conecte-se conosco


Agro News

Mapa prepara novo Cadastro da Agricultura Familiar

Publicado

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está elaborando novo cadastro voltado para a agricultura familiar com previsão inicial para o lançamento em 6 de junho. O anúncio foi feito pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, durante audiência realizada na quarta-feira (8), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal.

“Estamos trabalhando para tornar a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf, a DAP, mais segura e livre de possíveis irregularidades. Entre as iniciativas, está a criação de um cadastro inteligente da Agricultura Familiar, com o cruzamento das bases de dados oficiais de órgãos e entidades do Governo. Por exemplo, já está bastante avançado o processo de integração desse novo sistema com os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais, do INSS. Estamos focados em cumprir todas as recomendações do TCU (Tribunal de Contas da União) voltadas para coibir fraudes ou irregularidades, e na otimização do atendimento ao público-alvo”, disse Schwanke.

Na audiência, o diretor de Agricultura e Ordenamento Especial do Tribunal de Contas da União, Vinícius Neves, apresentou o resultado de estudo realizado pelo órgão, indicando que mais de 1,3 milhão de DAPs concedidas nos governos anteriores, entre 2007 e 2017, apresentavam indícios de irregularidades. Desse total, cerca de 640 mil acessaram recursos públicos.

Fernando Schwanke informou que 815 mil das Declarações apontadas no levantamento do TCU já se encontram inativas, devido ao fim do prazo de vigência. Outras 485 mil serão avaliadas até o dia 4 de junho e podem ser suspensas, caso irregularidade seja comprovada. Após a data, será determinado um prazo para que os agricultores bloqueados prestem esclarecimentos ao governo.

O debate foi conduzido pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), presidente da Comissão. A audiência pública contou com a participação dos presidentes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), general João Carlos Correa, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antoninho Rovaris, e da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares (Conafer), Carlos Lopes. Também estavam presentes os senadores Kátia Abreu (PDT-TO) e Luís Carlos Heinze (PP-RS). 

 

Mais informações à imprensa:Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]

 

 

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Agro News

Abertas as inscrições para o Estradeiro nas BRs 174 e 364

Publicado

Política Agrícola e Logística

Abertas as inscrições para o Estradeiro nas BRs 174 e 364

Ao todo, a Aprosoja-MT e o Movimento Pró-Logística percorrerá cerca de quatro mil quilômetros avaliando as principais rotas de escoamento de carga

17/05/2022

Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em parceria com o Movimento Pró-Logística, abriu as inscrições para o Estradeiro BR 174/364, que acontecerá entre os dias 07/06 e 14/06. Os interessados terão até o dia 27 de maio para se inscrever. 

Com saída de Cuiabá (07/06), o percurso com 3.770 quilômetros, passará por Vilhena-RO, Porto Velho-RO, Juína, Colniza, Aripuanã e Brasnorte, em Mato Grosso. Além de percorrer as principais rodovias responsáveis pelo escoamento de cargas, o Estradeiro conta com visitas técnicas as Estações de Transbordo de Carga (ETCs), em Porto Velho, em Rondônia, além de Simpósio com relevantes informações sobre a logística regional.

As vagas são limitadas e o custo ficará a cargo do participante ou do seu respectivo núcleo. As inscrições podem ser feitas através do WhatsApp (65) 99635-7599 (Yuri Orro Arabi – Analista de Relacionamento e Logística).

Confira a programação:

Dia 07/06 – Cuiabá (MT) – Vilhena (RO) – 754 Km

Dia 08/06 – Vilhena (RO) – Porto Velho (RO) – 706 Km

Dia 09/06 – Visitas as ETCs – Estações de transbordo de cargas – 0 Km

Dia 10/06 – Porto Velho (RO) – Vilhena (RO) – 7076 Km (Simpósio Aprosoja RO)

Dia 11/06 – Vilhena (RO) – Juína e Colniza (MT) – 551 km (Simpósio Juína e Simpósio Colniza)

Dia 12/06 – Colniza (MT)– Aripuanã (MT) – 120 km (Simpósio Aripuanã)

Dia 13/06 – Aripuanã (MT) – Brasnorte (MT) – 361 km (Simpósio Brasnorte)

Dia 14/06 –Brasnorte (MT) – Cuiabá (MT) – 587 km

Fonte: Augusto Camacho

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Continue lendo

Agro News

AÇÚCAR/CEPEA: Preços do cristal seguem enfraquecidos em SP

Publicado

Cepea, 17/5/2022 – Os valores do açúcar cristal seguem enfraquecidos no mercado spot do estado de São Paulo. Depois de iniciar o mês na casa dos R$ 135/saca de 50 kg, o Indicador CEPEA/ESALQ, cor Icumsa de 130 a 180, caiu para a casa dos R$ 131,00/saca de 50 kg nesta semana. De acordo com pesquisadores do Cepea, mesmo ainda sendo baixa, a oferta de açúcar já da safra 2022/23 tem pressionado os valores do adoçante no mercado à vista. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana