conecte-se conosco


Várzea Grande

Mais de dez mil pessoas compareceram na chegada do Papai Noel no ginásio Fiotão

Publicado

O Papai Noel passa a comandar as festividades natalinas em Várzea Grande a partir deste sábado (30) à noite, quando recebeu as chaves da cidade das mãos da prefeita Lucimar Sacre de Campos. Cerca de 10 mil pessoas, entre secretariado, vereadores, crianças, famílias e população em geral participaram da abertura das festividades natalina no coração de Várzea Grande. O projeto “Natal Feliz”, em sua 5ª edição com a magia do Natal está concentrado no espaço externo do Ginásio Fiotão com o Parque de Natal, decoração especial, árvore natalina e presépio. Segue a programação até dia 22 de dezembro.  A prefeita deu boas-vindas ao Papai Noel entregando-lhe a chave da cidade.

Este ano, para levar as famílias e atrair moradores de toda a região, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer implantou decoração natalina à base de gotas de luzes na área externa do Ginásio Fiotão e na própria estrutura física do ginásio.

Logo após ser acolhido pelas crianças, o simpático senhor de barbas brancas foi recepcionado pelas autoridades do município e recebeu das mãos da prefeita a chave da cidade. Em seguida, houve a inauguração da casa do Papai Noel, também, da iluminação e dos enfeites que ajudam a compor o clima natalino do local.

Na ocasião, a prefeita fez o seu pronunciamento desejando aos munícipes um Natal e Ano Novo repletos de paz, alegria e prosperidade para todos.

“Que o espírito natalino e a presença do Papai Noel despertem em nossos corações sentimentos de paz, amor e fé para que possamos alcançar paz e prosperidade em nossas vidas neste ano novo que está aproximo de chegar”, disse, a prefeita.

A prefeita conclama a população a acompanhar a programação de Natal desenvolvida pelo Município, visitar, a partir de hoje, 1 de dezembro, a decoração que foi realizada, e também entrar no clima natalino, enfeitando suas casas e pontos comerciais da cidade.

“Trata-se de uma tradição o Natal Feliz, que hoje integra a sua 5ª edição. Natal é tempo de união e reconciliação. Que todos aproveitem este momento para praticar o perdão e estar mais próximo das pessoas que amam. A decoração tem a finalidade de despertar na população o espirito do Natal, trazer turistas para visitar a cidade, além de aquecer a economia local em nosso comércio, gerando assim novas oportunidades de emprego e geração de renda e tributos para o município”, sublinha a prefeita.

Conforme o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, Silvio Fidélis, a prefeita faz questão de promover um Natal com muita alegria, união e solidariedade dentro do contexto da festa em família, que é uma marca registrada da atual administração.

“Por isso a Secretaria está empenhada em elaborar uma programação natalina à altura das expectativas da comunidade e com certeza  teremos um Natal com momentos mágicos, tanto para crianças como adultos. Preparamos uma festa com muito carinho para emocionar todas as pessoas que vier participar. Resgatamos a magia do Natal em um dos principais cartões postais da cidade, o ginásio Fiotão”, pontua o secretário.

Acompanhado pela Mamãe Noel e os duendes, o Papai Noel chegou no Parque de Natal trazendo alegria e magia  a todos que aguardavam ansiosos pela sua chegada, como os irmãos Douglas e  Ricardo Bispo, de 10 e 3 anos respectivamente, moradores do Loteamento Santa Teresinha. “Esperamos muito pelo Papai Noel, a barba dele é bem fofa, ele fez cócegas, abraçou a gente, deu bala e achamos ele muito legal”, contaram os irmãos.

Os adultos também aproveitaram para fotografar ao lado do bom velhinho. “O Papai Noel é magico e a decoração está maravilhosa. A Prefeitura está de parabéns em realizar esta festa linda na cidade”, disse Terezinha da Cruz, acompanhada pela filha Karen e o neto João Antônio, de apenas 5 meses.

A 5ª edição especial do Natal Feliz foi marcada por uma série de atrações culturais, artísticas e interativas muito elogiada pelos visitantes. “Soubemos do evento pelas redes sociais da Prefeitura e logo pensamos em trazer a nossa filha para curtir os brinquedos temáticos. Nossa família é apaixonada pelo Natal e achamos tudo incrível. Superou nossas expectativas”, disse o morador do bairro Marajoara,  Paulo Rodrigues, que estava acompanhado da esposa Sônia Lima e a filha Nicole, de 4 anos.

Até o dia 22 de dezembro, moradores e turistas, também poderão se deliciar com a gastronomia diversificada feita por entidades filantrópicas  que permanecerão no local, além de visitar o Presépio com o Tema: “É Natal do Menino Jesus”.

O 5º Natal Feliz prossegue até o dia 22 de dezembro. A programação completa está no site institucional da Prefeitura de Várzea Grande www.varzeagrande.mt.gov.br

No domingo, dia 01/12, a programação também inicia às 19h com apresentação da Banda Municipal de Várzea Grande; apresentação 'Sonho de Natal' com os alunos da EMEB Faustino Antonio da Silva; apresentações de siriri mirim e dança de rasqueado pela Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso (AMFMT); orquestra de violino e saxofone, coral dos alunos da EMEB Salvelina Ferreira da Silva; apresentações de música com participantes do projeto municipal 'Caderno II'; Juventude Ativa e encerramento com a banda Triade.

Por: Cláudia Josép – Secom/VG

publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

Please Login to comment
avatar
  Subscribe  
Notify of

Várzea Grande

Comitê esclarece recentes óbitos por Covid-19 em Várzea Grande

Publicado


.

28/05/2020    1

O Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid –  19) e a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, lamentam informar o oitavo  e nono óbitos ocorridos no Município de Várzea.

O oitavo óbito referente a morador de Várzea Grande, ocorrido na, terça-feira, 26 de maio, no início da madrugada, mas só confirmada no dia 27 em virtude de avaliação clínica e teste rápido para  Covid -19.

O paciente Maurício Apolônio da Silva, 42 residente na Vila Arthur, era técnico em telecomunicações e tinha doença cardiovascular crônica e estava internado na Amecor em Cuiabá.

Já o nono (9º) óbito se trata da paciente Gabrielle Aparecida Araujo Bastos , 17, que estava internada desde o dia 17 de maio na UTI do Hospital Sotrauma em Cuiabá e era residente em Várzea Grande, mais precisamente na Cohab Canellas.

Segundo relato, Maurício Aparecido Apolônio , começou a ter sintomas nos últimos 08 dias, como dores nas costas e febre durante dois dias, além da perda de apetite e paladar. No último fim de semana apresentou quadro de melhora, mas no domingo apresentou mal-estar pelo corpo. De segunda para terça-feira iniciou quadro com falta de ar quando procuraram o Hospital Amecor e veio a óbito no início da madrugada de ontem, (terça-feira, 26 de maio).

Já a paciente Gabrielle Aparecida Araújo Bastos de 17 anos, era obesa e apresentava quadro de rinite alérgica.

A paciente apresentou sintomas de febre, tosse, desconforto respiratório, dispneia, ausência de olfato e paladar sendo atendida no Hospital Santa Rita onde foi constatada infecção pulmonar que levou a mesma a ser transferida para a UTI do Hospital Sotrauma.

O Comitê de Enfrentamento e a Secretaria Municipal de Saúde, ambos de Várzea Grande, voltam a reafirmar a necessidade do isolamento social para aqueles que podem realizar trabalhos em casa Home Office e medidas de segurança como distância de 1,5 metros entre as pessoas, uso de máscara constantemente e de luvas quando necessários, além de meios de higienização rigorosos como forma de debelar o COVID 19.

Lembram ainda a necessidade do alerta para qualquer sintoma e a busca de tratamento urgente.

Reforça o empenho da Administração Municipal para o atendimento daqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde – SUS, que é gratuito, e a vigilância constante na propagação da pandemia. A Vigilância Epidemiológica irá promover o acompanhamento dos parentes próximos da vítima.

 

Por: Da Redação – Secom/VG

Continue lendo

Várzea Grande

Lucimar garante calendário de pagamento de salários e mantém investimentos

Publicado


.

27/05/2020    5

Em reunião com a equipe econômica e resguardando a correta distância entre os titulares das pastas por causa da pandemia do Coronavírus (Covid-19), a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, reforçou seu compromisso em não atrasar o pagamento de salários dos servidores e abrir mão de regras aprovadas em Lei pelo Congresso Nacional que preveem a suspensão nos pagamentos das dívidas do Poder Executivo Municipal com o Governo Federal ou com bancos oficiais enfim toda e qualquer pendência das finanças públicas serão mantidas e recolhidas como determina a legislação em vigor.

A folha de pagamento de Várzea Grande soma pouco mais de R$ 31 milhões e atende a 8 mil servidores entre a Prefeitura de Várzea Grande, o Departamento de Água e Esgoto – DAE/VG e a Previdência do Servidor – PREVIVAG.

“Os salários do funcionalismo público referente ao mês de maio serão quitados nesta sexta-feira, 29 de maio, bem como os compromissos com fornecedores de serviços, empreiteiros, enfim, toda e qualquer despesa que estiver regular e cumprida será quitada dentro da normalidade. Por enquanto não haverá medidas excepcionais que não as ligadas a área de Saúde Pública por causa da pandemia do Covid- 19”, disse Lucimar Sacre de Campos.

Ela sinalizou que se percebe uma queda na arrecadação de impostos se comparados com meses anteriores, mas que é possível se manter o controle geral, apertando os gastos, enxugando despesas e sempre buscando a melhor otimização, os melhores resultados para que os recursos públicos sejam aplicados em prol da população e da cidade de Várzea Grande.

Segundo a secretária de Gestão Fazendária, Lucinéia dos Santos Ribeiro, Várzea Grande, vem desde 2015, quando a prefeita Lucimar Sacre de Campos assumiu, adotando medidas eficientes em busca de melhores resultados para a cidade e para sua população quanto as políticas públicas de saúde, educação, segurança, social e obras, e devido a essas medidas, mesmo com uma queda de arrecadação estimada em 37%, este ano, é possível manter o calendário de pagamento do funcionalismo público e de fornecedores, em dia.

A secretária também explica que sempre é previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) uma queda de arrecadação, por isso a gestão econômica da Prefeitura de Várzea Grande não sofre impactos negativos com a crise da pandemia no país. Contudo medidas para elevar a arrecadação foram tomadas como a prorrogação do pagamento de vencimento de impostos e a manutenção de obras públicas que estimulam as pessoas a pagarem seus impostos, pois recebem os benefícios de volta.

“Todos sabemos que a pandemia do novo Coronavírus causou impacto na economia de todo o país, e, Várzea Grande também sentiu esse impacto. A previsão da queda da arrecadação é comparada à previsão da LOA. Deixamos de arredar em abril mais de R$ 4 milhões, mas se compararmos com o mesmo quadrimestre do ano passado, arrecadamos mais este ano. E, como já vínhamos com as despesas enxutas, está equilibrado. Desde que assumiu a gestão, a prefeita Lucimar Campos, adotou medidas econômicas e eficientes para se trabalhar, o que mantém a saúde econômica do município. Agora estamos correndo atrás para elevar a arrecadação com várias ações de cobrança, execução de devedores, prorrogação de prazo de pagamento dos impostos como IPTU e ICMS, entre outras”, detalhou Lucinéia dos Santos Ribeiro.

Já para a prefeita o momento é de unir esforços para resguardar a saúde de todas as pessoas e para vencer os obstáculos impostos pela pandemia do Coronavírus.

“Estamos vivendo momentos que exigem o esforço e a conscientização de todos para que possamos vencer mais este desafio e reafirmo que vamos ter o que comemorar em um futuro próximo quando a normalidade voltar a ser a palavra de ordem para todos os setores da economia e da população em geral. Estamos investindo em Saúde, com mais leitos e equipamentos, endurecemos a fiscalização para fazer cumprir o Decreto Municipal, mantemos as obras e serviços públicos em funcionamento tomando todas as medidas sanitárias e, não esquecemos das ações assistências necessárias como a entrega de cestas básicas a pessoas em situação de vulnerabilidade. Precisamos manter a economia ativa e cuidar da saúde das pessoas”, declarou Lucimar Sacre de Campos.

A prefeita também lembra que o Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid- 19) se reúne diariamente e apresenta relatórios de acompanhamento e avaliação que também são compartilhados com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e com a Secretaria de Saúde de Cuiabá para que o monitoramento aconteça de forma eficiente.

 

 

 

Por: Rafaela Maximiano – Secom/VG

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana