Tribunal de Justiça MT
Magistrados palestram em Fórum Nacional que debate encarceramento em massa nesta quarta


O evento será transmitido ao vivo pelas mídias sociais da Pastoral Carcerária da Região Oeste 2 e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Oeste 2 (CNBB), que abrangem Mato Grosso. Para assistir, basta acessar os endereços facebook.com/cnbboeste2matogrosso, facebook.com/pastoralcarcerariamt ou pelo canal CNBB Oeste 2, no YouTube.
A apresentação integra um evento maior que começou no dia 23 de janeiro e segue até o dia 31.
A Pastoral Carcerária é uma organização que acompanha a realidade do cárcere brasileiro de forma cotidiana, buscando a melhoria do sistema. Segundo a instituição, o Brasil tem hoje a terceira maior população carcerária e está em contínuo crescimento desde o início dos anos 90.
Para saber mais sobre o evento clique AQUI.
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT


Tribunal de Justiça MT
Desembargadora Clarice Claudino será mediadora em live no Dia Internacional da Mulher


A programação prevê duas palestras. A primeira palestrante será Letícia Kreuz, presidente do Instituto Política por.de.para Mulheres, que abordará o tema “Políticas feminista em tempos de caos: os desafios do neoconservadorismo”. Ela é doutora e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Na sequência, a palestrante Julia Heliodoro Souza Gitirana, doutora em Políticas Públicas pela UFPR, falará sobre as “Ministras de Estado brasileiras de 1985 a 2019: quem são as mulheres da República”. Ela é diretora acadêmica do Instituto Política por.de.para Mulheres.
Para assistir a live, no dia do evento acesse AQUI.
O evento é uma realização do TRE-MT e da Escola Judiciária Eleitoral.
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
Tribunal de Justiça MT
Nova diretoria da Esmagis-MT para o biênio 2021/2022 toma posse em cerimônia on-line


A Esmagis é o órgão de formação e aperfeiçoamento de magistrados do Poder Judiciário de Mato Grosso, responsável pela realização de cursos de atualização e capacitação continuada. Tanto o diretor-geral, o vice-diretor e os membros do Conselho Consultivo são magistrados escolhidos pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, recaindo a escolha sobre magistrados de notório saber e de reconhecida experiência acadêmica.
Representando a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, a vice-presidente da instituição, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, fez a abertura do evento e saudou o novo diretor da Esmagis-MT. “Magistrado de escol, estudioso, dedicado e criterioso, o desembargador Marcos Machado desempenhou com brilhantismo a função de coordenador da Comissão Especial sobre Drogas Ilícitas do TJMT. Coordenou grupo de estudos da Esmagis, foi diretor do grupo de pesquisas, diretor-geral da Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam) e atualmente lidera um grupo de estudos da magistratura que ganha adeptos a cada dia e que se consolidou como rica fonte de informação para os operadores de Direito de todo o país. É inegável a rica contribuição do desembargador Marcos Machado à magistratura mato-grossense e brasileira”, assinalou.
Na oportunidade, a vice-presidente também colocou à disposição da nova diretoria o apoio que necessitarem da atual administração e elogiou o trabalho desenvolvido pela ex-diretora da Esmagis, desembargadora Maria Erotides Kneip, no biênio 2019/2020. “Dinâmica e profundamente comprometida com o Poder Judiciário, realizou nada menos a 105 eventos no biênio. É uma honra ombrear alguns projetos com vossa excelência no Tribunal de Justiça, especialmente na direção da Esmagis. Conte sempre comigo”, afirmou a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que atuou como vice-diretora no último biênio.

Herman Benjamin salientou estar presente na posse da nova diretoria da Esmagis-MT para homenagear o Poder Judiciário que tem em seu coração, “mas também pela certeza do compromisso histórico das juízas e juízes de Mato Grosso pela construção de um país melhor, mais justo e, ao mesmo tempo, mais produtivo.” O ministro também fez saudações a desembargadora Maria Helena Póvoas, por demonstrar ser possível ter uma perspectiva de gênero não apenas na entrada da magistratura, mas também no topo da instituição.
“Saúdo também a desembargadora Maria Erotides. Uma vez diretor de escola, sempre diretor de escola. O amor fica, o compromisso, a dedicação, a esse trabalho voluntário que nós fazemos. Gostaria de cumprimentar vossa excelência e sua equipe, e saudar os que chegam. E dar a má notícia: não podem mais desistir! É um cargo de muita responsabilidade, especialmente para aqueles que querem bem desempenhá-lo. Saúdo desembargador Marcos Machado, que já conheço de muito tempo, e quero desejar a ele e a sua equipe uma gestão gloriosa”, assinalou.
Na ocasião, o ministro lançou um desafio aos novos diretores da Esmagis: o combate ao desmatamento nos biomas da Amazônia e do Pantanal. “Se pegarmos o mapa do desmatamento, vamos ver que 70% está concentrado em 20 municípios da Amazônia. Não é difícil, e temos condição de correr atrás, para concentrar a nossa atenção, no caso de Mato Grosso, naqueles 10 municípios que sejam os líderes do desmatamento. Sugiro que tanto a presidente quanto a diretoria da Esmagis marquem reunião com o ministro Luiz Fux para o que o Conselho Nacional de Justiça use Mato Grosso como um leading case desse trabalho coletivo nacional.”

No pronunciamento, o novo diretor registrou o compromisso de resgatar boas ideias e práticas dos ex-diretores da Escola, entre os quais os desembargadores Paulo da Cunha e Marilsen Addario, e de desenvolver propostas que forem executáveis. Garantiu que dará continuidade à promoção de estudos e pesquisas científicas no campo do Direito.
Outro compromisso firmado foi o de realizar uma gestão compartilhada com a vice-diretora e com o Conselho Consultivo, com divisão de tarefas entre seus integrantes, assim como prestar orientações jurídicas aos magistrados – mantendo serviços permanentes de pesquisa – e estabelecer serviços de intercâmbio com outras instituições. O desembargador Marcos Machado também assegurou que na nova gestão será dispensando o formalismo e que buscará difundir os valores da humanidade, como a vida, a liberdade, a paz, a segurança, a igualdade e os direitos fundamentais.
“Minha intenção é cumprir o objeto da Esmagis. Porém, entendo que a Esmagis vai além de preceitos e disposição escritas; é um patrimônio intelectual, cultural e moral da magistratura estadual. É um espaço que não deve dar azo à vaidade; não admitir preconceito; e sim nivelar e aproximar os operadores da ciência jurídica e social; dispensar o formalismo e a cerimonialidade; afugentar o tratamento monárquico e o autoritarismo”, observou.
Serão priorizadas, conforme o diretor, parcerias com instituições como a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) – segundo ele, referência na qualificação dos magistrados brasileiros -, assim como com a Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam), Escola do Legislativo, Escola de Contas, Fundação Escola do Ministério Público, Escola Superior da Advocacia, Academias de Polícia Civil e Militar, entre outras.
“Qualquer sistema que se pretenda efetivo e eficiente não pode, jamais, prescindir de valores primários como a igualdade substancial e a segurança jurídica. É preciso compreender que o respeito da sociedade contemporânea pressupõe, do magistrado, racionalidade e previsibilidade. Extremismos devem ser rechaçados. O Direito não pode ser visto desvencilhado da realidade social; não pode ser construído tão somente com base em argumentações retóricas sem utilidade ou efeito positivo à pessoa humana ou à coletividade. Trataremos com ética funcional e respeito à alteridade na sua mais profunda extensão, os principais temas que que são caros ao Estado de Direito assolam a sociedade civil, tais como: a violência em todas suas formas, principalmente juvenicídio e feminicídio, tortura, pedofilia e estupro; dependência de cocaína e derivados e atipicidade de uso de cannabis; racismo e discriminação, vunerabilidade, desigualdade, inclusão e exclusão social; diversidade sexual e homofobia; a sustentabilidade do cerrado, a preservação do pantanal e a conservação da Amazônia diante do consumismo e expansão agrícola, sem perder de vista a segurança alimentar; acesso aos serviços de saúde com audição e respeito ao Sistema e aos gestores probos”, assegurou o desembargador Marcos Machado.
A nova vice-diretora eleita da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, também parabenizou e agradeceu o esforço e o trabalho da diretoria anterior e se colocou à disposição do novo diretor. “O desembargador Marcos Machado vai ditar todos os caminhos e as orientações. Doutor Marcos, estarei a sua disposição para toda e qualquer tarefa, e não medirei esforços para lhe ajudar. Sei da sua competência, que é da academia. Demos aula mais de 15 anos juntos, sei da sua competência como professor e agora como administrador da escola. Trabalharemos em prol da sociedade. Conte sempre comigo. Conto também com o Conselho Consultivo, que é muito importante”, afirmou.
O presidente da Amam, juiz Tiago Abreu, além de elogiar o trabalho, empenho e dedicação da gestão conduzida pela desembargadora Maria Erotides nos últimos dois anos, desejou sucesso à nova diretoria. “Hoje é a posse desse brilhante magistrado que é o desembargador Marcos Machado. Sempre por onde passou e o que se propôs a fazer, fez com muito zelo e dedicação. Ele vai dar continuidade ao brilhante trabalho desenvolvido e com certeza vai deixar uma marca nessa gestão. Conte conosco, pois terá um parceiro na Amam.”
“Parabéns desembargador Marcos Machado, pelas palavras. Sempre um aprendizado ouvir vossa excelência. Que Deus o abençoe nessa jornada, em nome da Escola do Legislativo, agradeço a oportunidade”, destacou o diretor da Escola do Legislativo de Mato Grosso, Eduardo Manciolli. Representando a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso, o advogado Ulisses Rabaneda também parabenizou a nova gestão. “Em nome da OAB parabenizo a desembargadora Maria Erotides pelo trabalho desenvolvido e desejo muito sucesso à nova direção, capitaneada pelo desembargador Marcos Machado. Sucesso e conte sempre com a OAB.”
Diversas outras autoridades prestigiaram a solenidade virtual, entre elas o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira; o desembargador Paulo da Cunha; o desembargador aposentado Mauro José Pereira; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Max Russi; entre outros.
Gestão 2019/2020 – Nos últimos dois anos foram realizados 105 eventos, no formato de cursos, reuniões, audiências públicas, jornadas de estudo e fóruns. Esses encontros somaram 1.897 participações de magistrados lotados no Primeiro e no Segundo Grau de jurisdição da Justiça Estadual nos mais variados temas afetos ao Judiciário. Parte deles foram realizados no formato presencial e outra de forma virtual, se adequando à nova realidade vivenciada pelo país.
Maria Erotides tomou posse como diretora da Esmagis em 11 de março de 2019 e a vice-diretora, Maria Aparecida Ribeiro, em 14 de maio do mesmo ano. Juntas, elas estiveram à frente da instituição até o dia 28 de fevereiro de 2021.
Leia matérias sobre o assunto:
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
-
Mato Grosso24/02/2021 - 10:08
Dirigir sem máscara não é infração de trânsito; mas uso continua obrigatório por Lei Estadual
-
Política MT01/03/2021 - 14:50
Decreto do governo estadual determina “fecha tudo” a partir das 19 horas em todos os municípios
-
Geral27/02/2021 - 09:00
Justiça decide na próxima segunda-feira sobre fechamento do comércio por 14 dias em Cuiabá e Várzea Grande
-
Curiosidades25/02/2021 - 21:59
Tatuadora chama atenção ao mostrar “saco de tinta” no braço; assista
-
Política MT25/02/2021 - 16:45
Oportunismo político atrapalha conclusão da BR-158, lamenta deputado
-
Mato Grosso26/02/2021 - 12:58
Apostilas e kits alimentação são entregues nas casas dos 74 estudantes de Várzea Grande
-
Curiosidades24/02/2021 - 09:15
Pescador encontra bizarro filhote de tubarão mutante com “rosto humano”; assista
-
Geral26/02/2021 - 06:40
Cuiabá leiloa veículos e sucatas apreendidos e não retirados por proprietários