A Polícia Militar de Mato Grosso já apreendeu mais de 2,8 toneladas de drogas, nos primeiros dias de 2025, em todo o Estado. As ações fazem parte da Operação Tolerância Zero que tem retirado de circulação grande quantidade de entorpecentes e descapitalizado ações de facções criminosas em Mato Grosso.
O total das apreensões de entorpecentes efetuados pela PM, até esta sexta-feira (17), já são superiores em 117% a quantidade de drogas apreendidas em todo o janeiro de 2024, quando foram apreendidas mais de 1,3 tonelada.
Logo na primeira semana do ano, a Polícia Militar apreendeu 1,1 tonelada de maconha dentro de um caminhão carregado com fertilizantes, no município de Itiquira. Na ação, o motorista do veículo tentou fugir de uma abordagem do Batalhão Fazendário e foi preso em flagrante com todo o entorpecente apreendido.
Nesta quarta-feira (15), uma ação integrada do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Polícia Federal resultou na localização e apreensão de 420 quilos de cocaína, na Serra da Petrovina. As drogas estavam em um caminhão frigorífico. Um homem foi preso. A apreensão causou prejuízo de R$ 10 milhões ao crime.
A grande apreensão mais recente aconteceu na tarde desta quinta-feira (17). Em Pontes e Lacerda, militares da PM e do Gefron apreenderam uma caminhonete carregada com 1 tonelada de cocaína. Dois homens foram presos em flagrante descarregando as drogas em uma residência. O prejuízo à facção criminosa foi de mais de R$ 30 milhões.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, ressaltou que as apreensões recordes são resultados dos investimentos recebidos pelo Governo do Estado e dedicação da tropa na Operação Tolerância Zero.
“Esse resultado é fruto do empenho e dedicação dos nossos policiais militares, focados na missão do governador Mauro Mendes, que é dar tolerância zero ao crime. Isso só é possível devido as todas as condições que nosso governador e secretário de Segurança tem dado à Polícia Militar, que têm se mantido firme e mais forte para a pronta resposta no combate a todo tipo de crime em todo o Estado”, avaliou o coronel Fernando.