conecte-se conosco


Nacional

Massa de ar frio chega ao Sul; temperatura segue alta em SP e RJ

Publicado


source
Onda de Calor bate recorde no RS
FreePick/Divulgação

Onda de Calor bate recorde no RS

A onda de calor que chegou ao Rio Grande do Sul está com os dias contados. Uma massa de ar frio chega nas regiões do Sul do país nos próximos dias, após duas semanas de calor extremo. A previsão é de que o alívio nas altas temperaturas aconteça a partir de quinta-feira.

Segundo o site Metsul , na quarta-feira uma frente fria chega ao estado com instabilidade pelo oeste e o Sul, mas diversas regiões gaúchas, especialmente parte do Norte, além de Santa Catarina e o Paraná, vão estar sob uma condição pré-frontal com corrente de jato em baixos níveis da atmosfera trazendo ar quente e favorecendo intenso calor. Da tarde para a noite, chove em muitos pontos com risco de temporais. Segunda-feira e terça-feira devem ser de sol intenso e máximas de 36º C na Capital. Repetindo a semana anterior, mas sem recordes de calor.

No entanto, na quinta-feira, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e chega aos estados catarinense e paranaense com aumento de nuvens e chuva. A queda de temperatura vai ocorrer devido a massa de ar mais fria que começa a ingressar no território gaúcho. Ainda de acordo com o Metsul, muitas cidades devem registrar máximas ao redor ou acima de 40ºC na tarde da quarta e, na quinta, 27ºC ou 28ºC no mesmo horário.

Leia Também

Calorão no Rio e em São Paulo

Segundo o Climatempo , a previsão para os próximos dias é de muito calor, com máximas entre 35°C e 38°C no Rio e sem previsão de chuva. Já em São Paulo, uma forte massa de ar quente influencia o estado . As temperaturas ficam elevadas por todas as regiões ao longo dos próximos dias e as pancadas de chuva persistem, de forma isolada. Só no próximo fim da semana que o calor tende a diminuir, por causa de uma nova frente fria.

A capital paulista teve um fim de semana muito quente e com recordes consecutivos de maior temperatura do verão , até o momento. Não se descarta um novo recorde de calor para os próximos dias.

Neste sábado, a capital paulista bateu recorde de maior temperatura do ano e do verão. A máxima foi de 33,7°C e igualou ao dia 19/01/2022. Porém, neste domingo a temperatura subiu ainda mais e chegou aos 33,8°C na estação automática do Mirante de Santana, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia. Com isso, a cidade de São Paulo bateu um novo recorde. Essa é a maior temperatura deste ano e desde do início de verão(que começou em 21 de dezembro de 2021).

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Nacional

São Paulo já atendeu mais de 6 mil pessoas em situação de rua

Publicado

source
População vulnerável em situação de rua durante período de frio intenso
Fernando Frazão/Agência Brasil – 29.07.2021

População vulnerável em situação de rua durante período de frio intenso

A Prefeitura de São Paulo realizou 2.227 atendimentos na noite de quinta-feira (19), nas dez tendas instaladas nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e central para apoio às pessoas em situação de rua. Implementados desde a última terça-feira (17), os serviços funcionam das 18h às 0h e, juntos, já realizaram 6.089 atendimentos, além da aplicação de 466 vacinas (Covid-19 e Influenza).

Durante os trabalhos na noite de quinta-feira (19), houve a distribuição de 1.173 cobertores e refeições, além da aplicação de 235 doses de vacinas. Nas 10 tendas, para todas as noites são contratados 6 mil sopas, 3 mil chás, 3 mil chocolates quentes e 3 mil garrafas de águas.

Nesses locais, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) são as primeiras a receber os moradores em situação de rua, dando-lhes orientações necessárias e ofertando cobertores. Caso a pessoa tenha interesse em acolhimento, receberá transporte de ida e volta para ser abrigado nos sete Centros Esportivos da capital que, neste momento, dispõem de espaços organizados para este fim.

Quem procura o serviço também é atendido por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio das equipes do Consultório na Rua. Após isso, às pessoas em situação de rua são recepcionadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que oferece a todos sopas, bebidas quentes e os kits inverno, que contêm luvas, gorro e meias.

Confira os endereços das tendas:

Zona Leste Guaianases – Praça Presidente Getúlio Vargas Itaquera – Rua Gilberto Gomes da Mota (ao lado da Escola de Samba Leandro de Itaquera)

Zona Norte Santana – Praça Heróis da FEB Vila Maria – Praça Novo Mundo

Zona Sul Santo Amaro – Praça Floriano Peixoto Capela do Socorro – Praça Escolar

Zona Oeste Lapa – Praça Miguel Dell’Erba

Centro Sé – Praça da Sé Santa Cecília – Praça Marechal Deodoro Brás – Praça Padre Bento

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Continue lendo

Nacional

São Paulo inicia reforma em nove Centros Temporários de Acolhimento

Publicado

source
População em situação de rua em SP
Reprodução/MPBA

População em situação de rua em SP

Nove Centros Temporários de Acolhimento (CTA) passarão por reforma. As obras, já contratadas, serão realizadas por meio de parceria entre as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e têm prazo contratual de execução de 90 dias.

A Prefeitura está investindo R$ 9,7 milhões nas melhorias garantindo, assim, atendimento de excelência à toda população que utiliza os serviços dos CTAs. O atendimento nesses locais não será interrompido durante as reformas.

Para minimizar o impacto na rotina dos frequentadores e garantir a segurança de todos, as equipes técnicas da SIURB e da SMADS trabalham em conjunto para elaborar os cronogramas das atividades dentro de cada unidade.

Localizados nas zonas Oeste, Sul e Centro, passarão por obras os CTAs Butantã, Santo Amaro, Prates I e II, Canindé, Complexo Boracea, CAEM Maria Maria, CAEF Casa Verde e ILPI Canindé. Estão previstos serviços nas coberturas, esquadrias metálicas e de madeira, forros, revisão dos sistemas elétricos e hidráulicos, pisos, nova pintura e impermeabilização.

As unidades dos CTAs são totalmente estruturadas para o acolhimento provisório (pernoite) da população em situação de rua. Os centros oferecem privacidade e atendimento humanizado para quem busca atendimento. São aceitas pessoas adultas (acima de 18 anos) e grupos familiares (com ou sem crianças), respeitando sempre o perfil do usuário e sua orientação sexual.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana