidade significa que estas metas estão sendo atendidas. “Fizemos um trabalho detalhado, avaliando todas os nossos programas e ações, demonstrando que estamos no caminho correto para desenvolver, atingir e manter todos estes números”, afirmou.

Segundo os dados apresentados pelo consultor do PNUD, o engenheiro ambiental Felipe Dias, entre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da ONU – como erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades, saúde e bem estar e igualdade de gênero, entre outros – sete estão 100% alinhados, quatro acima de 90% de alinhamento e seis acima de 50%.

Os dados também mostram que das 169 metas dos ODS, 131 foram consideradas na avaliação feita pela equipe do PNUD. Deste total, 60 (46%) se alinharam totalmente, enquanto 51 (39%) se alinharam parcialmente. Apenas 20 não tiveram nenhuma correlação com os programas e ações elencados no PPA mato-grossense.

Na opinião de Sandro Brandão, para se atingir os objetivos programados pela ONU a palavra-chave é equilíbrio “Isto é, harmonia entre desenvolvimento econômico, preservação ambiental, justiça social, qualidade de vida da população e uso racional dos recursos naturais. E desta forma que estamos agindo”.

Participaram do seminário, além do secretário-adjunto da Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão), a coordenadora do Escritório Local de Projetos do PNUD, no Pará, Vanessa Fernandes Gonçalves; a coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais da Casa Civil, Rita Chiletto; e Eduardo Chiletto, coordenador nacional do PAGE (Partnership for Action on Green Economy, cuja tradução para o português é Parceria para Ação em Economia Verde).

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Geral

Em menos de 24 horas, três apartamentos em condomínio de Várzea Grande pegam fogo

Publicado

Três apartamentos pegaram fogo entre a noite desse sábado (25) e a tarde deste domingo (26) no Condomínio Chapada dos Ipês, no bairro Jardim Imperador, em Várzea Grande. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, a equipe foi acionada por volta de 20h30min de sábado, para um incêndio em apartamento no condomínio.

Três equipes se deslocaram até o endereço, constatando que havia se iniciado um incêndio em um apartamento do 4º andar e já começava a se alastrar para outro apartamento.

As equipes utilizaram o sistema preventivo do edifício para realizar o combate às chamas, confinando o incêndio nos dois apartamentos. Apesar dos danos materiais, não houve vítimas. A proprietária não estava no local no início do fato, chegando apenas após o incêndio estar controlado.

Já neste domingo, os bombeiros foram chamados de novo, por volta de 10h, para apagar um novo incêndio no local. Desta vez, o fogo atingiu um apartamento do 5º andar. Foi realizado o combate às chamas, que atingiram um cômodo do apartamento.

Após o combate, os moradores e funcionários do local foram orientados à contatar a construtora ou administradora do condomínio para que uma avaliação técnica fosse realizada na parte elétrica. Quando as equipes se preparavam para deslocar do condomínio, surgiu um novo incêndio no mesmo apartamento do 5º andar, que foi rapidamente combatido.

Os bombeiros ainda estão no condomínio atuando para identificar a fonte dos incêndios e já atuaram combatendo um princípio de incêndio em um terceiro apartamento.

Continue lendo

Geral

Motorista embriagado perde controle e bate em bloco de concreto na avenida da FEB em Várzea Grande

Publicado

Um motorista perdeu o controle e bateu em um bloco de concreto, na manhã deste domingo (26), na avenida da FEB em Várzea Grande. O acidente foi registrado pela Guarda Municipal do Município.

O condutor não teve ferimentos e foi encaminhado para delegacia, porque o teste de elitômetro acusou que ele estava dirigindo sob o efeito de bebida alcoólica.

O teste registrou 0,74 miligramas de álcool, sendo que, de acordo com a Lei, não pode passar de 0,3 miligramas por litro de ar expelido.

 

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana