conecte-se conosco


Tribunal de Justiça MT

Mais inclusão: adolescentes participaram da I Olímpiadas do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso

Publicado

 O esporte possui grande impacto social na vida de jovens em nosso país. E é por meio da prática esportiva que valores fundamentais como respeito, ética e companheirismo permitem a transformação de perspectivas sociais, como a dos adolescentes dos Centros de Atendimento Socioeducativo (Case) do Estado, que participaram no último fim de semana (30 e 31 de julho) da I Olimpíadas do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso.
Animados e com brilhos nos olhos, os adolescentes dos seis Case’s de Mato Grosso (Cuiabá, Sinop, Rondonópolis, Cáceres, Lucas do Rio Verde e Barra do Garças) fizeram uma linda cerimônia de abertura do evento no sábado (30 de julho). O grupo de jovens, 70 meninos e 10 meninas, desfilou pela quadra do Ginásio Poliesportivo Professor Aecim Tocantis levando a bandeira do Estado, do Sistema Socioeducativo e do município ao qual representavam, com muita organização e disposição.
O Judiciário Estadual esteve presente na competição ajudando a oportunizar um convívio mais justo e coletivo por meio da cidadania, com a doação de 300 camisetas e com suporte para permitir o deslocamento dos jovens para realização das disputas.
O juiz coordenador do Socioeducativo do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) e coordenador da Coordenadoria da Infância e da Juventude de Mato Grosso (CIJ/MT), Túlio Duailibi Alves Souza, representou a Justiça do Estado e com suas palavras pode trazer um pouco de incentivo e espírito esportivo aos competidores.
“O esporte é o caminho de desenvolvimento para qualquer sociedade. Esperamos que este seja o primeiro evento de muitos. Nós acreditamos na prática esportiva saudável, na amizade entre as pessoas e em todos jovens que estão aqui presentes. Boa sorte a todos competidores”, afirmou o coordenador do GMF Socioeducativo durante a abertura dos jogos.
A adolescente de 16 anos e interna do Case de Cuiabá, S.P.S., competiu nas modalidades Vôlei, Futsal, Tênis de Mesa e Atletismo, ela afirmou que sempre praticou esporte e disse estar muito animada com as Olímpiadas. “É uma oportunidade muito boa. Conhecer outros lugares, outras pessoas, se enturmar e quando sair da internação poder correr atrás dos nossos objetivos. Quando eu sair daqui, quero seguir uma carreira e estudar na escola militar. Já tenho tudo organizado, quero ser policial.”
Presença campeã – O medalhista de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015 e atual secretário adjunto de Esportes de Mato Grosso, judoca mato-grossense David Moura, esteve presente e incentivou os adolescentes durante a competição. “Eu vivi essa transformação que o esporte faz em nossas vidas. Esses adolescentes aqui precisam acreditar que largada não é destino, que a vida traz dificuldades mesmo, mas o esporte ensina que passamos por cima delas e que podemos alcançar grandes voos.”
Para a secretária adjunta de Justiça da Secretaria de Segurança Pública, Lenice Silva dos Santos Barbosa, é preciso compreender que a política de cultura e esporte para os jovens, mesmo para os não privados de liberdade, é uma prática escassa. “Quando o sistema socioeducativo busca garantir o esporte, a cultura, tendo o Judiciário como nosso grande parceiro, é muito importante. Quando eles desciam do ônibus víamos meninas e meninos emocionados, pois nunca estiveram em um espaço, em uma oportunidade como essa. Apesar do julgamento social, está sendo possível proporcionar uma reinserção social de qualidade a estes jovens.”
O superintendente de Administração Socioeducativa, Iberê Ferreira da Silva Junior, avaliou o evento como muito positivo na vida dos adolescentes, pois muito deles nunca tiveram acesso ao esporte, além disso, destacou o desafio de logística para trazer os jovens das unidades do Estado.
“Nós iniciamos o planejamento do evento há quatro meses, envolvendo todos os atores e forças de segurança do Estado, para que conseguíssemos trazer todos esses adolescentes. Aqui é a oportunidade de estimulá-los a seguirem na vida esportiva e, de repente, de até se tornarem atletas olímpicos”, encerrou Iberê.
Início das Disputas – As I Olimpíadas iniciaram os jogos com uma partida de Vôlei entre Cuiabá e Rondonópolis, com vitória para o time do interior. Além da modalidade, também houve disputa na categoria Futsal, Arremesso de Peso, Tênis de Mesa, Atletismo e Natação.
Dispositivo de Abertura – Participaram do dispositivo de abertura do evento, o juiz coordenador do GMF Socioeducativo, e coordenador da CIJ, Túlio Duailibi Alves Souza, o superintendente de Administração Socioeducativa, Iberê Ferreira da Silva Junior, o promotor de Justiça, Rogério Bravin de Souza, a coordenadora do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente de Mato Grosso (CEDCA), Roberta de Arruda e a secretária adjunta de Justiça, Lenice Silva dos Santos Barbosa.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Foto colorida de jovens de costas perfilados ao centro da quadra poliesportiva do Ginásio Professor Aecim Tocantis para abertura da I Olimpíadas do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso. Cada um dos sete grupos segura a bandeira de Mato Grosso ou do seu município. Foto 2: Foto colorida com grupos de jovens perfilados na quadra poliesportiva e as bandeiras de cada Case dos municípios. Foto 3: Foto colorida do juiz coordenador do GMF Socioeducativo, e coordenador da CIJ, Túlio Duailibi Alves Souza, falando ao público. Ele está com uma camiseta branca com a marca do Evento. Foto 4: Foto colorida de jovens disputando uma partida de vôlei. A equipe de Cuiabá veste coletes azuis, enquanto a de Rondonópolis veste coletes vermelhos.
Marco Cappelletti/ Fotos Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tribunal de Justiça MT

Verde Novo participa do Projeto Multiação no próximo sábado, dia 20

Publicado

O Projeto Verde Novo, que promove ações de conscientização ambiental, plantio e distribuição de mudas na Capital de Mato Grosso, será um dos parceiros do projeto Multiação – realizado pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) no próximo sábado (20 de agosto), no bairro Jardim Liberdade, em Cuiabá.
 
A população terá acesso a diversos serviços gratuitos como atendimentos médicos, aferição de glicose, agendamento de exames, negociação de débitos e religações pela Energisa, coleta de sangue, corte de cabelo e muito mais.
 
Por parte do Verde Novo, serão distribuídas 500 mudas de árvores nativas e frutíferas do Cerrado, para que a população tenha a oportunidade de colaborar com o processo de arborização urbana de Cuiabá.
 
Os atendimentos do Verde Novo serão realizados das 8h às 12h, na Creche Filantrópica Nina Zaque, localizada no endereço do link a seguir: https://sesi.mt/MultiaçãoJdLiberdade
 
Verde Novo – Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
 
 
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: foto horizontal colorida de vários caixotes com mudas do Projeto Verde Novo. As caixas estão na parte interior da van do projeto e na frente de cada uma há uma placa com as espécies: bacupari, goiaba e pitomba.
  
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Continue lendo

Tribunal de Justiça MT

Comarca de Alto Taquari está com telefone fixo indisponível

Publicado

A Comarca de Alto Taquari (a 479 km ao sul de Cuiabá) está com indisponibilidade no telefone fixo nesta terça-feira (16 de agosto). De acordo com a Administração do Fórum a concessionária responsável já foi acionada, porém, ainda não há previsão para normalização do problema.
 
Para atendimento estão disponíveis os e-mails abaixo:
 
Vara Única: [email protected]
 
Distribuidor: [email protected]
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Continue lendo

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana