TRAJETÓRIA

Magistratura como missão: José Zuquim chega aos 40 anos de dedicação à Justiça

· 2 minutos de leitura
Magistratura como missão: José Zuquim chega aos 40 anos de dedicação à Justiça

Quando escolheu a magistratura, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, sabia que a caminhada exigiria coragem, serenidade e compromisso. Agora, com 40 anos de carreira completados, o magistrado lembra com orgulho os passos de uma trajetória alicerçada na dedicação ao serviço público e ao fortalecimento do Poder Judiciário de Mato Grosso.

Engajado na missão de aproximar a Justiça do cidadão, Zuquim celebra quatro décadas de uma carreira marcada pela sensibilidade para ouvir pessoas, ajudando a transformar positivamente histórias dentro e fora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A vida de entrega à magistratura é o símbolo de quem foi além da pura e simples vocação e abraçou o comprometimento diário com a Justiça e com as pessoas que dependem dela.

A carreira teve início em dezembro de 1985 e, desde então, aprendeu a lidar com realidades sociais diversas, contribuindo para os avanços na prestação judicial. Ao longo dos 40 anos, esteve nas Comarcas de Sinop, Cáceres, Barra do Garças e Cuiabá, desenvolvendo um trabalho marcado pela proximidade com a comunidade e pela busca constante de soluções que vão além dos processos judiciais.

“A magistratura me ensinou acima de tudo a escutar. Escutar as pessoas, suas dores e as realidades diferentes. Ao longo desses anos, compreendi que julgar não é apenas decidir, mas assumir responsabilidade sobre vidas. E é essa consciência que me acompanha desde o primeiro dia e segue guiando minhas escolhas”, afirma Zuquim.

Defesa ambiental

A atuação em defesa do meio ambiente também é destaque na carreira do magistrado. Por 17 anos esteve à frente do Juizado Volante Ambiental (Juvam), onde liderou ações que levaram a Justiça para além dos gabinetes. O compromisso com a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente rendeu reconhecimento nacional ao conquistar, em 2004, o I Prêmio Innovare – O Judiciário do Século XXI, na categoria Juizado Especial.

“O cuidado com o meio ambiente sempre foi, para mim, uma extensão do dever constitucional de proteger a vida. Levar a Justiça para perto da sociedade, especialmente em temas ambientais, foi uma forma de mostrar que o Judiciário pode ser educativo, preventivo e transformador. Então, foi uma experiência que marcou profundamente minha trajetória”, completa o magistrado.

Gestão Diamante

Eleito presidente do TJMT em outubro de 2024, Zuquim chega às quatro décadas de magistratura reforçando valores que o acompanharam desde o início. A visão inovadora, aliada à responsabilidade com a transparência, foram fatores importantes para que o TJMT conquistasse, neste ano, o primeiro Selo Diamante de sua história. O selo é uma das maiores honrarias entregues pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aos tribunais brasileiros.

“Chegar aos 40 anos de magistratura exercendo a Presidência do Tribunal é motivo de gratidão e responsabilidade. Fiquei extremamente feliz em ter contribuído para a chegada do nosso Selo Diamante, mas ciente de que as conquistas não são individuais. São resultados do esforço coletivo de magistrados e servidores comprometidos com a Justiça”, enfatiza.