conecte-se conosco


Política Nacional

Maia prevê acordo para votar ajuda aos estados

Publicado


.
Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara dos Deputados, dep. Rodrigo Maia, concede entrevista coletiva sobre a crise causada pelo coronavírus.
Presidência

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que líderes estão construindo um acordo para votar ainda nesta semana uma proposta de ajuda aos estados no curto prazo, enquanto durar a pandemia de Covid-19.

O chamado Plano Mansueto, cuja votação estava prevista inicialmente para esta semana, ficaria para um segundo momento, de acordo com Maia.

Ele adiantou que negocia com a equipe econômica um texto enxuto que trate da crise no curto prazo: ICMS para os próximos três meses e linhas de financiamento para o enfrentamento da crise.

“Nossa intenção é que o acordo seja feito nesta semana, até quinta-feira, mas acredito que até amanhã, já temos as condições de apresentar ideias para soluções de curto prazo. As soluções de médio e longo prazo, a gente discute num segundo momento, com o parlamento discutindo de forma presencial para ver se tem mais condições de aprovar”, disse em coletiva no início da tarde desta terça-feira (07).

Auxílio emergencial
Rodrigo Maia defendeu celeridade no pagamento do auxílio emergencial  e criticou o governo por querer centralizar os pagamentos apenas na Caixa Econômica Federal. Para ele,toda rede bancária deveria estar à disposição para que os recursos cheguem mais rapidamente às contas das famílias.

“Esse governo fala muito de ‘menos Brasília, e mais Brasil’, mas é importante a integração desse trabalho com outros instrumentos de pagamentos aos municípios que sempre fizeram sua parte no cadastro único”, disse o presidente.

Mandetta
O presidente da Câmara voltou a elogiar a atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na avaliação de Maia, o ministro cumpre papel fundamental na vida dos brasileiros. “O ministro merece respeito e admiração”, reiterou.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Geórgia Moraes

publicidade
Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política Nacional

Baleia diz que governo errou no combate à pandemia e fala em “falta de gestão”

Publicado


source
Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) em entrevista ao programa
Reprodução/Youtube

Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) em entrevista ao programa “Roda Viva”

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), candidato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara , criticou nesta segunda-feira (25) o combate do governo federal à pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e disse que o Planalto errou na falta de gestão.

“Eu tenho certeza absoluta que o governo errou na condução negando a importância da vacina, por exemplo. Faltou gestão. Faltou empenho e clareza para mostrar que não há nada mais seguro do que a vacina”, afirmou o parlamentar.

Baleia ainda citou como exemplo a crise do sistema de saúde de Manaus, no Amazonas . A cidade teve seus estoques de oxigênio esgotados para pacientes com Covid-19 internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), fazendo com que muitos deles, inclusive, precisassem ser transferidos para hospitais de outrso estados.

Você viu?

“Não houve uma ação governamental para evitar absurdos como o que aconteceu no Amazonas. Faltou sensibilidade por parte do Ministério da Saúde e dos agentes do governo”, disse Baleia.

“A população espera de nós respostas concretas. A Câmara dos Deputados tem que se debruçar sobre a questão da superação da pandemia. Isso é urgente”, emendou.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, desta segunda-feira (25), o Amazonas já transferiu 261 pacientes com Covid-19 para outros estados, sendo 252 são de Manaus e nove do interior do estado. Já receberam pacientes de Manaus Teresina (PI), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Recife (PE), Uberaba (MG) e Brasília (DF).

Desde o início das transferências, mais de 20 pacientes já receberam alta hospitalar. Seis que estavam em São Luís (MA) retornaram para Manaus durante a madrugada desta segunda (25).

Continue lendo

Política Nacional

“É só troca de cargos sem projeto de país”, diz Baleia sobre candidatura de Lira

Publicado


source
Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)
Reprodução/Youtube

Deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP)

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) criticou nesta segunda-feira (25) o seu adversário principal adversário, Arthur Lira (PP-AL), na disputa pela presidência da Câmara e disse que não vê um “projeto claro” na candidatura do rival.

“Eu vejo uma ausência de um projeto claro, tanto é que o governo hoje dá poder para o meu adversário de ter votos sem compromisso. É natural que os governadores e busquem apoio parlamentar, por exemplo, mas tem que ser republicano”, disse Baleia em entrevista ao programa Roda Viva .

“Só vejo a troca de cargos, sem um projeto de país. Nós não podemos fazer conchavos sem clareza do que vai ser votado. Ele tem um projeto de poder para que a Câmara seja alinhada ao Palácio do Planalto”, completou.

O parlamentar também se defendeu dos ataques que o nome dele na disputa pela presidência da Câmara. “Querem tachar a nossa candidatura como oposição. Mas, na verdade, somos uma Frente Ampla que quer a independência da Câmara para garantir a autonomia dos deputados”, disse.

Você viu?

Baleia Rossi é o candidato à sucessão de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara. Ele é o principal adversário de Lira, que é o líder do Centrão na Casa e o nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A disputa está marcada para 1º de fevereiro e o vencedor terá de somar ao menos 257 votos. Considerando o apoio dos blocos dos quais recebeu apoio, Lira tem 259 votos, enquanto Baleia possui 236.

Esses números, porém, não indicam a realidade. Isso porque, na Câmara, as eleições são com voto secreto, o que permite que alguns parlamentares discidentes votem de forma contrária à orientação de seus partidos.

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

Política MT

Policial

Mato Grosso

Esportes

Entretenimento

Mais Lidas da Semana