conecte-se conosco


Geral

Mato Grosso registra 16 mortes e 707 novos casos de Covid em 24 horas; 403 pessoas estão em UTIs públicas

Publicado

Taxa de ocupação está em 73% para UTIs e 37% em enfermaria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (24), 481.986 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 12.617 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 16 mortes e 707 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 481.986 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 10.875 estão em isolamento domiciliar e 456.929 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 403 internações em UTIs públicas e 319 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 73,41% para UTIs adulto e em 37% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (98.149), Rondonópolis (34.256), Várzea Grande (32.270), Sinop (23.249), Sorriso (16.879), Tangará da Serra (16.539), Lucas do Rio Verde (14.450), Primavera do Leste (12.598), Cáceres (10.493) e Barra do Garças (9.652).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 373.911 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 655 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

Na sexta-feira (23), o Governo Federal confirmou o total de 19.632.443 casos da Covid-19 no Brasil e 548.340 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país tinha 19.523.711 casos da Covid-19 no Brasil e 547.016 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados deste sábado (24).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Previsão de chuva e temporal a partir deste domingo em Cuiabá, mas calor deve continuar

Publicado

Previsão para esta semana é de pancadas de chuva a qualquer hora do dia em Cuiabá [Foto – Luiz Alves]

Previsão do Clima tempo mostra que após um longo período de estiagem, Mato Grosso terá áreas de instabilidade com volumes de chuva a partir deste domingo (26). Uma importante mudança na circulação dos ventos vai provocar a formação de fortes áreas de instabilidade no Centro-Oeste.

A chuva será forte e volumosa em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, com risco de temporais em vários momentos do dia. A chuva também será generalizada na região na segunda e na terça-feira, dias 27 e 28, com alta chance de tempestades especialmente no oeste mato-grossense. As demais localidades devem receber chuva principalmente à tarde, e não se descarta o risco de temporais isolados.

Apesar da possibilidade de chuvas em Cuiabá, a temperatura permanece alta. Neste domingo, a previsão é que os termômetros marquem a temperatura mínima de 27 C° e a máxima de 37 C°. Durante toda a semana, a temperatura máxima deve variar entre 36 C° e 38 C°.

Continue lendo

Geral

Médico e diretor de UPA vítima de queda de avião morre após 47 dias internado em Cuiabá

Publicado

George da Costa Melo, voltava de uma pescaria no Pantanal com três pessoas quando a aeronave caiu

O médico George da Costa Melo, de 39 anos, morreu na tarde deste sábado (25), em um hospital particular de Cuiabá. Ele era uma das vítimas da queda de um avião por falta de combustível em Poconé (103 km de Cuiabá), no dia 8 de agosto. O profissional de saúde era também diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Vila Ipase, em Várzea Grande e deixa esposa, três filhos, mãe e irmãos.

George Costa voltava de uma pescaria junto com outros amigos. Ele foi socorrido de helicóptero e encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), em estado grave com traumatismo craniano, um corte na região da barriga e fratura exposta do ombro, e precisou passar por cirurgia de emergência. No dia seguinte, foi encaminhado para um hospital particular. Outras três pessoas que estavam na aeronave tiveram ferimentos leves.

O profissional iniciou sua carreira na UPA Pascoal Ramos e também trabalhou na Policlínica do Verdão, em Cuiabá. Em nota, o prefeito Emanuel Pinheiro lamentou o falecimento de George Costa. “Com profunda tristeza recebi a notícia da morte precoce deste jovem médico, o doutor George, uma pessoa que, durante sua passagem pela saúde pública de Cuiabá, prestou grandes serviços, ajudou a salvar vidas, agiu com humanidade e dedicação. Peço a Deus que ampare e console os corações da mãe, esposa, filhos, demais familiares e amigos neste momento de dor”, disse.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana