Internacional
Maduro ordena que embaixadora da União Europeia seja expulsa da Venezuela
Publicado
30/06/2020 - 07:25
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, determinou na noite desta segunda-feira (29) a expulsão da embaixadora da União Europeia no país, Isabel Brilhante Pedrosa, após o bloco ter ampliado a lista de dirigentes chavistas alvos de sanções.
“Ante as ações intervencionistas, racistas e supremacistas da União Europeia, que agridem os venezuelanos com sanções, decidi dar-lhes 72 horas para sua embaixadora abandonar o país. Devem respeitar a integridade da Venezuela como nação. Chega de colonialismo”, escreveu Maduro no Twitter.
Segundo o presidente, a UE fracassou ao apoiar Juan Guaidó, que se autoproclamou chefe de Estado em janeiro de 2019. “Ao invés de se corrigir, [a UE] incorre em agressões contra as nossas instituições”, reforçou Maduro durante um evento.
O alto representante da União Europeia para Política Externa, Joseph Borrell, escreveu no Twitter que “condena” a expulsão de sua embaixadora em Caracas e que Bruxelas vai adotar as “habituais medidas de reciprocidade”. “Apenas uma solução negociada entre os venezuelanos permitirá que o país saia de sua profunda crise”, acrescentou.
Já a vice-ministra das Relações Exteriores da Itália, Marina Sereni, chamou a decisão de Maduro de “grave” e pediu para a Europa retomar o “Grupo de Contato”, que reúne países da UE e latino-americanos para encontrar uma solução para a Venezuela.


Internacional
ONU alerta que chuva pode piorar crise humanitária em Moçambique
Publicado
20/01/2021 - 10:22
Os diretores regionais da Organização das Nações Unidas (ONU) para a África Austral e Oriental alertaram hoje (20) que a crise humanitária em Moçambique vai piorar devido à estação das chuvas e pediram mais ajuda para a região afetada.
“Com o número de deslocados aumentando diariamente, a falta de alimentação adequada, água, saneamento, abrigo, saúde, proteção e educação agrava-se uma situação já terrível, pela iminente estação de chuvas num país particularmente sujeito a extremos choques climáticos”, diz comunicado divulgado no mesmo dia em que foi concedida entrevista coletiva para alertar sobre a crise na província de Cabo Delgado.
“A crise no Norte do país é uma emergência complexa de segurança, de direitos humanos, humanitária e de desenvolvimento, sendo imperativo continuar a fornecer assistência para salvar vidas, enquanto se apoia coletivamente a construção de resiliência de longo prazo liderada pelo governo”, afirma a Declaração Conjunta sobre Moçambique.
Os diretores regionais da ONU para a África Austral e Oriental chamam a atenção ainda para a “urgência de aumentar massivamente os investimentos em recuperação e resiliência” e mostram-se “profundamente preocupados com o agravamento da crise humanitária e a escalada da violência que forçou milhares a abandonarem as suas casas e os seus distritos na província de Cabo Delgado”.
O comunicado é divulgado semanas depois da visita desses diretores de seis agências da ONU a Moçambique, em dezembro, para avaliar a situação e as necessidades das populações deslocadas.
“A crescente insegurança e a infraestrutura deficiente fizeram com que se tornasse mais difícil chegar às pessoas necessitadas e, com a pandemia de covid-19, a crise tornou-se ainda mais complexa”, no final da visita, que “permitiu aos participantes testemunharem em primeira mão o impacto da violência contínua em Cabo Delgado e mostrar apoio às comunidades afetadas e ao povo moçambicano”.
Para esses diretores, “há necessidade urgente de expandir os programas de proteção, saúde, alimentação e nutrição para crianças e mulheres vulneráveis, bem como as intervenções de vacinação e imunização e o aconselhamento psicossocial e de trabalho, para permitir que as famílias de agricultores e pescadores deslocados restabeleçam meios de subsistência sustentáveis”.
Assim, alertam que é preciso mais apoio “para o reassentamento adequado de famílias deslocadas, as quais sobrecarregam os já limitados recursos das comunidades acolhedoras empobrecidas e retardam os esforços do governo para registar e assistir os deslocados com eficácia”.
A missão conjunta contou com representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), entre outros. Participou também a coordenadora Residente das Nações Unidas e coordenadora Humanitária para Moçambique, Myrta Kaulard, e representantes do Centro de Resiliência do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
A violência armada na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, onde se desenvolve o maior investimento multinacional privado da África para a exploração de gás natural, provoca uma crise humanitária com mais de duas mil mortes e 560 mil pessoas deslocadas, sem habitação, nem alimentos, concentrando-se sobretudo na capital provincial, Pemba.
Algumas das incursões passaram a ser reivindicadas pelo grupo jihadista Estado Islâmico desde 2019.
Internacional
Trump rompe tradição centenária e deixa Casa Branca antes da chegada de Biden
Publicado
20/01/2021 - 10:22

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a Casa Branca de helicóptero na manhã desta quarta-feira (20), rompendo uma tradição centenária de participar da posse do sucessor .
O helicóptero decolou dos jardins da residência presidencial por volta de 8h15 (10h15 em Brasília), horas antes da chegada do democrata Joe Biden . Trump embarcou acompanhado de sua esposa, Melania, e viajará para a Flórida.
JUST IN: President Trump departs the White House for final time as president. pic.twitter.com/RWAhuZTvy4
— NBC News (@NBCNews) January 20, 2021
O magnata é o primeiro presidente desde 1869, com Andrew Johnson, a não participar da cerimônia de posse de seu sucessor. Trump até hoje alega ter sido vítima de fraude nas eleições , embora nunca tenha apresentado provas de suas denúncias.
Nos últimos dias, no entanto, ele deixou de disseminar informações falsas após ter sido bloqueado nas principais redes sociais . Em 6 de janeiro, apoiadores do republicano invadiram o Capitólio para tentar impedir a certificação da vitória de Biden.
O episódio motivou a abertura de um processo de impeachment contra o magnata, que é acusado de incitar uma insurreição. O julgamento no Senado vai acontecer mesmo após a posse de Biden e pode culminar na cassação dos direitos políticos de Trump .

Envie sua denúncia

LOA tem emenda que destina R$ 2 milhões para câmpus da Unemat em Cuiabá

‘BBB 21’: Arcrebiano já namorou Maraisa, dupla de Maiara

Ana Maria critica Donald Trump ao vivo no “Mais Você”: “Parece criança”

INSS: prova de vida de aposentados é suspensa até fevereiro

ONU alerta que chuva pode piorar crise humanitária em Moçambique
Política MT


LOA tem emenda que destina R$ 2 milhões para câmpus da Unemat em Cuiabá
Deputado Wilson Santos em audiência pública para discutir a Unemat em Cuiabá Foto: ANGELO VARELA / Secretaria de Comunicação Social...


Deputado Thiago Silva realiza reunião e anuncia emendas para Jaciara
Deputado Thiago Silva em visita à prefeitura de Jaciara Foto: HENRIQUE COSTA PIMENTA BRAGA O deputado estadual Thiago Silva realizou...


Estado apresenta plano de integração do transporte coletivo e BRT às prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), apresenta na sexta-feira (22), às 15h,...
Policial


Integrantes de facção criminosa que gravaram homicídio de rival pegam 60 anos de prisão
Dois integrantes de uma organização criminosa em Rondonópolis (a 212km de Cuiabá) foram julgados e condenados na segunda-feira (18) pelo...


Homicídio ocorrido no dia de Natal, em Cuiabá, é esclarecido e autora presa
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT A Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP) esclareceu o homicídio de José...


Adolescente que assassinou Isabele é condena a pena máxima de 3 anos; pai apresenta filha a Deddica
Por decisão da juíza Cristiane Padim da 2ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, a adolescente que atirou...
Mato Grosso


Primeira-dama participa de sopão comunitário com entrega de cestas básicas e cobertores
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, participou do Sopão Comunitário realizado pelo Clube de Mulheres Mães Guerreiras do bairro Jonas...


Governo apresenta plano de integração do transporte coletivo e BRT às prefeituras de Cuiabá e VG
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), apresenta na sexta-feira (22.01), às...


Sema apresenta dados ao Banco Mundial e comprova redução de 27% no desmatamento ilegal
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) apresentou à missão de monitoramento do Banco Mundial as ações do Governo...
Esportes


Sampaio vence o Confiança e mantém viva a chance de acesso
O Sampaio Corrêa foi até Aracaju e desbancou o Confiança, na Arena Batistão, em partida disputada na noite de terça-feira,...


Avaí vence o Juventude-RS de 5 a 2 e foca no G4 rumo à Serie A 2021
O Avaí continua forte! Vamos Vamos Avaí! Em confronto direto por uma vaga na Série A de 2021, o Avaí...


Botafogo – SP não supera CSA e perde de 3 a 1
O Botafogo perdeu do CSA por 3 a 1, na terça-feira (19), no Estádio Santa Cruz, pela 36ª rodada do...
Entretenimento


Ana Maria critica Donald Trump ao vivo no “Mais Você”: “Parece criança”
Reprodução/Instagram Ana Maria critica Donald Trump ao vivo O “Mais Você foi interrompido na manhã desta quarta-feira (20) para uma...


‘BBB 21’: Arcrebiano já namorou Maraisa, dupla de Maiara
Reprodução/Instagram Arcrebiano do “BBB 21” já namorou Maraisa Na última terça-feira (19), foram divulgados os participantes do “BBB 21” e...


Boninho anuncia surpresa após anúncio do elenco do “BBB 21” e fãs supõem o que é
Reprodução Boninho fala sobre surpresa no “BBB 21” O assunto da última terça-feira (19) foi a divulgação dos participantes do...
Mais Lidas da Semana
-
Tecnologia14/01/2021 - 15:46
Nova tecnologia de site consegue vender em Libras; conheça
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:07
Áudio original e sem edição promete esquentar briga entre primeira-dama e esposa do vice, em VG
-
Geral13/01/2021 - 19:05
Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica durante serviço em telhado de casa em Várzea Grande
-
Registro Geral13/01/2021 - 16:00
Longe do “tiroteio” entre as poderosas da “cidade industrial”, casal Campos deve se mudar para Cuiabá
-
Registro Geral15/01/2021 - 17:09
Próximo da Série A, Cuiabá embala audiência da rádio ODOC, que deve explodir no Brasileirão
-
Policial17/01/2021 - 18:10
Suspeito de participação na morte da diretora do Sanear em Rondonópolis é preso
-
Internacional14/01/2021 - 13:50
Covid-19: Reino Unido suspende voos do Brasil após descoberta de nova variante
-
Geral14/01/2021 - 18:30
MT tem um município com risco alto de contaminação por Covid; Cuiabá e VG seguem com nível moderado